Práticas de produção textual no MSN Messenger: ressignificando a escrita colaborativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Petrilson Alan
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/857
Resumo: Este artigo tem por objetivo articular as práticas de escrita escolares e astecnologias da comunicação e da informação disponibilizadas na Internet,buscando, com isso, possibilitar um repensar e uma redefinição dos modelos deprodução textual com os quais a escola ainda opera. Na tentativa de explorar talrelação, propomos a realização de um trabalho que aponte como o uso de algunsgêneros digitais do ciberespaço, como o MSN Messenger, contribuem para aconstrução de práticas colaborativas de escrita de alunos do ensino médio. Paratanto, tomaremos como base teórica os construtos bakhtinianos de gêneros dodiscurso e na teoria situada de gênero (ERICKSON, 1997; YATES; ORLIKOWSKI;RENNECKER, 1997; SHEPHERD; WATTERS, 1999; DEVITT, 2000) paradar conta do comportamento dos gêneros digitais. Trata-se de uma pesquisa empíricarealizada com dezesseis aprendizes e um professor do ensino médio de uma escolaestadual localizada no município de Campinas – SP. Os alunos criaram um sitepara a divulgação de um jornal digital e, para produzir os textos que são expostosnesse jornal, eles fazem uso do e-mail e do MSN Messenger. Como proposta deanálise multimodal da produção textual desses aprendizes na Internet, tomaremoscomo base as metafunções semióticas nos níveis apresentacional, orientacional eorganizacional, propostas por Lemke (1995, 1998a, 1998b), como dispositivosteórico-analíticos dos dados gerados a partir dos registros dos diversos modos comque os alunos constroem sentidos ao aprenderem e desenvolverem seus textos deforma colaborativa a partir do uso dos gêneros digitais.
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