English Pibid and the Big Screen: Expanding Pre-Service Teacher Education Spaces / PIBID Inglês e a telona: ampliando espaços formativos
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17355 |
Resumo: | ABSTRACT: Teacher education can take place in multiple spaces besides the school environment (university and basic education schools), following different paths and in a decolonial way. Having this in mind, a qualitative research with an interpretative scope was conducted during a year and a half, on the range of the English project of the National Pre-service Brazilian Teacher Education Program (Pibid) at a federal university in Brazil. In this article, the focus is on the analysis of pre-service teachers’ field diaries and their content concerning one of the activities developed as part of the project: going to the movies and reflecting upon some films. The experience revealed how pre-service teachers had the chance to reflect on the relationships they were able to establish with teacher education, and the readings and experiences provided by Pibid, thus corroborating the importance of decolonizing practices.KEYWORDS: Teacher education; Pibid; English language; decolonial practices; movies.RESUMO: A formação de professores pode ocorrer em vários espaços além do ambiente escolar (universidade e escolas de educação básica), seguindo caminhos diferentes e de maneira decolonial. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com escopo interpretativo, durante um ano e meio, no âmbito do projeto de inglês do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em uma universidade federal brasileira. Neste artigo, o foco está na análise dos diários de campo dos professores em formação inicial e seu conteúdo referente a uma das atividades desenvolvidas como parte do projeto: ida ao cinema e reflexão sobre alguns filmes. A experiência revelou como os professores em formação inicial tiveram a chance de refletir sobre as relações que estabeleceram entre a formação de professores e leituras e experiências proporcionadas pelo Pibid, corroborando a importância de práticas decoloniais.PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Pibid; língua inglesa; práticas decoloniais; filmes. |
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The experience revealed how pre-service teachers had the chance to reflect on the relationships they were able to establish with teacher education, and the readings and experiences provided by Pibid, thus corroborating the importance of decolonizing practices.KEYWORDS: Teacher education; Pibid; English language; decolonial practices; movies.RESUMO: A formação de professores pode ocorrer em vários espaços além do ambiente escolar (universidade e escolas de educação básica), seguindo caminhos diferentes e de maneira decolonial. Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com escopo interpretativo, durante um ano e meio, no âmbito do projeto de inglês do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), em uma universidade federal brasileira. Neste artigo, o foco está na análise dos diários de campo dos professores em formação inicial e seu conteúdo referente a uma das atividades desenvolvidas como parte do projeto: ida ao cinema e reflexão sobre alguns filmes. A experiência revelou como os professores em formação inicial tiveram a chance de refletir sobre as relações que estabeleceram entre a formação de professores e leituras e experiências proporcionadas pelo Pibid, corroborando a importância de práticas decoloniais.PALAVRAS-CHAVE: Formação de professores; Pibid; língua inglesa; práticas decoloniais; filmes.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCapesNascimento, Ana Karina de OliveiraFonseca, Ana Lúcia Simões Borges2020-10-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17355Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 3 (2020)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 3 (2020)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 3 (2020)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGenghttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17355/1125613517http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17355/2808/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 12 jan. 2016./*ref*/GROSFOGUEL, R. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In: SANTOS, B. S.; MENESES, M. P. (org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010. p. 455-491. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2009.3428/*ref*/JUCÁ, L. Responsabilidades sociais da linguística aplicada na formação de professores de língua inglesa no contexto brasileiro: traçando novos rumos. In: JORDÃO, C. M. (org.). A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016. p. 233-265./*ref*/KUMARAVADIVELU, B. The Decolonial Option in English Teaching: Can the Subaltern Act? 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DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-20T17:40:55Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17355Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-10-20T17:40:55Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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