O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Glenda Cristina Valim de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1870
Resumo: Este artigo apresenta as representações sobre o tipo de trabalho que docentes universitários de Língua Inglesa consideram realizar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula. Os aportes teóricometodológicos estão embasados no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2007; 2008), nas concepções de trabalho desenvolvidas pela Clínica da Atividade e Ergonomia e nas características de trabalho de Machado (2010). Participaram do estudo seis docentes universitários de Língua Inglesa que utilizam as TIC no trabalho. Os dados foram gerados via internet, via e-mails e Moodle. Cada participante produziu um texto em que relatou os usos que faria dessas ferramentas. Os resultados indicam que os docentes fazem usos semelhantes das ferramentas e que há impedimentos no uso das TIC para os docentes da universidade pública.
id UFMG-7_8fa049c5c87a2686c7f2f30538150155
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1870
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesaEste artigo apresenta as representações sobre o tipo de trabalho que docentes universitários de Língua Inglesa consideram realizar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula. Os aportes teóricometodológicos estão embasados no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2007; 2008), nas concepções de trabalho desenvolvidas pela Clínica da Atividade e Ergonomia e nas características de trabalho de Machado (2010). Participaram do estudo seis docentes universitários de Língua Inglesa que utilizam as TIC no trabalho. Os dados foram gerados via internet, via e-mails e Moodle. Cada participante produziu um texto em que relatou os usos que faria dessas ferramentas. Os resultados indicam que os docentes fazem usos semelhantes das ferramentas e que há impedimentos no uso das TIC para os docentes da universidade pública.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMelo, Glenda Cristina Valim de2012-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1870Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1870/1907info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-30T01:35:07Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1870Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-05-30T01:35:07Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa
title O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa
spellingShingle O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa
Melo, Glenda Cristina Valim de
title_short O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa
title_full O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa
title_fullStr O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa
title_full_unstemmed O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa
title_sort O uso das TIC no trabalho de professores universitários de língua inglesa
author Melo, Glenda Cristina Valim de
author_facet Melo, Glenda Cristina Valim de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Glenda Cristina Valim de
description Este artigo apresenta as representações sobre o tipo de trabalho que docentes universitários de Língua Inglesa consideram realizar com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em sala de aula. Os aportes teóricometodológicos estão embasados no Interacionismo Sociodiscursivo de Bronckart (2007; 2008), nas concepções de trabalho desenvolvidas pela Clínica da Atividade e Ergonomia e nas características de trabalho de Machado (2010). Participaram do estudo seis docentes universitários de Língua Inglesa que utilizam as TIC no trabalho. Os dados foram gerados via internet, via e-mails e Moodle. Cada participante produziu um texto em que relatou os usos que faria dessas ferramentas. Os resultados indicam que os docentes fazem usos semelhantes das ferramentas e que há impedimentos no uso das TIC para os docentes da universidade pública.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-29
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1870
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1870/1907
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102078025728