O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavallari, Juliana Santana
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/881
Resumo: Este estudo se propõe a analisar o modo como o discurso da inclusãoproduz efeitos de verdade em nosso meio sócio-histórico, ao evocar outros domíniosdiscursivos. Ancorada na perspectiva discursiva, perpassada pela psicanáliselacaniana, foram destacadas algumas regularidades nos depoimentos proferidospor agentes educacionais, durante palestras realizadas em um congresso sobre“inclusão e diversidade”. Partindo da questão: como os conceitos de inclusão ediferença colocam os dizeres de agentes educacionais em funcionamento?, a análisedo corpus discursivo evidenciou a aparente “necessidade” de aplicação do discursoda inclusão como eliminador das diferenças (físicas ou não), o que, imaginariamente,possibilitaria uma prática pedagógica mais justa e igualitária. Trata-se, portanto, deum equívoco de ordem ideológica, tendo em vista que a prática discursiva emquestão não visa a incluir as diferenças ou tratá-las de modo singular, mas a criaridentidades fixas, conservadoras e repetitivas.
id UFMG-7_7ca461e8f595a93f168edde68a4e4d45
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/881
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionaisEste estudo se propõe a analisar o modo como o discurso da inclusãoproduz efeitos de verdade em nosso meio sócio-histórico, ao evocar outros domíniosdiscursivos. Ancorada na perspectiva discursiva, perpassada pela psicanáliselacaniana, foram destacadas algumas regularidades nos depoimentos proferidospor agentes educacionais, durante palestras realizadas em um congresso sobre“inclusão e diversidade”. Partindo da questão: como os conceitos de inclusão ediferença colocam os dizeres de agentes educacionais em funcionamento?, a análisedo corpus discursivo evidenciou a aparente “necessidade” de aplicação do discursoda inclusão como eliminador das diferenças (físicas ou não), o que, imaginariamente,possibilitaria uma prática pedagógica mais justa e igualitária. Trata-se, portanto, deum equívoco de ordem ideológica, tendo em vista que a prática discursiva emquestão não visa a incluir as diferenças ou tratá-las de modo singular, mas a criaridentidades fixas, conservadoras e repetitivas.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCavallari, Juliana Santana2012-02-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/881Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/881/978info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-17T14:34:08Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/881Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-17T14:34:08Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais
title O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais
spellingShingle O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais
Cavallari, Juliana Santana
title_short O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais
title_full O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais
title_fullStr O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais
title_full_unstemmed O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais
title_sort O equívoco no discurso da inclusão: o funcionamento do conceito de diferença no depoimento de agentes educacionais
author Cavallari, Juliana Santana
author_facet Cavallari, Juliana Santana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavallari, Juliana Santana
description Este estudo se propõe a analisar o modo como o discurso da inclusãoproduz efeitos de verdade em nosso meio sócio-histórico, ao evocar outros domíniosdiscursivos. Ancorada na perspectiva discursiva, perpassada pela psicanáliselacaniana, foram destacadas algumas regularidades nos depoimentos proferidospor agentes educacionais, durante palestras realizadas em um congresso sobre“inclusão e diversidade”. Partindo da questão: como os conceitos de inclusão ediferença colocam os dizeres de agentes educacionais em funcionamento?, a análisedo corpus discursivo evidenciou a aparente “necessidade” de aplicação do discursoda inclusão como eliminador das diferenças (físicas ou não), o que, imaginariamente,possibilitaria uma prática pedagógica mais justa e igualitária. Trata-se, portanto, deum equívoco de ordem ideológica, tendo em vista que a prática discursiva emquestão não visa a incluir as diferenças ou tratá-las de modo singular, mas a criaridentidades fixas, conservadoras e repetitivas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-15
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/881
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/881/978
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 10, No 3 (2010)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100964438016