Prática científica na escrita na escrita de professora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Linguagem em (Dis)curso (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578
Resumo: Neste artigo, investigo autorrepresentações produzidas por uma professora da escola básica em uma dissertação de mestrado profissional para professoras de português como língua materna no território brasileiro. A partir das representações identificadas, a construção do letramento científico da educadora na pós-graduação profissional é problematizada. A pesquisa se configura como um estudo de caso sob a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, delineado pela problematização da cultura científica legitimada e pela análise linguística do documento selecionado. Os resultados mostraram a predominância da autorrepresentação de pesquisadora alinhada a teorias linguísticas apropriadas na pesquisa, desdobrando-se, portanto, na reprodução de um modelo de letramento científico dominante característico da pós-graduação acadêmica. 
id UNISUL-3_e85a13d83eba29d939e5efa522855844
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6578
network_acronym_str UNISUL-3
network_name_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository_id_str
spelling Prática científica na escrita na escrita de professora.letramento científicoLinguística Sistêmico-Funcionalmestrado profissionalNeste artigo, investigo autorrepresentações produzidas por uma professora da escola básica em uma dissertação de mestrado profissional para professoras de português como língua materna no território brasileiro. A partir das representações identificadas, a construção do letramento científico da educadora na pós-graduação profissional é problematizada. A pesquisa se configura como um estudo de caso sob a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, delineado pela problematização da cultura científica legitimada e pela análise linguística do documento selecionado. Os resultados mostraram a predominância da autorrepresentação de pesquisadora alinhada a teorias linguísticas apropriadas na pesquisa, desdobrando-se, portanto, na reprodução de um modelo de letramento científico dominante característico da pós-graduação acadêmica. Silvânia Siebert2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578Linguagem em (Dis)curso; Vol. 19 No. 2 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 273-292Linguagem em (Dis)curso; v. 19 n. 2 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 273-2921982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578/4470Copyright (c) 2019 Wagner Rodrigues Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner Rodrigues2019-07-12T17:46:19Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6578Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2019-07-12T17:46:19Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática científica na escrita na escrita de professora.
title Prática científica na escrita na escrita de professora.
spellingShingle Prática científica na escrita na escrita de professora.
Silva, Wagner Rodrigues
letramento científico
Linguística Sistêmico-Funcional
mestrado profissional
title_short Prática científica na escrita na escrita de professora.
title_full Prática científica na escrita na escrita de professora.
title_fullStr Prática científica na escrita na escrita de professora.
title_full_unstemmed Prática científica na escrita na escrita de professora.
title_sort Prática científica na escrita na escrita de professora.
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv letramento científico
Linguística Sistêmico-Funcional
mestrado profissional
topic letramento científico
Linguística Sistêmico-Funcional
mestrado profissional
description Neste artigo, investigo autorrepresentações produzidas por uma professora da escola básica em uma dissertação de mestrado profissional para professoras de português como língua materna no território brasileiro. A partir das representações identificadas, a construção do letramento científico da educadora na pós-graduação profissional é problematizada. A pesquisa se configura como um estudo de caso sob a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, delineado pela problematização da cultura científica legitimada e pela análise linguística do documento selecionado. Os resultados mostraram a predominância da autorrepresentação de pesquisadora alinhada a teorias linguísticas apropriadas na pesquisa, desdobrando-se, portanto, na reprodução de um modelo de letramento científico dominante característico da pós-graduação acadêmica. 
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578/4470
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Wagner Rodrigues Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Wagner Rodrigues Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
publisher.none.fl_str_mv Silvânia Siebert
dc.source.none.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso; Vol. 19 No. 2 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 273-292
Linguagem em (Dis)curso; v. 19 n. 2 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 273-292
1982-4017
reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Linguagem em (Dis)curso (Online)
collection Linguagem em (Dis)curso (Online)
repository.name.fl_str_mv Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ||lemd@unisul.br
_version_ 1800220575269912576