Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615478
Resumo: Orientador: Inês Signorini
id UNICAMP-30_894a3a79766eda29db222b15ce7cf275
oai_identifier_str oai::796643
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escolaCollaborative writing practices by means of internet tools : resignifying textual production at schoolPráticas colaborativas de escritaAprendizagemInternetInternet - Ferramenta de mediaçãoEscolasCollaborative writing practicesLearningInternetMediation toolsSchoolOrientador: Inês SignoriniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese de doutorado tem como objetivo descrever e analisar o processo de construção das práticas colaborativas de escrita de um grupo de alunos(as) do Ensino Médio, por meio do uso de algumas ferramentas da internet. Mais especificamente, esta investigação parte da análise de um corpus gerado a partir de um projeto de ensino de um jornal digital escolar desenvolvido numa Escola Estadual no município de Campinas - SP, entre os meses de agosto e dezembro de 2008, junto com um grupo de voluntários composto por dezenove alunos(as) do primeiro e segundo anos do Ensino Médio, e por um professor de língua portuguesa. O projeto de ensino consistia no trabalho colaborativo dos(as) alunos(as) no processo de produção das matérias a serem expostas no jornal online, a partir do uso de duas ferramentas digitais: a conversa instantânea e o correio eletrônico. Por meio do projeto de ensino, foi possível construir o corpus de análise desta pesquisa de doutorado, a partir dos registros gerados de quarenta e sete encontros online via conversa instantânea e de setenta e duas mensagens trocadas via correio eletrônico entre todos os participantes envolvidos na produção das matérias do jornal. Trata-se, portanto, de um tipo de pesquisa qualitativa, situada no campo da Linguística Aplicada, que se caracteriza, mais especificamente, como uma pesquisa-ação, cuja intenção não se restringe apenas a compreender as práticas de produção textual dos(as) discentes envolvidos, mas, sobretudo, a tentar transformá-las. Quanto à base teórica, este trabalho se constitui por meio da relação entre a internet e a construção de conhecimento na contemporaneidade, tomando como referência os construtos teóricos vygotskynianos de aprendizagem, mediação e Zona Proximal de Desenvolvimento; do conceito de andaime (scaffolding), proposto por Bruner el al. (1976); e da noção de Práticas Colaborativas de Escrita. Como dispositivos teórico-analíticos, utilizo ainda a nomenclatura sugerida por Lowry et at. (2004) acerca do processo colaborativo de escrita, que se baseia em: atividades colaborativas de escrita, estratégias colaborativas de escrita, modos de controle de documentos, papéis colaborativos dos participantes e modos colaborativos de escrita. Neste estudo, busco, portanto, mostrar que as práticas colaborativas de escrita se constituem como processos de aprendizagem, que são sempre mediados por artefatos sociais, históricos e culturais diversos. Nesse sentido, é possível afirmar que a internet, como o principal artefato tecnológico atual, propicia muitas ferramentas digitais que podem funcionar como instrumentos de mediação e contribuir para atividades de produção textual, não de forma individual, como, em geral, a escola sempre trabalhou, mas de uma forma que faça com que alunos e professores possam se engajar em práticas colaborativas de escrita efetiva no contexto escolarAbstract: The objective of this doctoral thesis is to describe and analyze the process of construction of the collaborative writing practices of a group of High School students, by means of the use of some Internet tools. More specifically, this investigation starts from the analysis of a corpus generated from a teaching project of a digital school newspaper developed in a State School in the municipality of Campinas - SP, between August and December 2008th, together with a group of volunteers with nineteen students of first and second years of High School, and a teacher of Portuguese language. The teaching project consisted of the collaborative work in the production process of the stories to be published in the online newspaper, by means of the use of two digital tools: the instant messenger and the e-mail. By means of the teaching project, it was possible to construct the analysis corpus of this doctoral research, through the data generated from forty-seven online encounters via the instant messenger and seventy-two messages exchanged via e-mail among the participants involved in the production of the newspaper stories. It is, therefore, a kind of qualitative research, situated in the field of Applied Linguistics, which is characterized more specifically as an action research, whose intention is not only the comprehend the text production practices of the students involved, but, above of all, to try to transform them. As for the theoretical basis, this work is constituted by means of the relationship between Internet and knowledge construction in the contemporaneity, by taking as reference the vygotskian theoretical constructs of learning, mediation and Zone of Proximal Development; the concept of scaffolding, from Bruner et al. (1976); and the notion of Collaborative Writing Practices. As for the theoretical-analytical devices, I also make use of the nomenclature suggested by Lowry et al. (2004) about the collaborative writing process, which is based upon: collaborative writing activities, collaborative writing strategies, collaborative modes of documents, collaborative roles of participants and collaborative writing modes. In the study, I seek to show that collaborative writing practices are constitutive of learning processes, which are always mediated by diverse social, historical and cultural artifacts. In this sense, it is possible to state that Internet, as the main now-a-days technological artifact, provides a lot of digital tools which can work as mediation instruments and contribute for text production activities not in an individual way, as most schools have always worked, but in a way which can make students and teachers engage in effective collaborative writing practices in the school contextDoutoradoLíngua MaternaDoutor em Linguística Aplicada[s.n.]Signorini, Inês, 1951-Cavalcanti, Marilda do CoutoAmaral, Sergio Ferreira doFreire, Maximina MariaMoita Lopes, Luiz Paulo daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Petrilson Alan, 1977-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf247 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615478PINHEIRO, Petrilson Alan. Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet: ressignificando a produção textual na escola. 2011. 247 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615478. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796643porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:17:13Zoai::796643Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:17:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escola
Collaborative writing practices by means of internet tools : resignifying textual production at school
title Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escola
spellingShingle Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escola
Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
Práticas colaborativas de escrita
Aprendizagem
Internet
Internet - Ferramenta de mediação
Escolas
Collaborative writing practices
Learning
Internet
Mediation tools
School
title_short Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escola
title_full Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escola
title_fullStr Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escola
title_full_unstemmed Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escola
title_sort Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet : ressignificando a produção textual na escola
author Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
author_facet Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Signorini, Inês, 1951-
Cavalcanti, Marilda do Couto
Amaral, Sergio Ferreira do
Freire, Maximina Maria
Moita Lopes, Luiz Paulo da
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Petrilson Alan, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas colaborativas de escrita
Aprendizagem
Internet
Internet - Ferramenta de mediação
Escolas
Collaborative writing practices
Learning
Internet
Mediation tools
School
topic Práticas colaborativas de escrita
Aprendizagem
Internet
Internet - Ferramenta de mediação
Escolas
Collaborative writing practices
Learning
Internet
Mediation tools
School
description Orientador: Inês Signorini
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615478
PINHEIRO, Petrilson Alan. Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet: ressignificando a produção textual na escola. 2011. 247 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615478. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615478
identifier_str_mv PINHEIRO, Petrilson Alan. Práticas colaborativas de escrita por meio de ferramentas da internet: ressignificando a produção textual na escola. 2011. 247 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1615478. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/796643
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
247 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189055119753216