CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Kellen Lucy Santos, Borba, Lucieny de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220
Resumo: Investigamos os usos de complexos oracionais em que as orações primárias são identificadas como orações mentais na escrita acadêmica reflexiva realizada em relatórios escritos por professores em formação inicial. Os textos foram produzidos como avaliação final de disciplinas obrigatórias de estágio supervisionado numa Licenciatura em Matemática. As principais categorias analíticas são os componentes experiencial e lógico integrantes da metafunção ideacional da linguagem, proposta na abordagem gramatical da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados mostraram a construção recorrente de representações dos próprios autores como experienciadores dos fenômenos atrelados aos processos mentais perceptivos e cognitivos. Esses são responsáveis, respectivamente, pela elaboração de sequências textuais descritivas e narrativas e pela explicitação de posicionamentos mais críticos.
id UFMG-7_70824f627e80e6eda8780520f199c45b
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9220
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIALLetramento do professor; Licenciatura em matemática; Linguística Sistêmico-FuncionalInvestigamos os usos de complexos oracionais em que as orações primárias são identificadas como orações mentais na escrita acadêmica reflexiva realizada em relatórios escritos por professores em formação inicial. Os textos foram produzidos como avaliação final de disciplinas obrigatórias de estágio supervisionado numa Licenciatura em Matemática. As principais categorias analíticas são os componentes experiencial e lógico integrantes da metafunção ideacional da linguagem, proposta na abordagem gramatical da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados mostraram a construção recorrente de representações dos próprios autores como experienciadores dos fenômenos atrelados aos processos mentais perceptivos e cognitivos. Esses são responsáveis, respectivamente, pela elaboração de sequências textuais descritivas e narrativas e pela explicitação de posicionamentos mais críticos.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqSilva, Wagner RodriguesSilva, Kellen Lucy SantosBorba, Lucieny de Castro2016-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220/9261http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9220/990Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:28:53Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9220Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:28:53Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
title CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
spellingShingle CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
Silva, Wagner Rodrigues
Letramento do professor; Licenciatura em matemática; Linguística Sistêmico-Funcional
title_short CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
title_full CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
title_fullStr CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
title_full_unstemmed CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
title_sort CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
Silva, Kellen Lucy Santos
Borba, Lucieny de Castro
author_role author
author2 Silva, Kellen Lucy Santos
Borba, Lucieny de Castro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
Silva, Kellen Lucy Santos
Borba, Lucieny de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento do professor; Licenciatura em matemática; Linguística Sistêmico-Funcional
topic Letramento do professor; Licenciatura em matemática; Linguística Sistêmico-Funcional
description Investigamos os usos de complexos oracionais em que as orações primárias são identificadas como orações mentais na escrita acadêmica reflexiva realizada em relatórios escritos por professores em formação inicial. Os textos foram produzidos como avaliação final de disciplinas obrigatórias de estágio supervisionado numa Licenciatura em Matemática. As principais categorias analíticas são os componentes experiencial e lógico integrantes da metafunção ideacional da linguagem, proposta na abordagem gramatical da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados mostraram a construção recorrente de representações dos próprios autores como experienciadores dos fenômenos atrelados aos processos mentais perceptivos e cognitivos. Esses são responsáveis, respectivamente, pela elaboração de sequências textuais descritivas e narrativas e pela explicitação de posicionamentos mais críticos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-23
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220/9261
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9220/990
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102301372416