Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305 |
Resumo: | AbstractThe main purpose of this article is to report data findings and results obtained in a 60-hour course designed for 20 pre-service English teachers in the first semester of 2014. The course integrated technologies and pedagogical practices to improve advanced oral communication skills. The theoretical framework comprised Kalantzis and Cope (2012; 2013) and their work on literacy, the use of technology by Prensky (2010) and Warshauer (2011), blended-learning (THORNE, 2003) and genre (KRESS, 2003). The methodology involved critical reflection of practice, b-learning classes using Moodle forums and class discussions as well as recording of personal introductions, interviews and docummentaries. The results showed that pre-service teachers improved their oral communication skills by means of critical reflection, use of web tools and recording thus comprehending orals genres in a significant way. Based on our study, we can say that they will be able to implement these techniques in their future teaching. Key words: advanced oral communication, b-learning, tecnologies, letramentosResumoO objetivo deste artigo é relatar os dados e resultados obtidos de um curso de 60 horas desenhado para 20 alunos, futuros professores de inglês em formação inicial, realizado no primeiro semestre de 2014. O curso integrou techonologias e prática pedagógica para aperfeiçoamento das habilidades de comunicação avançada dos alunos. O quadro teórico envolveu Kalantzis e Cope (2012) e seu trabalho com letramentos, o uso de tecnologias digitais (PRENSKY, 2010; WARSHAUER, 2011), blended-learning (THORNE, 2003) e gênero (KRESS, 2003). A metogologia aproximou as refexões críticas da prática, aulas no formato semipresencial, utilizando fóruns do Moodle e discussões em aula, assim como gravações de apresentações pessoais, entrevistas e documentários. Os resultados mostraram que professores em formação pré-serviço melhoraram suas habilidades orais de forma significativa. Com base em nosso estudo, acreditamos que serão capazes de implementar essa pedagogia em suas práticas de ensino quando passarem a atuar em sala de aula. |
id |
UFMG-7_64393c5052b025dc70d4e33ee9d00963 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6305 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitáriAbstractThe main purpose of this article is to report data findings and results obtained in a 60-hour course designed for 20 pre-service English teachers in the first semester of 2014. The course integrated technologies and pedagogical practices to improve advanced oral communication skills. The theoretical framework comprised Kalantzis and Cope (2012; 2013) and their work on literacy, the use of technology by Prensky (2010) and Warshauer (2011), blended-learning (THORNE, 2003) and genre (KRESS, 2003). The methodology involved critical reflection of practice, b-learning classes using Moodle forums and class discussions as well as recording of personal introductions, interviews and docummentaries. The results showed that pre-service teachers improved their oral communication skills by means of critical reflection, use of web tools and recording thus comprehending orals genres in a significant way. Based on our study, we can say that they will be able to implement these techniques in their future teaching. Key words: advanced oral communication, b-learning, tecnologies, letramentosResumoO objetivo deste artigo é relatar os dados e resultados obtidos de um curso de 60 horas desenhado para 20 alunos, futuros professores de inglês em formação inicial, realizado no primeiro semestre de 2014. O curso integrou techonologias e prática pedagógica para aperfeiçoamento das habilidades de comunicação avançada dos alunos. O quadro teórico envolveu Kalantzis e Cope (2012) e seu trabalho com letramentos, o uso de tecnologias digitais (PRENSKY, 2010; WARSHAUER, 2011), blended-learning (THORNE, 2003) e gênero (KRESS, 2003). A metogologia aproximou as refexões críticas da prática, aulas no formato semipresencial, utilizando fóruns do Moodle e discussões em aula, assim como gravações de apresentações pessoais, entrevistas e documentários. Os resultados mostraram que professores em formação pré-serviço melhoraram suas habilidades orais de forma significativa. Com base em nosso estudo, acreditamos que serão capazes de implementar essa pedagogia em suas práticas de ensino quando passarem a atuar em sala de aula.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisDias, ReinildesPimenta, Sonia Maria de Oliveira2015-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGenghttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305/8313http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/729http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/730http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/731Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:27:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/6305Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:27:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári |
title |
Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári |
spellingShingle |
Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári Dias, Reinildes |
title_short |
Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári |
title_full |
Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári |
title_fullStr |
Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári |
title_full_unstemmed |
Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári |
title_sort |
Technologies, literacies in English oral communication and teacher education: an empirical study at the university level.Tecnologias, letramentos em expressão oral no processo de formação do professor de inglês: um estudo empírico no contexto universitári |
author |
Dias, Reinildes |
author_facet |
Dias, Reinildes Pimenta, Sonia Maria de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Pimenta, Sonia Maria de Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Reinildes Pimenta, Sonia Maria de Oliveira |
description |
AbstractThe main purpose of this article is to report data findings and results obtained in a 60-hour course designed for 20 pre-service English teachers in the first semester of 2014. The course integrated technologies and pedagogical practices to improve advanced oral communication skills. The theoretical framework comprised Kalantzis and Cope (2012; 2013) and their work on literacy, the use of technology by Prensky (2010) and Warshauer (2011), blended-learning (THORNE, 2003) and genre (KRESS, 2003). The methodology involved critical reflection of practice, b-learning classes using Moodle forums and class discussions as well as recording of personal introductions, interviews and docummentaries. The results showed that pre-service teachers improved their oral communication skills by means of critical reflection, use of web tools and recording thus comprehending orals genres in a significant way. Based on our study, we can say that they will be able to implement these techniques in their future teaching. Key words: advanced oral communication, b-learning, tecnologies, letramentosResumoO objetivo deste artigo é relatar os dados e resultados obtidos de um curso de 60 horas desenhado para 20 alunos, futuros professores de inglês em formação inicial, realizado no primeiro semestre de 2014. O curso integrou techonologias e prática pedagógica para aperfeiçoamento das habilidades de comunicação avançada dos alunos. O quadro teórico envolveu Kalantzis e Cope (2012) e seu trabalho com letramentos, o uso de tecnologias digitais (PRENSKY, 2010; WARSHAUER, 2011), blended-learning (THORNE, 2003) e gênero (KRESS, 2003). A metogologia aproximou as refexões críticas da prática, aulas no formato semipresencial, utilizando fóruns do Moodle e discussões em aula, assim como gravações de apresentações pessoais, entrevistas e documentários. Os resultados mostraram que professores em formação pré-serviço melhoraram suas habilidades orais de forma significativa. Com base em nosso estudo, acreditamos que serão capazes de implementar essa pedagogia em suas práticas de ensino quando passarem a atuar em sala de aula. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/6305/8313 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/729 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/730 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/6305/731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 3 (2015) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100323758080 |