Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, M. C. L. e
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: MOTA, D. M. da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
Texto Completo: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997792
Resumo: Este artigo analisa as relações de gênero presentes na Casa Familiar Rural de Cametá ? Pará (CFRC), a partir da experiência educativa em alternância de alunos que, uma semana a cada mês, estão envolvidos em regime de internato nas dependências da escola e, nas outras semanas, desenvolvem atividades relacionadas à agricultura nos seus respectivos estabelecimentos familiares. A pesquisa se deu através de estudo de caso com privilégio para a fala das mulheres. A hipótese central é a de que o conteúdo das relações de gênero estruturadas na família se reproduz na CFRC, muito embora um dos seus pressupostos seja a equidade no processo educativo de formação dos jovens para atuar na agricultura. Os principais resultados confirmam a hipótese levantada, mostrando que a mesma divisão do trabalho exercitada na família se reproduz na escola com atividades denominadas ?leves? para as mulheres e ?pesadas? para os homens. Essa divisão confere uma formação diferenciada aos alunos da mesma escola segundo uma noção preexistente que reforça papéis tradicionais. Mesmo assim, as mulheres reconhecem que, nas suas trajetórias da casa da família à casa da escola, constroem significados do que é ser mulher e de como lidar melhor com as diferenças ali reforçadas.
id EMBR_e87697a3f8c69a4193ab504a487ba970
oai_identifier_str oai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/997792
network_acronym_str EMBR
network_name_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository_id_str 2154
spelling Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.GêneroEstabelecimento FamiliarPedagogia da AlternânciaEste artigo analisa as relações de gênero presentes na Casa Familiar Rural de Cametá ? Pará (CFRC), a partir da experiência educativa em alternância de alunos que, uma semana a cada mês, estão envolvidos em regime de internato nas dependências da escola e, nas outras semanas, desenvolvem atividades relacionadas à agricultura nos seus respectivos estabelecimentos familiares. A pesquisa se deu através de estudo de caso com privilégio para a fala das mulheres. A hipótese central é a de que o conteúdo das relações de gênero estruturadas na família se reproduz na CFRC, muito embora um dos seus pressupostos seja a equidade no processo educativo de formação dos jovens para atuar na agricultura. Os principais resultados confirmam a hipótese levantada, mostrando que a mesma divisão do trabalho exercitada na família se reproduz na escola com atividades denominadas ?leves? para as mulheres e ?pesadas? para os homens. Essa divisão confere uma formação diferenciada aos alunos da mesma escola segundo uma noção preexistente que reforça papéis tradicionais. Mesmo assim, as mulheres reconhecem que, nas suas trajetórias da casa da família à casa da escola, constroem significados do que é ser mulher e de como lidar melhor com as diferenças ali reforçadas.Marcia Cristina Lopes e Silva, IFPA-Campus Bragança; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU.SILVA, M. C. L. eMOTA, D. M. da2014-10-20T11:11:11Z2014-10-20T11:11:11Z2014-10-2020102015-04-01T11:11:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleCadernos de Educação, Pelotas, n. 37, p. 161-184, set./dez. 2010.http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997792porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)instacron:EMBRAPA2017-08-16T00:33:04Zoai:www.alice.cnptia.embrapa.br:doc/997792Repositório InstitucionalPUBhttps://www.alice.cnptia.embrapa.br/oai/requestcg-riaa@embrapa.bropendoar:21542017-08-16T00:33:04Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.
title Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.
spellingShingle Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.
SILVA, M. C. L. e
Gênero
Estabelecimento Familiar
Pedagogia da Alternância
title_short Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.
title_full Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.
title_fullStr Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.
title_full_unstemmed Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.
title_sort Dimensões de gênero na experiência educativa em alternância no município de Cametá - Pará.
author SILVA, M. C. L. e
author_facet SILVA, M. C. L. e
MOTA, D. M. da
author_role author
author2 MOTA, D. M. da
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marcia Cristina Lopes e Silva, IFPA-Campus Bragança; DALVA MARIA DA MOTA, CPATU.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, M. C. L. e
MOTA, D. M. da
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Estabelecimento Familiar
Pedagogia da Alternância
topic Gênero
Estabelecimento Familiar
Pedagogia da Alternância
description Este artigo analisa as relações de gênero presentes na Casa Familiar Rural de Cametá ? Pará (CFRC), a partir da experiência educativa em alternância de alunos que, uma semana a cada mês, estão envolvidos em regime de internato nas dependências da escola e, nas outras semanas, desenvolvem atividades relacionadas à agricultura nos seus respectivos estabelecimentos familiares. A pesquisa se deu através de estudo de caso com privilégio para a fala das mulheres. A hipótese central é a de que o conteúdo das relações de gênero estruturadas na família se reproduz na CFRC, muito embora um dos seus pressupostos seja a equidade no processo educativo de formação dos jovens para atuar na agricultura. Os principais resultados confirmam a hipótese levantada, mostrando que a mesma divisão do trabalho exercitada na família se reproduz na escola com atividades denominadas ?leves? para as mulheres e ?pesadas? para os homens. Essa divisão confere uma formação diferenciada aos alunos da mesma escola segundo uma noção preexistente que reforça papéis tradicionais. Mesmo assim, as mulheres reconhecem que, nas suas trajetórias da casa da família à casa da escola, constroem significados do que é ser mulher e de como lidar melhor com as diferenças ali reforçadas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2014-10-20T11:11:11Z
2014-10-20T11:11:11Z
2014-10-20
2015-04-01T11:11:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Cadernos de Educação, Pelotas, n. 37, p. 161-184, set./dez. 2010.
http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997792
identifier_str_mv Cadernos de Educação, Pelotas, n. 37, p. 161-184, set./dez. 2010.
url http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/997792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
instname:Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron:EMBRAPA
instname_str Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
instacron_str EMBRAPA
institution EMBRAPA
reponame_str Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
collection Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da EMBRAPA (Repository Open Access to Scientific Information from EMBRAPA - Alice) - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
repository.mail.fl_str_mv cg-riaa@embrapa.br
_version_ 1817695346841616384