Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Reinildes
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pimenta, Sonia Maria de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305
Resumo: AbstractThe main purpose of this article is to report data findings and results obtained in a 60-hour course designed for 20 pre-service English teachers in the first semester of 2014. The course integrated technologies and pedagogical practices to improve advanced oral communication skills. The theoretical framework comprised Kalantzis and Cope (2012; 2013) and their work on literacy, the use of technology by Prensky (2010) and Warshauer (2011), blended-learning (THORNE, 2003) and genre (KRESS, 2003). The methodology involved critical reflection of practice, b-learning classes using Moodle forums and class discussions as well as recording of personal introductions, interviews and docummentaries. The results showed that pre-service teachers improved their oral communication skills by means of critical reflection, use of web tools and recording thus comprehending orals genres in a significant way. Based on our study, we can say that they will be able to implement these techniques in their future teaching. Key words: advanced oral communication, b-learning, tecnologies, letramentosResumoO objetivo deste artigo é relatar os dados e resultados obtidos de um curso de 60 horas desenhado para 20 alunos, futuros professores de inglês em formação inicial, realizado no primeiro semestre de 2014. O curso integrou techonologias e prática pedagógica para aperfeiçoamento das habilidades de comunicação avançada dos alunos. O quadro teórico envolveu Kalantzis e Cope (2012) e seu trabalho com letramentos, o uso de tecnologias digitais (PRENSKY, 2010; WARSHAUER, 2011), blended-learning (THORNE, 2003) e gênero (KRESS, 2003). A metogologia aproximou as refexões críticas da prática, aulas no formato semipresencial, utilizando fóruns do Moodle e discussões em aula, assim como gravações de apresentações pessoais, entrevistas e documentários. Os resultados mostraram que professores em formação pré-serviço melhoraram suas habilidades orais de forma significativa. Com base em nosso estudo, acreditamos que serão capazes de implementar essa pedagogia em suas práticas de ensino quando passarem a atuar em sala de aula.
id UFMG-7_64393c5052b025dc70d4e33ee9d00963
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6305
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitáriAbstractThe main purpose of this article is to report data findings and results obtained in a 60-hour course designed for 20 pre-service English teachers in the first semester of 2014. The course integrated technologies and pedagogical practices to improve advanced oral communication skills. The theoretical framework comprised Kalantzis and Cope (2012; 2013) and their work on literacy, the use of technology by Prensky (2010) and Warshauer (2011), blended-learning (THORNE, 2003) and genre (KRESS, 2003). The methodology involved critical reflection of practice, b-learning classes using Moodle forums and class discussions as well as recording of personal introductions, interviews and docummentaries. The results showed that pre-service teachers improved their oral communication skills by means of critical reflection, use of web tools and recording thus comprehending orals genres in a significant way. Based on our study, we can say that they will be able to implement these techniques in their future teaching. Key words: advanced oral communication, b-learning, tecnologies, letramentosResumoO objetivo deste artigo é relatar os dados e resultados obtidos de um curso de 60 horas desenhado para 20 alunos, futuros professores de inglês em formação inicial, realizado no primeiro semestre de 2014. O curso integrou techonologias e prática pedagógica para aperfeiçoamento das habilidades de comunicação avançada dos alunos. O quadro teórico envolveu Kalantzis e Cope (2012) e seu trabalho com letramentos, o uso de tecnologias digitais (PRENSKY, 2010; WARSHAUER, 2011), blended-learning (THORNE, 2003) e gênero (KRESS, 2003). A metogologia aproximou as refexões críticas da prática, aulas no formato semipresencial, utilizando fóruns do Moodle e discussões em aula, assim como gravações de apresentações pessoais, entrevistas e documentários. Os resultados mostraram que professores em formação pré-serviço melhoraram suas habilidades orais de forma significativa. Com base em nosso estudo, acreditamos que serão capazes de implementar essa pedagogia em suas práticas de ensino quando passarem a atuar em sala de aula.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisDias, ReinildesPimenta, Sonia Maria de Oliveira2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGenghttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305/8313http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/729http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/730http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/731Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:27:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6305Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:27:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári
title Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári
spellingShingle Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári
Dias, Reinildes
title_short Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári
title_full Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári
title_fullStr Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári
title_full_unstemmed Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári
title_sort Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári
author Dias, Reinildes
author_facet Dias, Reinildes
Pimenta, Sonia Maria de Oliveira
author_role author
author2 Pimenta, Sonia Maria de Oliveira
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Reinildes
Pimenta, Sonia Maria de Oliveira
description AbstractThe main purpose of this article is to report data findings and results obtained in a 60-hour course designed for 20 pre-service English teachers in the first semester of 2014. The course integrated technologies and pedagogical practices to improve advanced oral communication skills. The theoretical framework comprised Kalantzis and Cope (2012; 2013) and their work on literacy, the use of technology by Prensky (2010) and Warshauer (2011), blended-learning (THORNE, 2003) and genre (KRESS, 2003). The methodology involved critical reflection of practice, b-learning classes using Moodle forums and class discussions as well as recording of personal introductions, interviews and docummentaries. The results showed that pre-service teachers improved their oral communication skills by means of critical reflection, use of web tools and recording thus comprehending orals genres in a significant way. Based on our study, we can say that they will be able to implement these techniques in their future teaching. Key words: advanced oral communication, b-learning, tecnologies, letramentosResumoO objetivo deste artigo é relatar os dados e resultados obtidos de um curso de 60 horas desenhado para 20 alunos, futuros professores de inglês em formação inicial, realizado no primeiro semestre de 2014. O curso integrou techonologias e prática pedagógica para aperfeiçoamento das habilidades de comunicação avançada dos alunos. O quadro teórico envolveu Kalantzis e Cope (2012) e seu trabalho com letramentos, o uso de tecnologias digitais (PRENSKY, 2010; WARSHAUER, 2011), blended-learning (THORNE, 2003) e gênero (KRESS, 2003). A metogologia aproximou as refexões críticas da prática, aulas no formato semipresencial, utilizando fóruns do Moodle e discussões em aula, assim como gravações de apresentações pessoais, entrevistas e documentários. Os resultados mostraram que professores em formação pré-serviço melhoraram suas habilidades orais de forma significativa. Com base em nosso estudo, acreditamos que serão capazes de implementar essa pedagogia em suas práticas de ensino quando passarem a atuar em sala de aula.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305/8313
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/729
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/730
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/731
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100323758080