Como mestrandos agem retoricamente quando precisam justificar suas pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES FILHO, FRANCISCO
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12071
Resumo: Objetivamos aqui analisar a organização retórica da seção de Justificativa de pré-projetos de pesquisa de autoria de egressos de cursos de letras em situação de submissão a cursos de mestrado. A análise revelou a presença de quatro passos retóricos novos ainda não descritos para a seção de Justificativa, bem como a recorrência de passos retóricos típicos de seções de Objetivos, Referencial Teórico, Metodologia, Discussão e Conclusão. Uma implicação pedagógica importante da pesquisa relaciona-se às funções da leitura voltadas para o universo da pesquisa. Os dados sugerem a prevalência de práticas de leituras voltadas para a compreensão de conceitos e para a explicação de fenômenos e, em contrapartida, são mais escassas as práticas de leitura focadas no desconhecido e nas lacunas de pesquisa.
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