Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Ana Maria de Mattos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871
Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar que a presença do conceito degênero na sala de aula de língua materna pode transformar a realidade do ensinodo texto escrito. A proposta de trabalho com gêneros em foco parte da teoria doInteracionismo Sociodiscursivo e mostra que cada gênero deve ser trabalhado porum determinado período de tempo, com ênfase em seus conteúdos específicos,que o diferenciam dos demais gêneros, sem perder de vista seu propósitocomunicativo. Essa proposta concebe gêneros de texto como uma forma de articularas práticas linguageiras, entendendo-os como passíveis de serem aprendidos, mas,sobretudo, como formas de interação. Concretiza ainda a possibilidade de incluirelementos de estruturação linguística nesse trabalho, sem prejuízo da apropriaçãode um gênero pelos alunos. Dados empíricos serão apresentados e discutidos paraa exemplificação da proposta.
id UFMG-7_5138d54c37dbac9601dc559eb0691cdc
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/871
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedraO objetivo deste artigo é mostrar que a presença do conceito degênero na sala de aula de língua materna pode transformar a realidade do ensinodo texto escrito. A proposta de trabalho com gêneros em foco parte da teoria doInteracionismo Sociodiscursivo e mostra que cada gênero deve ser trabalhado porum determinado período de tempo, com ênfase em seus conteúdos específicos,que o diferenciam dos demais gêneros, sem perder de vista seu propósitocomunicativo. Essa proposta concebe gêneros de texto como uma forma de articularas práticas linguageiras, entendendo-os como passíveis de serem aprendidos, mas,sobretudo, como formas de interação. Concretiza ainda a possibilidade de incluirelementos de estruturação linguística nesse trabalho, sem prejuízo da apropriaçãode um gênero pelos alunos. Dados empíricos serão apresentados e discutidos paraa exemplificação da proposta.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisGuimarães, Ana Maria de Mattos2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871/968info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T16:49:21Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/871Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T16:49:21Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra
title Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra
spellingShingle Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra
Guimarães, Ana Maria de Mattos
title_short Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra
title_full Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra
title_fullStr Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra
title_full_unstemmed Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra
title_sort Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminho e a pedra
author Guimarães, Ana Maria de Mattos
author_facet Guimarães, Ana Maria de Mattos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Ana Maria de Mattos
description O objetivo deste artigo é mostrar que a presença do conceito degênero na sala de aula de língua materna pode transformar a realidade do ensinodo texto escrito. A proposta de trabalho com gêneros em foco parte da teoria doInteracionismo Sociodiscursivo e mostra que cada gênero deve ser trabalhado porum determinado período de tempo, com ênfase em seus conteúdos específicos,que o diferenciam dos demais gêneros, sem perder de vista seu propósitocomunicativo. Essa proposta concebe gêneros de texto como uma forma de articularas práticas linguageiras, entendendo-os como passíveis de serem aprendidos, mas,sobretudo, como formas de interação. Concretiza ainda a possibilidade de incluirelementos de estruturação linguística nesse trabalho, sem prejuízo da apropriaçãode um gênero pelos alunos. Dados empíricos serão apresentados e discutidos paraa exemplificação da proposta.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/871/968
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 2 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102661033984