Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gimenez, Telma Nunes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Cristovão, Vera Lúcia Lopes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/768
Resumo: Em uma sociedade marcada por desigualdades, as paredes que separam os que têm acesso a uma educação de qualidade e os que não têm precisam ser derrubadas. Em seu lugar, construções voltadas para propiciar oportunidades de superação desse quadro devem ser edificadas. Um dos pilares dessas novas construções são os cursos de formação de professores, pelo impacto que podem proporcionar no quadro educacional brasileiro. Na atualidade, essa preparação traz novos desafios, a serem enfrentados nas reformulações curriculares dos cursos de graduação. São foco deste trabalho os cursos de Letras, especialmente os de dupla habilitação em línguas inglesa e portuguesa. Serão discutidos aspectos relativos à identidade profissional, relacionando objetivos e definição de conteúdos, à prática de ensino e suas articulações, à inserção de futuros professores em comunidades de prática e ao desenvolvimento de atitude investigativa. O texto apresenta questões a serem consideradas em um processo de reformulação curricular desses cursos a partir da experiência das autoras.
id UFMG-7_700eeb1c9b4df6439f91c1e5f8c4a1b2
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/768
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidadeEm uma sociedade marcada por desigualdades, as paredes que separam os que têm acesso a uma educação de qualidade e os que não têm precisam ser derrubadas. Em seu lugar, construções voltadas para propiciar oportunidades de superação desse quadro devem ser edificadas. Um dos pilares dessas novas construções são os cursos de formação de professores, pelo impacto que podem proporcionar no quadro educacional brasileiro. Na atualidade, essa preparação traz novos desafios, a serem enfrentados nas reformulações curriculares dos cursos de graduação. São foco deste trabalho os cursos de Letras, especialmente os de dupla habilitação em línguas inglesa e portuguesa. Serão discutidos aspectos relativos à identidade profissional, relacionando objetivos e definição de conteúdos, à prática de ensino e suas articulações, à inserção de futuros professores em comunidades de prática e ao desenvolvimento de atitude investigativa. O texto apresenta questões a serem consideradas em um processo de reformulação curricular desses cursos a partir da experiência das autoras.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisGimenez, Telma NunesCristovão, Vera Lúcia Lopes2012-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/768Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/768/870info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-17T23:57:24Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/768Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-17T23:57:24Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade
title Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade
spellingShingle Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade
Gimenez, Telma Nunes
title_short Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade
title_full Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade
title_fullStr Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade
title_full_unstemmed Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade
title_sort Derrubando paredes e construindo pontes: formação de professores de língua inglesa na atualidade
author Gimenez, Telma Nunes
author_facet Gimenez, Telma Nunes
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author_role author
author2 Cristovão, Vera Lúcia Lopes
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Gimenez, Telma Nunes
Cristovão, Vera Lúcia Lopes
description Em uma sociedade marcada por desigualdades, as paredes que separam os que têm acesso a uma educação de qualidade e os que não têm precisam ser derrubadas. Em seu lugar, construções voltadas para propiciar oportunidades de superação desse quadro devem ser edificadas. Um dos pilares dessas novas construções são os cursos de formação de professores, pelo impacto que podem proporcionar no quadro educacional brasileiro. Na atualidade, essa preparação traz novos desafios, a serem enfrentados nas reformulações curriculares dos cursos de graduação. São foco deste trabalho os cursos de Letras, especialmente os de dupla habilitação em línguas inglesa e portuguesa. Serão discutidos aspectos relativos à identidade profissional, relacionando objetivos e definição de conteúdos, à prática de ensino e suas articulações, à inserção de futuros professores em comunidades de prática e ao desenvolvimento de atitude investigativa. O texto apresenta questões a serem consideradas em um processo de reformulação curricular desses cursos a partir da experiência das autoras.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/768
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/768/870
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099900133376