Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4998 |
Resumo: | A expressão políticas itinerantes é criada por Lindblad e Popkewitz (2004a) para designar conceitos que circulam em reformas educacionais e propostas curriculares, em nível internacional, como resultado de processos de globalização. Neste artigo, além de apresentarmos alguns desses conceitos em diversos países, discutimos como, no Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras trazem reflexos dessas políticas e quais suas implicações para a formação de professores de línguas. De forma concomitante, buscar-se-á evidenciar que essas políticas itinerantes são ambivalentes e podem ser interpretadas como processos de desregulamentação e privatização de deveres decorrentes da modernidade líquida, conforme interpretação de BAUMAN (2001). |
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Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de LetrasA expressão políticas itinerantes é criada por Lindblad e Popkewitz (2004a) para designar conceitos que circulam em reformas educacionais e propostas curriculares, em nível internacional, como resultado de processos de globalização. Neste artigo, além de apresentarmos alguns desses conceitos em diversos países, discutimos como, no Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras trazem reflexos dessas políticas e quais suas implicações para a formação de professores de línguas. De forma concomitante, buscar-se-á evidenciar que essas políticas itinerantes são ambivalentes e podem ser interpretadas como processos de desregulamentação e privatização de deveres decorrentes da modernidade líquida, conforme interpretação de BAUMAN (2001).Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCosta, Marco Antônio Margarido2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4998Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/4998/184porinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-23T13:50:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/4998Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-05-23T13:50:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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