Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Elaine Ferreira do Vale
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/937
Resumo: O uso dos termos abordagem comunicativa e abordagem instrumental tem sido recorrente no contexto brasileiro. Isso gera dúvidas quanto a serem abordagens diferentes ou nomes diferentes para uma mesma abordagem. Este artigo objetiva expor a compreensão que se tem dessas concepções nos contextos nacional e internacional de ensino de línguas. Atenção também será dada ao termo abordagem comunicacional. Serão explicitadas e discutidas as principais publicações da área sobre o tema, iniciando em Palmer (1917) e incluindo depoimentos de especialistas de renome, como Widdowson e Prabhu – coletados em 2006 –, culminando em Borges (2009). Este artigo chama a atenção para um “afrouxamento” no tratamento de um tema que se mostra um contexto profícuo para a compreensão do surgimento e desenvolvimento de paradigmas e metaparadigmas na Linguística Aplicada
id UFMG-7_62b4d7b4c5d0494e8407d8e2e1b10ed4
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/937
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?O uso dos termos abordagem comunicativa e abordagem instrumental tem sido recorrente no contexto brasileiro. Isso gera dúvidas quanto a serem abordagens diferentes ou nomes diferentes para uma mesma abordagem. Este artigo objetiva expor a compreensão que se tem dessas concepções nos contextos nacional e internacional de ensino de línguas. Atenção também será dada ao termo abordagem comunicacional. Serão explicitadas e discutidas as principais publicações da área sobre o tema, iniciando em Palmer (1917) e incluindo depoimentos de especialistas de renome, como Widdowson e Prabhu – coletados em 2006 –, culminando em Borges (2009). Este artigo chama a atenção para um “afrouxamento” no tratamento de um tema que se mostra um contexto profícuo para a compreensão do surgimento e desenvolvimento de paradigmas e metaparadigmas na Linguística Aplicada Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBorges, Elaine Ferreira do Vale2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/937Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/937/1045info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-15T22:09:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/937Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-15T22:09:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?
title Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?
spellingShingle Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?
Borges, Elaine Ferreira do Vale
title_short Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?
title_full Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?
title_fullStr Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?
title_full_unstemmed Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?
title_sort Instrumental e comunicativo no ensino de línguas: mesma abordagem, nomes diferentes?
author Borges, Elaine Ferreira do Vale
author_facet Borges, Elaine Ferreira do Vale
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Elaine Ferreira do Vale
description O uso dos termos abordagem comunicativa e abordagem instrumental tem sido recorrente no contexto brasileiro. Isso gera dúvidas quanto a serem abordagens diferentes ou nomes diferentes para uma mesma abordagem. Este artigo objetiva expor a compreensão que se tem dessas concepções nos contextos nacional e internacional de ensino de línguas. Atenção também será dada ao termo abordagem comunicacional. Serão explicitadas e discutidas as principais publicações da área sobre o tema, iniciando em Palmer (1917) e incluindo depoimentos de especialistas de renome, como Widdowson e Prabhu – coletados em 2006 –, culminando em Borges (2009). Este artigo chama a atenção para um “afrouxamento” no tratamento de um tema que se mostra um contexto profícuo para a compreensão do surgimento e desenvolvimento de paradigmas e metaparadigmas na Linguística Aplicada
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/937
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/937
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/937/1045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 11, No 4 (2011)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100392964096