Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é mostrar que a presença do conceito degênero na sala de aula de língua materna pode transformar a realidade do ensinodo texto escrito. A proposta de trabalho com gêneros em foco parte da teoria doInteracionismo Sociodiscursivo e mostra que cada gênero deve ser trabalhado porum determinado período de tempo, com ênfase em seus conteúdos específicos,que o diferenciam dos demais gêneros, sem perder de vista seu propósitocomunicativo. Essa proposta concebe gêneros de texto como uma forma de articularas práticas linguageiras, entendendo-os como passíveis de serem aprendidos, mas,sobretudo, como formas de interação. Concretiza ainda a possibilidade de incluirelementos de estruturação linguística nesse trabalho, sem prejuízo da apropriaçãode um gênero pelos alunos. Dados empíricos serão apresentados e discutidos paraa exemplificação da proposta. |
id |
UFMG-7_5138d54c37dbac9601dc559eb0691cdc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/871 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedraO objetivo deste artigo é mostrar que a presença do conceito degênero na sala de aula de língua materna pode transformar a realidade do ensinodo texto escrito. A proposta de trabalho com gêneros em foco parte da teoria doInteracionismo Sociodiscursivo e mostra que cada gênero deve ser trabalhado porum determinado período de tempo, com ênfase em seus conteúdos específicos,que o diferenciam dos demais gêneros, sem perder de vista seu propósitocomunicativo. Essa proposta concebe gêneros de texto como uma forma de articularas práticas linguageiras, entendendo-os como passíveis de serem aprendidos, mas,sobretudo, como formas de interação. Concretiza ainda a possibilidade de incluirelementos de estruturação linguística nesse trabalho, sem prejuízo da apropriaçãode um gênero pelos alunos. Dados empíricos serão apresentados e discutidos paraa exemplificação da proposta.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisGuimarães, Ana Maria de Mattos2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871/968info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T16:49:21Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/871Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T16:49:21Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra |
title |
Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra |
spellingShingle |
Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra Guimarães, Ana Maria de Mattos |
title_short |
Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra |
title_full |
Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra |
title_fullStr |
Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra |
title_full_unstemmed |
Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra |
title_sort |
Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra |
author |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
author_facet |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães, Ana Maria de Mattos |
description |
O objetivo deste artigo é mostrar que a presença do conceito degênero na sala de aula de língua materna pode transformar a realidade do ensinodo texto escrito. A proposta de trabalho com gêneros em foco parte da teoria doInteracionismo Sociodiscursivo e mostra que cada gênero deve ser trabalhado porum determinado período de tempo, com ênfase em seus conteúdos específicos,que o diferenciam dos demais gêneros, sem perder de vista seu propósitocomunicativo. Essa proposta concebe gêneros de texto como uma forma de articularas práticas linguageiras, entendendo-os como passíveis de serem aprendidos, mas,sobretudo, como formas de interação. Concretiza ainda a possibilidade de incluirelementos de estruturação linguística nesse trabalho, sem prejuízo da apropriaçãode um gênero pelos alunos. Dados empíricos serão apresentados e discutidos paraa exemplificação da proposta. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-15 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871/968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102661033984 |