Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio / Subjective Reading and Portuguese Textbooks: In Search of the Reader as a Subject in High School

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos de Sá, Ana Paula
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18832
Resumo: Resumo: O objetivo do artigo é verificar de que modo e em que medida livros didáticos de Português do ensino médio dão espaço à mediação de leituras subjetivas. Trata-se de uma investigação de viés documental e qualitativo, fundamentada em concepções dialógicas de leitura. O corpus é constituído por exercícios do eixo literário de coleções dos PNLDs 2015 e 2018, a partir das quais os dados foram mapeados, classificados e analisados. Os resultados apontam para a baixa incidência de questões de viés pessoal e para uma certa aleatoriedade na formulação dos enunciados das perguntas e dos gabaritos, que torna indistintas questões de viés objetivo e subjetivo. Conclui-se que, embora as coleções anunciem ao professor um alinhamento ao dialogismo, a abertura à expressão da pessoalidade do aluno apresenta inconsistências, pois há o predomínio de atividades que enfatizam um único modo de ler.Palavras-chave: Leitura subjetiva; livros didáticos; ensino de literatura; Ensino Médio.Abstract: The purpose of this article is to verify how and to what extent high school Portuguese textbooks give space to the mediation of subjective readings. This is a documental and qualitative research, based on dialogical conceptions of reading. The corpus consists of exercises of the literature of collections of PNLDs 2015 and 2018, from which the data were mapped, classified and analyzed. The results point to the low incidence of personal type questions and to a certain lack of pattern in the formulation of the objective and subjective questions, which makes both kinds indistinct. We conclude that, although the collections announce to the teacher an alignment to dialogism, the work with students’ subjectiveness presents inconsistencies, because there is a predominance of activities that emphasize a single way of reading.Keywords: Subjective reading; textbooks; teaching of literature; High School.
id UFMG-7_86e5950b8d28cfaf17af75bcb6736dbb
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/18832
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio / Subjective Reading and Portuguese Textbooks: In Search of the Reader as a Subject in High SchoolLeitura subjetiva; livros didáticos; ensino de literatura.Resumo: O objetivo do artigo é verificar de que modo e em que medida livros didáticos de Português do ensino médio dão espaço à mediação de leituras subjetivas. Trata-se de uma investigação de viés documental e qualitativo, fundamentada em concepções dialógicas de leitura. O corpus é constituído por exercícios do eixo literário de coleções dos PNLDs 2015 e 2018, a partir das quais os dados foram mapeados, classificados e analisados. Os resultados apontam para a baixa incidência de questões de viés pessoal e para uma certa aleatoriedade na formulação dos enunciados das perguntas e dos gabaritos, que torna indistintas questões de viés objetivo e subjetivo. Conclui-se que, embora as coleções anunciem ao professor um alinhamento ao dialogismo, a abertura à expressão da pessoalidade do aluno apresenta inconsistências, pois há o predomínio de atividades que enfatizam um único modo de ler.Palavras-chave: Leitura subjetiva; livros didáticos; ensino de literatura; Ensino Médio.Abstract: The purpose of this article is to verify how and to what extent high school Portuguese textbooks give space to the mediation of subjective readings. This is a documental and qualitative research, based on dialogical conceptions of reading. The corpus consists of exercises of the literature of collections of PNLDs 2015 and 2018, from which the data were mapped, classified and analyzed. The results point to the low incidence of personal type questions and to a certain lack of pattern in the formulation of the objective and subjective questions, which makes both kinds indistinct. We conclude that, although the collections announce to the teacher an alignment to dialogism, the work with students’ subjectiveness presents inconsistencies, because there is a predominance of activities that emphasize a single way of reading.Keywords: Subjective reading; textbooks; teaching of literature; High School.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESdos Santos de Sá, Ana Paula2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18832Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 4 (2023): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 4 (2023): Revista Brasileira de Linguística AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 4 (2023): Revista Brasileira de Linguística Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18832/1125614913http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18832/1125614960http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/18832/3081/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (versão final), Brasília: MEC, [2018]. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 02 set. 2020./*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Volume I: Lin-guagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf> Acesso em: 03 mar. 2023./*ref*/BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006./*ref*/CEREJA, W. R,; DIAS VIANNA, C.; DAMIEN, C. Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, v. 3, São Paulo: Saraiva, 2016. (Manual do Professor)./*ref*/CEREJA, W. R. Uma proposta dialética de ensino de literatura no Ensino Médio. Orientador: Beth Brait. 2004. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2004./*ref*/CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português Linguagens. 9 ed., v. 3, São Paulo: Saraiva, 2013. (Ma-nual do Professor)./*ref*/DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola, São Paulo: Parábola, 2013./*ref*/DINIZ, L. G. Entre o obrigatório e o proibido: a literatura e o leitor em livros didáticos de língua portu-guesa para Ensino Médio. Orientador: Robson Coelho Tinoco. 2012. Dissertação (Mestrado em Litera-tura) – Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Brasília, 2012./*ref*/DIONÍSIO, M.de L. da T. A construção escolar de comunidades de leitores – leituras do manual de Portu-guês. Coimbra: Almedina, 2000./*ref*/FERNANDES, M. Millôr definitivo: a bíblia do caos‎. Porto Alegre: L&PM Editores, 1994./*ref*/FIDELIS, A. C. S. Do cânone literário às provas de Vestibular: canonização e escolarização da literatura. Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos. 2008. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Uni-versidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2008./*ref*/FREDERICO, E. Y.; OSAKABE, H. “Literatura”. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília. 2004. p. 60–82. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/03Literatura.pdf>. Acesso em: 02 set. 2020./*ref*/FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Editora Autores Associados: Cortez Editora, 1989./*ref*/GRIJÓ, A. A.; PAULINO, G. “Letramento Literário: mediações configuradas pelos livros didáticos”, Revista da FACED, n. 09, p. 103–115, 2005. DOI: https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2686. Dis-ponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/2686> Acesso em: 13 mar. 2023./*ref*/JURADO, S.; ROJO, R. “A leitura no ensino médio: o que dizem os documentos oficiais e o que se faz?”, In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Pau-lo: Parábola Editorial, 2006. p. 37–57./*ref*/MARCUSCHI, L. A. “Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino de língua?” Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 64–82, jan./mar., 1996. Disponível em: <http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2374> Acesso em: 13 mar. 2023./*ref*/MARCUSCHI, L. A. “Compreensão textual como trabalho criativo.” In: UNIVERSIDADE ESTADU-AL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores. Bloco 02 – didática dos conte-údos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 89–103, v. 3. (Curso de Pedagogia). Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40358/3/01d17t07.pdf>. Acesso em: 21 set. 2020./*ref*/ORMUNDO W.; SINISCALCHI, C. Se Liga na Língua: literatura, produção de texto, linguagem, v. 3, São Paulo: Moderna, 2016. (Manual do Professor)./*ref*/PETIT, M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Edito-ra 34, 2013./*ref*/ROUXEL, A. “Aspectos metodológicos do ensino da literatura”, In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola, São Paulo: Parábola, 2013. p. 17–34./*ref*/ROUXEL, A. “Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor?” Tradução Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n.145, p. 272–283, jan./abr. 2012. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/90> Acesso em: 14 mar. 2023./*ref*/ROUXEL, A.; LANGLADE, G. “Apresentação dos organizadores franceses”, In: ROUXEL, A.; LAN-GLADE, G.; REZENDE, N. L. de (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 19–24./*ref*/ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. de (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013./*ref*/SÁ, A. P. dos S. de. A descolonização da educação literária no Brasil: das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 ao PNLD 2015. Orientador: Daniela Palma. 2019. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1090875 Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636697>. Acesso em: 20 mar. 2023./*ref*/SOARES, M. “A escolarização da literatura infantil e juvenil”, In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRAN-DÃO, H. M. B.; MACHADO; M. Z. V. (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 17–48./*ref*/ZILBERMAN, R. “A leitura na escola”, In: ZILBERMAN, R. (org.). Leitura em crise na escola: as alter-nativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. p. 9–22. (Série Novas Perspectivas 1)./*ref*/ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1991. p. 94–111. (Co-leção Repensando o ensino).Copyright (c) 2023 Ana Paula dos Santos de Sáhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-29T16:58:46Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/18832Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2023-12-29T16:58:46Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio / Subjective Reading and Portuguese Textbooks: In Search of the Reader as a Subject in High School
title Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio / Subjective Reading and Portuguese Textbooks: In Search of the Reader as a Subject in High School
spellingShingle Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio / Subjective Reading and Portuguese Textbooks: In Search of the Reader as a Subject in High School
dos Santos de Sá, Ana Paula
Leitura subjetiva; livros didáticos; ensino de literatura.
title_short Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio / Subjective Reading and Portuguese Textbooks: In Search of the Reader as a Subject in High School
title_full Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio / Subjective Reading and Portuguese Textbooks: In Search of the Reader as a Subject in High School
title_fullStr Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio / Subjective Reading and Portuguese Textbooks: In Search of the Reader as a Subject in High School
title_full_unstemmed Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio / Subjective Reading and Portuguese Textbooks: In Search of the Reader as a Subject in High School
title_sort Leitura subjetiva e livros didáticos de Português: em busca do sujeito-leitor no ensino médio / Subjective Reading and Portuguese Textbooks: In Search of the Reader as a Subject in High School
author dos Santos de Sá, Ana Paula
author_facet dos Santos de Sá, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos de Sá, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura subjetiva; livros didáticos; ensino de literatura.
topic Leitura subjetiva; livros didáticos; ensino de literatura.
description Resumo: O objetivo do artigo é verificar de que modo e em que medida livros didáticos de Português do ensino médio dão espaço à mediação de leituras subjetivas. Trata-se de uma investigação de viés documental e qualitativo, fundamentada em concepções dialógicas de leitura. O corpus é constituído por exercícios do eixo literário de coleções dos PNLDs 2015 e 2018, a partir das quais os dados foram mapeados, classificados e analisados. Os resultados apontam para a baixa incidência de questões de viés pessoal e para uma certa aleatoriedade na formulação dos enunciados das perguntas e dos gabaritos, que torna indistintas questões de viés objetivo e subjetivo. Conclui-se que, embora as coleções anunciem ao professor um alinhamento ao dialogismo, a abertura à expressão da pessoalidade do aluno apresenta inconsistências, pois há o predomínio de atividades que enfatizam um único modo de ler.Palavras-chave: Leitura subjetiva; livros didáticos; ensino de literatura; Ensino Médio.Abstract: The purpose of this article is to verify how and to what extent high school Portuguese textbooks give space to the mediation of subjective readings. This is a documental and qualitative research, based on dialogical conceptions of reading. The corpus consists of exercises of the literature of collections of PNLDs 2015 and 2018, from which the data were mapped, classified and analyzed. The results point to the low incidence of personal type questions and to a certain lack of pattern in the formulation of the objective and subjective questions, which makes both kinds indistinct. We conclude that, although the collections announce to the teacher an alignment to dialogism, the work with students’ subjectiveness presents inconsistencies, because there is a predominance of activities that emphasize a single way of reading.Keywords: Subjective reading; textbooks; teaching of literature; High School.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18832
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18832/1125614913
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/18832/1125614960
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/18832/3081
/*ref*/BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (versão final), Brasília: MEC, [2018]. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf> Acesso em: 02 set. 2020.
/*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Volume I: Lin-guagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf> Acesso em: 03 mar. 2023.
/*ref*/BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
/*ref*/CEREJA, W. R,; DIAS VIANNA, C.; DAMIEN, C. Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso, v. 3, São Paulo: Saraiva, 2016. (Manual do Professor).
/*ref*/CEREJA, W. R. Uma proposta dialética de ensino de literatura no Ensino Médio. Orientador: Beth Brait. 2004. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2004.
/*ref*/CEREJA, W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português Linguagens. 9 ed., v. 3, São Paulo: Saraiva, 2013. (Ma-nual do Professor).
/*ref*/DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (Orgs.). Leitura de literatura na escola, São Paulo: Parábola, 2013.
/*ref*/DINIZ, L. G. Entre o obrigatório e o proibido: a literatura e o leitor em livros didáticos de língua portu-guesa para Ensino Médio. Orientador: Robson Coelho Tinoco. 2012. Dissertação (Mestrado em Litera-tura) – Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Brasília, 2012.
/*ref*/DIONÍSIO, M.de L. da T. A construção escolar de comunidades de leitores – leituras do manual de Portu-guês. Coimbra: Almedina, 2000.
/*ref*/FERNANDES, M. Millôr definitivo: a bíblia do caos‎. Porto Alegre: L&PM Editores, 1994.
/*ref*/FIDELIS, A. C. S. Do cânone literário às provas de Vestibular: canonização e escolarização da literatura. Orientador: Maria Augusta Bastos de Mattos. 2008. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Uni-versidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, 2008.
/*ref*/FREDERICO, E. Y.; OSAKABE, H. “Literatura”. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares do Ensino Médio. Brasília. 2004. p. 60–82. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/03Literatura.pdf>. Acesso em: 02 set. 2020.
/*ref*/FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Editora Autores Associados: Cortez Editora, 1989.
/*ref*/GRIJÓ, A. A.; PAULINO, G. “Letramento Literário: mediações configuradas pelos livros didáticos”, Revista da FACED, n. 09, p. 103–115, 2005. DOI: https://doi.org/10.9771/2317-1219rf.v10i9.2686. Dis-ponível em: <https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/2686> Acesso em: 13 mar. 2023.
/*ref*/JURADO, S.; ROJO, R. “A leitura no ensino médio: o que dizem os documentos oficiais e o que se faz?”, In: BUNZEN, C.; MENDONÇA, M. (org.). Português no ensino médio e formação do professor. São Pau-lo: Parábola Editorial, 2006. p. 37–57.
/*ref*/MARCUSCHI, L. A. “Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de ensino de língua?” Em Aberto, Brasília, v. 16, n. 69, p. 64–82, jan./mar., 1996. Disponível em: <http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2374> Acesso em: 13 mar. 2023.
/*ref*/MARCUSCHI, L. A. “Compreensão textual como trabalho criativo.” In: UNIVERSIDADE ESTADU-AL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores. Bloco 02 – didática dos conte-údos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. p. 89–103, v. 3. (Curso de Pedagogia). Disponível em: <https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40358/3/01d17t07.pdf>. Acesso em: 21 set. 2020.
/*ref*/ORMUNDO W.; SINISCALCHI, C. Se Liga na Língua: literatura, produção de texto, linguagem, v. 3, São Paulo: Moderna, 2016. (Manual do Professor).
/*ref*/PETIT, M. Leituras: do espaço íntimo ao espaço público. Tradução Celina Olga de Souza. São Paulo: Edito-ra 34, 2013.
/*ref*/ROUXEL, A. “Aspectos metodológicos do ensino da literatura”, In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L. de; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola, São Paulo: Parábola, 2013. p. 17–34.
/*ref*/ROUXEL, A. “Práticas de leitura: quais rumos para favorecer a expressão do sujeito leitor?” Tradução Neide Luzia de Rezende e Gabriela Rodella de Oliveira. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 42, n.145, p. 272–283, jan./abr. 2012. Disponível em: <https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/90> Acesso em: 14 mar. 2023.
/*ref*/ROUXEL, A.; LANGLADE, G. “Apresentação dos organizadores franceses”, In: ROUXEL, A.; LAN-GLADE, G.; REZENDE, N. L. de (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013. p. 19–24.
/*ref*/ROUXEL, A.; LANGLADE, G.; REZENDE, N. L. de (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.
/*ref*/SÁ, A. P. dos S. de. A descolonização da educação literária no Brasil: das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 ao PNLD 2015. Orientador: Daniela Palma. 2019. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. DOI: https://doi.org/10.47749/T/UNICAMP.2019.1090875 Disponível em: <https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636697>. Acesso em: 20 mar. 2023.
/*ref*/SOARES, M. “A escolarização da literatura infantil e juvenil”, In: EVANGELISTA, A. A. M.; BRAN-DÃO, H. M. B.; MACHADO; M. Z. V. (org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 17–48.
/*ref*/ZILBERMAN, R. “A leitura na escola”, In: ZILBERMAN, R. (org.). Leitura em crise na escola: as alter-nativas do professor. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. p. 9–22. (Série Novas Perspectivas 1).
/*ref*/ZILBERMAN, R. A leitura e o ensino da literatura. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1991. p. 94–111. (Co-leção Repensando o ensino).
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ana Paula dos Santos de Sá
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ana Paula dos Santos de Sá
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 4 (2023): Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 4 (2023): Revista Brasileira de Linguística Aplicada
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 23, No 4 (2023): Revista Brasileira de Linguística Aplicada
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101615603712