Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Marco Antônio Margarido
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4998
Resumo: A expressão políticas itinerantes é criada por Lindblad e Popkewitz (2004a) para designar conceitos que circulam em  reformas educacionais e propostas curriculares, em nível internacional, como resultado de processos de globalização. Neste artigo, além de apresentarmos alguns desses conceitos em diversos países, discutimos como, no Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras trazem reflexos dessas políticas e quais suas implicações para a formação de professores de línguas. De forma concomitante, buscar-se-á evidenciar que essas políticas itinerantes são ambivalentes e podem ser interpretadas como processos de desregulamentação e privatização de deveres decorrentes da modernidade líquida, conforme interpretação de BAUMAN (2001).
id UFMG-7_6e08eb9247e6520b96403e0ff548780c
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/4998
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de LetrasA expressão políticas itinerantes é criada por Lindblad e Popkewitz (2004a) para designar conceitos que circulam em  reformas educacionais e propostas curriculares, em nível internacional, como resultado de processos de globalização. Neste artigo, além de apresentarmos alguns desses conceitos em diversos países, discutimos como, no Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras trazem reflexos dessas políticas e quais suas implicações para a formação de professores de línguas. De forma concomitante, buscar-se-á evidenciar que essas políticas itinerantes são ambivalentes e podem ser interpretadas como processos de desregulamentação e privatização de deveres decorrentes da modernidade líquida, conforme interpretação de BAUMAN (2001).Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCosta, Marco Antônio Margarido2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4998Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/4998/184porinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-23T13:50:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/4998Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-05-23T13:50:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras
title Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras
spellingShingle Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras
Costa, Marco Antônio Margarido
title_short Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras
title_full Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras
title_fullStr Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras
title_full_unstemmed Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras
title_sort Reflexos das políticas itinerantes nas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras
author Costa, Marco Antônio Margarido
author_facet Costa, Marco Antônio Margarido
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Marco Antônio Margarido
description A expressão políticas itinerantes é criada por Lindblad e Popkewitz (2004a) para designar conceitos que circulam em  reformas educacionais e propostas curriculares, em nível internacional, como resultado de processos de globalização. Neste artigo, além de apresentarmos alguns desses conceitos em diversos países, discutimos como, no Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Letras trazem reflexos dessas políticas e quais suas implicações para a formação de professores de línguas. De forma concomitante, buscar-se-á evidenciar que essas políticas itinerantes são ambivalentes e podem ser interpretadas como processos de desregulamentação e privatização de deveres decorrentes da modernidade líquida, conforme interpretação de BAUMAN (2001).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4998
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4998
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/4998/184
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101120675840