Prática científica na escrita na escrita de professora.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Linguagem em (Dis)curso (Online) |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578 |
Resumo: | Neste artigo, investigo autorrepresentações produzidas por uma professora da escola básica em uma dissertação de mestrado profissional para professoras de português como língua materna no território brasileiro. A partir das representações identificadas, a construção do letramento científico da educadora na pós-graduação profissional é problematizada. A pesquisa se configura como um estudo de caso sob a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, delineado pela problematização da cultura científica legitimada e pela análise linguística do documento selecionado. Os resultados mostraram a predominância da autorrepresentação de pesquisadora alinhada a teorias linguísticas apropriadas na pesquisa, desdobrando-se, portanto, na reprodução de um modelo de letramento científico dominante característico da pós-graduação acadêmica. |
id |
UNISUL-3_e85a13d83eba29d939e5efa522855844 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6578 |
network_acronym_str |
UNISUL-3 |
network_name_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Prática científica na escrita na escrita de professora.letramento científicoLinguística Sistêmico-Funcionalmestrado profissionalNeste artigo, investigo autorrepresentações produzidas por uma professora da escola básica em uma dissertação de mestrado profissional para professoras de português como língua materna no território brasileiro. A partir das representações identificadas, a construção do letramento científico da educadora na pós-graduação profissional é problematizada. A pesquisa se configura como um estudo de caso sob a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, delineado pela problematização da cultura científica legitimada e pela análise linguística do documento selecionado. Os resultados mostraram a predominância da autorrepresentação de pesquisadora alinhada a teorias linguísticas apropriadas na pesquisa, desdobrando-se, portanto, na reprodução de um modelo de letramento científico dominante característico da pós-graduação acadêmica. Silvânia Siebert2019-07-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578Linguagem em (Dis)curso; Vol. 19 No. 2 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 273-292Linguagem em (Dis)curso; v. 19 n. 2 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 273-2921982-4017reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULporhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578/4470Copyright (c) 2019 Wagner Rodrigues Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner Rodrigues2019-07-12T17:46:19Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/6578Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_DiscursoPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/oai||lemd@unisul.br1982-40171518-7632opendoar:2019-07-12T17:46:19Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática científica na escrita na escrita de professora. |
title |
Prática científica na escrita na escrita de professora. |
spellingShingle |
Prática científica na escrita na escrita de professora. Silva, Wagner Rodrigues letramento científico Linguística Sistêmico-Funcional mestrado profissional |
title_short |
Prática científica na escrita na escrita de professora. |
title_full |
Prática científica na escrita na escrita de professora. |
title_fullStr |
Prática científica na escrita na escrita de professora. |
title_full_unstemmed |
Prática científica na escrita na escrita de professora. |
title_sort |
Prática científica na escrita na escrita de professora. |
author |
Silva, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Silva, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
letramento científico Linguística Sistêmico-Funcional mestrado profissional |
topic |
letramento científico Linguística Sistêmico-Funcional mestrado profissional |
description |
Neste artigo, investigo autorrepresentações produzidas por uma professora da escola básica em uma dissertação de mestrado profissional para professoras de português como língua materna no território brasileiro. A partir das representações identificadas, a construção do letramento científico da educadora na pós-graduação profissional é problematizada. A pesquisa se configura como um estudo de caso sob a perspectiva indisciplinar da Linguística Aplicada, delineado pela problematização da cultura científica legitimada e pela análise linguística do documento selecionado. Os resultados mostraram a predominância da autorrepresentação de pesquisadora alinhada a teorias linguísticas apropriadas na pesquisa, desdobrando-se, portanto, na reprodução de um modelo de letramento científico dominante característico da pós-graduação acadêmica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578 |
url |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/6578/4470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Wagner Rodrigues Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Wagner Rodrigues Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
publisher.none.fl_str_mv |
Silvânia Siebert |
dc.source.none.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso; Vol. 19 No. 2 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 273-292 Linguagem em (Dis)curso; v. 19 n. 2 (2019): Linguagem em (Dis)curso; 273-292 1982-4017 reponame:Linguagem em (Dis)curso (Online) instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) instacron:UNISUL |
instname_str |
Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
instacron_str |
UNISUL |
institution |
UNISUL |
reponame_str |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
collection |
Linguagem em (Dis)curso (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Linguagem em (Dis)curso (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||lemd@unisul.br |
_version_ |
1800220575269912576 |