Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cícero da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14704
Resumo: Neste artigo, objetiva-se analisar como o Tempo Escola e o Tempo Comunidade estão marcados/representados nos gêneros Caderno da Realidade e Caderno de Acompanhamento, dois instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância (PA). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativo-interpretativista. O corpus é constituído por textos de seis exemplares do Caderno da Realidade e de três exemplares do Caderno de Acompanhamento, sendo utilizadas nas análises as categorias enunciativas na perspectiva benvenisteana. O estudo mostra que esses gêneros constituem lugar de grande relevância para registros de atividades e permitem ao estudante não só evidenciar suas experiências vivenciadas nos dois espaços e tempos formativos da PA, mas também expressar a reflexão, os saberes adquiridos, fazendo as devidas generalizações esperadas pela formação.
id UFMG-7_565f7bcf7763af71e017445c8f9fc4f3
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14704
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternânciagêneros discursivos; escrita; enunciação; letramento; Pedagogia da Alternância.Neste artigo, objetiva-se analisar como o Tempo Escola e o Tempo Comunidade estão marcados/representados nos gêneros Caderno da Realidade e Caderno de Acompanhamento, dois instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância (PA). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativo-interpretativista. O corpus é constituído por textos de seis exemplares do Caderno da Realidade e de três exemplares do Caderno de Acompanhamento, sendo utilizadas nas análises as categorias enunciativas na perspectiva benvenisteana. O estudo mostra que esses gêneros constituem lugar de grande relevância para registros de atividades e permitem ao estudante não só evidenciar suas experiências vivenciadas nos dois espaços e tempos formativos da PA, mas também expressar a reflexão, os saberes adquiridos, fazendo as devidas generalizações esperadas pela formação.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisAdair V. GonçalvesLuiza Helena de O. SilvaManoel Luiz Gonçalves CorrêaUniversidade Federal do TocantinsEscola Família Agrícola Zé de DeusSilva, Cícero da2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14704Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14704/2235http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14704/2236http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14704/2237/*ref*/BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 261-335. BARROS, E. M. D. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. 358f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 2005 [1966]. 387p. BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2006 [1974]. 294p. BONINI, A. Mídia/suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300005 BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: Educ, 2009. 353p. CALIARI, R. A presença da família camponesa na escola família agrícola: o caso de Olivânia. 2013. 563f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. CHEVALLARD, Y. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 1-14, maio/ago. 2013. COLINAS. Projeto Pedagógico da Escola Municipal Família Agrícola Zé de Deus de Colinas do Tocantins-TO. Colinas do Tocantins: s/n., 2015. CORRÊA, M. L. G. Arranjos referenciais de tempo em textos de pré-universitários: letramento e oralidade. Gragoatá, Niterói, n. 25, p. 75-93, 2008. CORRÊA, M. L. G. Bases teóricas para o ensino da escrita. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 13, n. 3, p. 481-513, 2013. FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016. 288p. FONTANILLE, J. Semiótica do discurso. São Paulo: Contexto, 2007. 288p. GIMONET, J.-C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes; Paris: AIMFR, 2007. 167p. LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. 404p. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. 296p. MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44. RABARDEL, P. Les Hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995. Disponível em: https://bit.ly/2FfU4O6. Acesso em: 26 abr. 2018. ROCHA, I. X. O. Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do Caderno da Realidade nesse processo na EFA de Riacho de Santana-Bahia. 2003. 242f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rebelais de Tours, Lisboa/Tours, 2003. SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 109-124. SILVA, C. Pedagogia da Alternância: um estudo do gênero caderno da realidade com foco na retextualização. 2011. 149f. Dissertação (Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2011. SILVA, C.; MOREIRA, F. Caderno da Realidade enquanto gênero discursivo: conceituação, constituição e práticas sociais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 6., 2011, Natal. Anais […] Natal: UFRN, 2011. p. 1-15. Disponível em: https://bit.ly/2wWMcxf. Acesso em: 20 dez. 2018. SILVA, C.; ANDRADE, K. S.; MOREIRA, F. A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 37, n. 4, p. 359-369, 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i4.25050 SILVA, C. Pedagogia da Alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola brasileira. 2018. 232f. Tese (Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018. SILVA, C.; GONÇALVES, A. V. A etnografia e suas contribuições para o desenvolvimento de uma pesquisa no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, n. 1, p. 551-578, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/010318138651040333151 SILVA, C.; GONÇALVES, A. V. O gênero Caderno de Acompanhamento na Pedagogia da Alternância: espaço de diálogo entre família e escola. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 16, n. 2, 2019. No prelo. STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240p.Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:24:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14704Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:24:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância
title Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância
spellingShingle Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância
Silva, Cícero da
gêneros discursivos; escrita; enunciação; letramento; Pedagogia da Alternância.
title_short Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância
title_full Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância
title_fullStr Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância
title_full_unstemmed Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância
title_sort Tempo e espaço: pontos de contato em gêneros discursivos na Pedagogia da Alternância
author Silva, Cícero da
author_facet Silva, Cícero da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Adair V. Gonçalves
Luiza Helena de O. Silva
Manoel Luiz Gonçalves Corrêa
Universidade Federal do Tocantins
Escola Família Agrícola Zé de Deus
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cícero da
dc.subject.por.fl_str_mv gêneros discursivos; escrita; enunciação; letramento; Pedagogia da Alternância.
topic gêneros discursivos; escrita; enunciação; letramento; Pedagogia da Alternância.
description Neste artigo, objetiva-se analisar como o Tempo Escola e o Tempo Comunidade estão marcados/representados nos gêneros Caderno da Realidade e Caderno de Acompanhamento, dois instrumentos pedagógicos da Pedagogia da Alternância (PA). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativo-interpretativista. O corpus é constituído por textos de seis exemplares do Caderno da Realidade e de três exemplares do Caderno de Acompanhamento, sendo utilizadas nas análises as categorias enunciativas na perspectiva benvenisteana. O estudo mostra que esses gêneros constituem lugar de grande relevância para registros de atividades e permitem ao estudante não só evidenciar suas experiências vivenciadas nos dois espaços e tempos formativos da PA, mas também expressar a reflexão, os saberes adquiridos, fazendo as devidas generalizações esperadas pela formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14704
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14704/2235
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14704/2236
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14704/2237
/*ref*/BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006. p. 261-335. BARROS, E. M. D. Gestos de ensinar e de aprender gêneros textuais: a sequência didática como instrumento de mediação. 2012. 358f. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2012. BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral I. 5. ed. Campinas: Pontes Editores, 2005 [1966]. 387p. BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral II. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2006 [1974]. 294p. BONINI, A. Mídia/suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 11, n. 3, p. 679-704, 2011. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/S1984-63982011000300005 BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. São Paulo: Educ, 2009. 353p. CALIARI, R. A presença da família camponesa na escola família agrícola: o caso de Olivânia. 2013. 563f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013. CHEVALLARD, Y. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 1-14, maio/ago. 2013. COLINAS. Projeto Pedagógico da Escola Municipal Família Agrícola Zé de Deus de Colinas do Tocantins-TO. Colinas do Tocantins: s/n., 2015. CORRÊA, M. L. G. Arranjos referenciais de tempo em textos de pré-universitários: letramento e oralidade. Gragoatá, Niterói, n. 25, p. 75-93, 2008. CORRÊA, M. L. G. Bases teóricas para o ensino da escrita. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 13, n. 3, p. 481-513, 2013. FIORIN, J. L. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016. 288p. FONTANILLE, J. Semiótica do discurso. São Paulo: Contexto, 2007. 288p. GIMONET, J.-C. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAs. Petrópolis: Vozes; Paris: AIMFR, 2007. 167p. LEJEUNE, P. O pacto autobiográfico: de Rousseau à internet. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. 404p. MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. 296p. MOITA LOPES, L. P. Uma Linguística Aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. (Org.). Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006. p. 13-44. RABARDEL, P. Les Hommes et les technologies: une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995. Disponível em: https://bit.ly/2FfU4O6. Acesso em: 26 abr. 2018. ROCHA, I. X. O. Uma reflexão sobre a formação integral nas EFAs: contributos do Caderno da Realidade nesse processo na EFA de Riacho de Santana-Bahia. 2003. 242f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Universidade Nova de Lisboa/Universidade François Rebelais de Tours, Lisboa/Tours, 2003. SCHNEUWLY, B. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2010. p. 109-124. SILVA, C. Pedagogia da Alternância: um estudo do gênero caderno da realidade com foco na retextualização. 2011. 149f. Dissertação (Mestrado em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2011. SILVA, C.; MOREIRA, F. Caderno da Realidade enquanto gênero discursivo: conceituação, constituição e práticas sociais. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GÊNEROS TEXTUAIS, 6., 2011, Natal. Anais […] Natal: UFRN, 2011. p. 1-15. Disponível em: https://bit.ly/2wWMcxf. Acesso em: 20 dez. 2018. SILVA, C.; ANDRADE, K. S.; MOREIRA, F. A retextualização no gênero Caderno da Realidade na Pedagogia da Alternância. Acta Scientiarum. Language and Culture, Maringá, v. 37, n. 4, p. 359-369, 2015. Doi: http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v37i4.25050 SILVA, C. Pedagogia da Alternância: práticas de letramentos em uma Escola Família Agrícola brasileira. 2018. 232f. Tese (Doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2018. SILVA, C.; GONÇALVES, A. V. A etnografia e suas contribuições para o desenvolvimento de uma pesquisa no contexto de ensino da Pedagogia da Alternância. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 57, n. 1, p. 551-578, 2018. Doi: http://dx.doi.org/10.1590/010318138651040333151 SILVA, C.; GONÇALVES, A. V. O gênero Caderno de Acompanhamento na Pedagogia da Alternância: espaço de diálogo entre família e escola. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 16, n. 2, 2019. No prelo. STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. 240p.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099799470080