CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220 |
Resumo: | Investigamos os usos de complexos oracionais em que as orações primárias são identificadas como orações mentais na escrita acadêmica reflexiva realizada em relatórios escritos por professores em formação inicial. Os textos foram produzidos como avaliação final de disciplinas obrigatórias de estágio supervisionado numa Licenciatura em Matemática. As principais categorias analíticas são os componentes experiencial e lógico integrantes da metafunção ideacional da linguagem, proposta na abordagem gramatical da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados mostraram a construção recorrente de representações dos próprios autores como experienciadores dos fenômenos atrelados aos processos mentais perceptivos e cognitivos. Esses são responsáveis, respectivamente, pela elaboração de sequências textuais descritivas e narrativas e pela explicitação de posicionamentos mais críticos. |
id |
UFMG-7_70824f627e80e6eda8780520f199c45b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9220 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIALLetramento do professor; Licenciatura em matemática; Linguística Sistêmico-FuncionalInvestigamos os usos de complexos oracionais em que as orações primárias são identificadas como orações mentais na escrita acadêmica reflexiva realizada em relatórios escritos por professores em formação inicial. Os textos foram produzidos como avaliação final de disciplinas obrigatórias de estágio supervisionado numa Licenciatura em Matemática. As principais categorias analíticas são os componentes experiencial e lógico integrantes da metafunção ideacional da linguagem, proposta na abordagem gramatical da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados mostraram a construção recorrente de representações dos próprios autores como experienciadores dos fenômenos atrelados aos processos mentais perceptivos e cognitivos. Esses são responsáveis, respectivamente, pela elaboração de sequências textuais descritivas e narrativas e pela explicitação de posicionamentos mais críticos.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqSilva, Wagner RodriguesSilva, Kellen Lucy SantosBorba, Lucieny de Castro2016-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220/9261http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9220/990Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-17T13:28:53Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/9220Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2016-06-17T13:28:53Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
title |
CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
spellingShingle |
CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL Silva, Wagner Rodrigues Letramento do professor; Licenciatura em matemática; Linguística Sistêmico-Funcional |
title_short |
CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
title_full |
CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
title_fullStr |
CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
title_full_unstemmed |
CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
title_sort |
CONSTRUÇÃO DA REFLEXÃO NA ESCRITA ACADÊMICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL |
author |
Silva, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Silva, Wagner Rodrigues Silva, Kellen Lucy Santos Borba, Lucieny de Castro |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Kellen Lucy Santos Borba, Lucieny de Castro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CNPq |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wagner Rodrigues Silva, Kellen Lucy Santos Borba, Lucieny de Castro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento do professor; Licenciatura em matemática; Linguística Sistêmico-Funcional |
topic |
Letramento do professor; Licenciatura em matemática; Linguística Sistêmico-Funcional |
description |
Investigamos os usos de complexos oracionais em que as orações primárias são identificadas como orações mentais na escrita acadêmica reflexiva realizada em relatórios escritos por professores em formação inicial. Os textos foram produzidos como avaliação final de disciplinas obrigatórias de estágio supervisionado numa Licenciatura em Matemática. As principais categorias analíticas são os componentes experiencial e lógico integrantes da metafunção ideacional da linguagem, proposta na abordagem gramatical da Linguística Sistêmico-Funcional. Os resultados mostraram a construção recorrente de representações dos próprios autores como experienciadores dos fenômenos atrelados aos processos mentais perceptivos e cognitivos. Esses são responsáveis, respectivamente, pela elaboração de sequências textuais descritivas e narrativas e pela explicitação de posicionamentos mais críticos. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-05-23 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/9220/9261 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/9220/990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 16, No 2 (2016) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102301372416 |