A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacometti Paris, Larissa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12000
Resumo: o objetivo deste trabalho consiste em analisar três aspectos referentes às revisões realizadas por alunos nos textos de seus colegas em uma oficina de fanfictions no ambiente escolar: o uso da correção indicativa no contexto digital; a correção resolutiva/textual-interativa e seu caráter polifônico; e o emprego da correção textual-interativa pelos discentes que se posicionaram como leitores interessados. As análises foram baseadas nas discussões desenvolvidas por Serafini e Ruiz, para refletir sobre a prática de revisão, e na teoria de Bakhtin acerca da questão do dialogismo. Foi possível constatar que tanto o instrumento pode interferir na prática e na função das categorias de correção como a prática pode ser fator de interferência no instrumento e na função das categorias.
id UFMG-7_9dfbfd96d6dc847da0b05072fddbf113
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12000
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictionsrevisão; categorias de correção; dialogismo; escola; fanfictionso objetivo deste trabalho consiste em analisar três aspectos referentes às revisões realizadas por alunos nos textos de seus colegas em uma oficina de fanfictions no ambiente escolar: o uso da correção indicativa no contexto digital; a correção resolutiva/textual-interativa e seu caráter polifônico; e o emprego da correção textual-interativa pelos discentes que se posicionaram como leitores interessados. As análises foram baseadas nas discussões desenvolvidas por Serafini e Ruiz, para refletir sobre a prática de revisão, e na teoria de Bakhtin acerca da questão do dialogismo. Foi possível constatar que tanto o instrumento pode interferir na prática e na função das categorias de correção como a prática pode ser fator de interferência no instrumento e na função das categorias.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCNPqGiacometti Paris, Larissa2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12000Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12000/1125611674http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12000/1606Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T19:07:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12000Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-08-24T19:07:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions
title A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions
spellingShingle A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions
Giacometti Paris, Larissa
revisão; categorias de correção; dialogismo; escola; fanfictions
title_short A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions
title_full A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions
title_fullStr A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions
title_full_unstemmed A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions
title_sort A prática de revisão textual na escola: uma análise das categorias de correção em uma oficina de fanfictions
author Giacometti Paris, Larissa
author_facet Giacometti Paris, Larissa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CNPq
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacometti Paris, Larissa
dc.subject.por.fl_str_mv revisão; categorias de correção; dialogismo; escola; fanfictions
topic revisão; categorias de correção; dialogismo; escola; fanfictions
description o objetivo deste trabalho consiste em analisar três aspectos referentes às revisões realizadas por alunos nos textos de seus colegas em uma oficina de fanfictions no ambiente escolar: o uso da correção indicativa no contexto digital; a correção resolutiva/textual-interativa e seu caráter polifônico; e o emprego da correção textual-interativa pelos discentes que se posicionaram como leitores interessados. As análises foram baseadas nas discussões desenvolvidas por Serafini e Ruiz, para refletir sobre a prática de revisão, e na teoria de Bakhtin acerca da questão do dialogismo. Foi possível constatar que tanto o instrumento pode interferir na prática e na função das categorias de correção como a prática pode ser fator de interferência no instrumento e na função das categorias.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12000
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12000
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12000/1125611674
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12000/1606
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102118920192