Reflective sessions: a tool for teacher empowerment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magalhães, Maria Cecília Camargo
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Celani, Maria Antonieta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/730
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir até que ponto sessões reflexivas podem tornar-se uma ferramenta para o empoderamento do professor quando incluída em um curso de formação contínua reflexiva, e entendida como uma atividade de sala de aula que oferece a possibilidade de construção de  um novo tipo de organização discursiva. A discussão será feita, por um lado, focalizando a necessidade de se oferecer às  professoras de inglês da escola pública brasileira engajadas em um programa de educação contínua um contexto que leve à prática reflexiva, e, por outro  lado, focalizando a efetividade de se organizar esse contexto na forma de  discussão em duplas, a fim de se criar um espaço colaborativo para as  professoras examinarem suas aulas criticamente. Pretende-se que as  participantes aprendam a avaliar sua prática de sala de aula, encarando esse  espaço como um locus de investigação e de (des)construção de teorias. O  artigo discute o processo educacional resultante das discussões, analisando  os discursos das duplas (BRONCKART, 1999), isto é, as escolhas lingüísticas discursivas que revelam seus motivos quando interagindo com um par a fim de avaliar suas práticas criticamente. Isso também trará alguma indicação a respeito do nível de efetividade da própria ferramenta.
id UFMG-7_97e8b3f2513f5fba797f13050f782daa
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/730
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Reflective sessions: a tool for teacher empowermentO objetivo deste artigo é discutir até que ponto sessões reflexivas podem tornar-se uma ferramenta para o empoderamento do professor quando incluída em um curso de formação contínua reflexiva, e entendida como uma atividade de sala de aula que oferece a possibilidade de construção de  um novo tipo de organização discursiva. A discussão será feita, por um lado, focalizando a necessidade de se oferecer às  professoras de inglês da escola pública brasileira engajadas em um programa de educação contínua um contexto que leve à prática reflexiva, e, por outro  lado, focalizando a efetividade de se organizar esse contexto na forma de  discussão em duplas, a fim de se criar um espaço colaborativo para as  professoras examinarem suas aulas criticamente. Pretende-se que as  participantes aprendam a avaliar sua prática de sala de aula, encarando esse  espaço como um locus de investigação e de (des)construção de teorias. O  artigo discute o processo educacional resultante das discussões, analisando  os discursos das duplas (BRONCKART, 1999), isto é, as escolhas lingüísticas discursivas que revelam seus motivos quando interagindo com um par a fim de avaliar suas práticas criticamente. Isso também trará alguma indicação a respeito do nível de efetividade da própria ferramenta.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMagalhães, Maria Cecília CamargoCelani, Maria Antonieta2012-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/730Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 1 (2005)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 1 (2005)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 1 (2005)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/730/822info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T02:48:22Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/730Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-18T02:48:22Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflective sessions: a tool for teacher empowerment
title Reflective sessions: a tool for teacher empowerment
spellingShingle Reflective sessions: a tool for teacher empowerment
Magalhães, Maria Cecília Camargo
title_short Reflective sessions: a tool for teacher empowerment
title_full Reflective sessions: a tool for teacher empowerment
title_fullStr Reflective sessions: a tool for teacher empowerment
title_full_unstemmed Reflective sessions: a tool for teacher empowerment
title_sort Reflective sessions: a tool for teacher empowerment
author Magalhães, Maria Cecília Camargo
author_facet Magalhães, Maria Cecília Camargo
Celani, Maria Antonieta
author_role author
author2 Celani, Maria Antonieta
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Magalhães, Maria Cecília Camargo
Celani, Maria Antonieta
description O objetivo deste artigo é discutir até que ponto sessões reflexivas podem tornar-se uma ferramenta para o empoderamento do professor quando incluída em um curso de formação contínua reflexiva, e entendida como uma atividade de sala de aula que oferece a possibilidade de construção de  um novo tipo de organização discursiva. A discussão será feita, por um lado, focalizando a necessidade de se oferecer às  professoras de inglês da escola pública brasileira engajadas em um programa de educação contínua um contexto que leve à prática reflexiva, e, por outro  lado, focalizando a efetividade de se organizar esse contexto na forma de  discussão em duplas, a fim de se criar um espaço colaborativo para as  professoras examinarem suas aulas criticamente. Pretende-se que as  participantes aprendam a avaliar sua prática de sala de aula, encarando esse  espaço como um locus de investigação e de (des)construção de teorias. O  artigo discute o processo educacional resultante das discussões, analisando  os discursos das duplas (BRONCKART, 1999), isto é, as escolhas lingüísticas discursivas que revelam seus motivos quando interagindo com um par a fim de avaliar suas práticas criticamente. Isso também trará alguma indicação a respeito do nível de efetividade da própria ferramenta.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/730
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/730/822
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 1 (2005)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 1 (2005)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 5, No 1 (2005)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102569807872