Contando histórias: categorização de pertencimento e instruções-em-ação em um ambiente de ensino e aprendizagem de PLA / Telling stories: Membership Categorization and Instructions-in-Action in a teaching-learning environment of Portuguese as an Additional Language (PAL)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morelo, Bruna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moutinho, Ricardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16044
Resumo: RESUMO: Neste estudo, analisamos interações entre participantes de um curso de contação de histórias em Português como Língua Adicional (PLA), ofertado como disciplina opcional em uma universidade do interior da China. Levando em consideração que para se entender as atividades da vida diária, é necessário olharmos para como as pessoas agem e fazem sentido dessas ações localmente, esta pesquisa adota o aporte metodológico da Etnometodologia e da Análise da Conversa. Por meio da observação dos dados gerados através de gravação audiovisual de uma das aulas do curso em questão, constatamos um trabalho categorizacional (i.e.: a produção de tipos particulares de itens sequenciais informada pela orientação dos interagentes a categorias de pertencimento presentes na sociedade; p.e.: professor, aluno, médico, paciente etc.) por parte dos participantes do curso, que, unido ao sentido que esses participantes fazem (na interação) das instruções sobre como participar das aulas, revela a complexa relação reflexiva entre planejamento pedagógico e interação em sala de aula de língua adicional.PALAVRAS-CHAVE: contação de histórias; etnometodologia e análise da conversa; português língua adicional; análise de categorização de pertencimento; instruções-em-ação.ABSTRACT: This study analyses interactions among participants in a story-telling course of PAL, offered as an elective course in a university located in Mainland China. Based on the idea that, in order to understand daily-life activities, we need to look at how people act and make sense of their actions locally, this study takes on an Ethnomethodological and Conversation Analytic approach. The results generated through audiovisual recordings from one of the meetings of the abovementioned course show a constant categorial work (i.e.: the production of particular types of sequential items informed by an orientation to the membership categories present in the society; e.g.: ‘teacher’, ‘student’, ‘doctor’, ‘patient’ etc.) of members in the course, which, along with the sense that these members make (in situ) of the instructions on how to participate in the lessons, reveal the complex reflexive relationship between pedagogy and interaction in an AL classroom.KEYWORDS: storytelling; ethnomethodology and conversation analysis; Portuguese as an additional language; membership categorization analysis; instructions-in-action.
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spelling Contando histórias: categorização de pertencimento e instruções-em-ação em um ambiente de ensino e aprendizagem de PLA / Telling stories: Membership Categorization and Instructions-in-Action in a teaching-learning environment of Portuguese as an Additional Language (PAL)contação de histórias; etnometodologia e análise da conversa; português língua adicional; análise de categorização de pertencimento; instruções-em-ação; storytelling; ethnomethodology and conversation analysis; Portuguese as an additional language.RESUMO: Neste estudo, analisamos interações entre participantes de um curso de contação de histórias em Português como Língua Adicional (PLA), ofertado como disciplina opcional em uma universidade do interior da China. Levando em consideração que para se entender as atividades da vida diária, é necessário olharmos para como as pessoas agem e fazem sentido dessas ações localmente, esta pesquisa adota o aporte metodológico da Etnometodologia e da Análise da Conversa. Por meio da observação dos dados gerados através de gravação audiovisual de uma das aulas do curso em questão, constatamos um trabalho categorizacional (i.e.: a produção de tipos particulares de itens sequenciais informada pela orientação dos interagentes a categorias de pertencimento presentes na sociedade; p.e.: professor, aluno, médico, paciente etc.) por parte dos participantes do curso, que, unido ao sentido que esses participantes fazem (na interação) das instruções sobre como participar das aulas, revela a complexa relação reflexiva entre planejamento pedagógico e interação em sala de aula de língua adicional.PALAVRAS-CHAVE: contação de histórias; etnometodologia e análise da conversa; português língua adicional; análise de categorização de pertencimento; instruções-em-ação.ABSTRACT: This study analyses interactions among participants in a story-telling course of PAL, offered as an elective course in a university located in Mainland China. Based on the idea that, in order to understand daily-life activities, we need to look at how people act and make sense of their actions locally, this study takes on an Ethnomethodological and Conversation Analytic approach. The results generated through audiovisual recordings from one of the meetings of the abovementioned course show a constant categorial work (i.e.: the production of particular types of sequential items informed by an orientation to the membership categories present in the society; e.g.: ‘teacher’, ‘student’, ‘doctor’, ‘patient’ etc.) of members in the course, which, along with the sense that these members make (in situ) of the instructions on how to participate in the lessons, reveal the complex reflexive relationship between pedagogy and interaction in an AL classroom.KEYWORDS: storytelling; ethnomethodology and conversation analysis; Portuguese as an additional language; membership categorization analysis; instructions-in-action.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia de Macau (FDCT), projeto n°. 0054/2019/A1Gabinete de Apoio à Investigação e de Transferência do Conhecimento, projeto n°. MYRG2016-0003-FAHMorelo, BrunaMoutinho, Ricardo2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16044Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16044/1125614038http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16044/2653/*ref*/ALMEIDA, A. N. A construção de masculinidades na fala-em-interação em cenários escolares. 2009. 298f. 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