Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, André Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14476
Resumo: Este artigo adota uma concepção de língua como repertório, definido como um conjunto emergente de recursos semióticos que reflete trajetórias de vida situadas em tempos e espaços específicos. Desta perspectiva teórica, analisa dimensões da configuração dos repertórios comunicativos de indivíduos indígenas na contemporaneidade pós-colonial. O material empírico sob análise foi gerado num contexto de educação linguística e se constitui de registros orais, escritos e multimodais de interlocuções emergentes na produção e apresentação de retratos linguísticos. A análise visa destacar a relevância pedagógica da (auto)representação dos repertórios linguísticos como ponto de partida para a educação linguística e como instrumento de pesquisa sobre recursos, práticas e ideologias linguísticas.
id UFMG-7_b4fb93471e14a4fcac6e4671da062d55
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14476
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticosrepertório linguístico, trajetórias de vida, educação linguística, estudantes indígenasEste artigo adota uma concepção de língua como repertório, definido como um conjunto emergente de recursos semióticos que reflete trajetórias de vida situadas em tempos e espaços específicos. Desta perspectiva teórica, analisa dimensões da configuração dos repertórios comunicativos de indivíduos indígenas na contemporaneidade pós-colonial. O material empírico sob análise foi gerado num contexto de educação linguística e se constitui de registros orais, escritos e multimodais de interlocuções emergentes na produção e apresentação de retratos linguísticos. A análise visa destacar a relevância pedagógica da (auto)representação dos repertórios linguísticos como ponto de partida para a educação linguística e como instrumento de pesquisa sobre recursos, práticas e ideologias linguísticas.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisNascimento, André Marques2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14476Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14476/2199http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14476/2200/*ref*/BLOMMAERT, J. Language Ideology. In: Encyclopedia of Language and Linguistics. [S.l.]: Elsevier, 2006. v. 6. p. 510-522. BLOMMAERT, J. The sociolinguistics of globalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. BLOMMAERT; J.; BACKUS, A. Superdiverse repertoires and the individual. In: SAINT-GEORGES, I.; WEBER, J. (eds.). Multilingualism and multimodality: current challenges for educational studies. Rotterdan/Boston/Taipei: Sense Publishers, 2013, p. 11-32. BLOMMAERT, J.; HORNER, B. Mobility and academic literacies: an epistolary conversation. London Review of Education. vol. 15, n. 1, 2017, p. 1-19. BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and superdiversity. Diversities, vol. 13, n. 2, 2011, p. 1-21 BLOOME, D.; GREEN, J. The social and linguistic turns in studying language and literacy. In: ROWSSELL, J.; PAHL, K. (eds.). The Routledge handbook of literacy studies. New York: Routledge, 2015, p. 19-34. BROWN, L.; STREGA, S. Introduction: Transgressive possibilities. In: BROWN, L.; STREGA, S. (eds.). Research as resistance: critical, Indigenous & anti-oppressive approaches. Toronto: Canadian Scholars' Press, 2005, p. 1-17. BUCHOLTZ, M.; HALL, K. Language and identity. In: DURANTI, A. (Ed.). A companion to linguistic anthropology. Malden, MA, USA: Blackwell Publishing, 2004. p. 369-394. BUSCH, B. School language profiles: valorizing linguistic resources in heteroglossic situations in South Africa. Language and Education, vol. 24, n. 4, p. 283-294, 2010. BUSCH, B. The linguistic repertoire revisited. Applied Linguistics, p. 1-22, 2012. BUSCH, B. Building on Heteroglossia and Heterogeneity: The Experience of a Multilingual Classroom. In: BLACKLEDGE, A.; CREESE, A. (eds.). Heteroglossia as practice and pedagogy. New York: Springer, 2014, p. 21-40. BUSCH, B. Biographical approaches to research in multilingual settings: exploring linguistic repertoires. In: MARTIN-JONES, M.; DEIDRE, M. (eds.). Researching multilingualism: critical and ethnographic approaches. London: Routledge, 2017 (versão e-book). BUSCH, B. The language portrait in multilingualism research: theoretical and methodological considerations. Working Papers in Urban Language & Literacies. 2018. CANAGARAJAH, S. Translingual Practice: Global Englishes and Cosmopolitan Relations. New York: Routledge, 2013. ERICKSON, F. What makes school ethnography ‘ethnographic’?. Anthropology and Education Quarterly, v. 15, 1984, p. 51-66. FETTERMAN, D. M. Ethnography. In: GIVEN, L. M. (ed.). The Sage Encyclopedia of Qualitative Research Methods. Vol. 1 & 2. California: Sage Publications, 2008, p. 288-292. GARCÍA, O.; WEI, L. Translanguaging: Language, Bilingualism and Education. New York: Palgrave Macmillan, 2014. IRVINE, J.; GAL, S. Language ideology and linguistic differentiation. In: KROSKRITY, P. V. (ed.). Regimes of language: Ideologies, Politics and Identities. Santa Fe, NM: School of American Research Press, 2000, p. 35-85. JACQUEMET, M. Transidiomatic practices: language and power in the age of globalization. In: Language and communication, 25, 2005, p. 257-277. JACQUEMET, M. Language in the Age of Globalization. In: BONVILLAIN, N. (ed.). The Routledge Handbook of Linguistic Anthropology. New York: Routledge, 2016, p. 329-347. JAGER, A.; TEWSON, A.; LUDLOW, B.; BOYDELL, K. M. Embodied ways of storying the self: a systematic review of body-mapping. Forum Qualitative Social Research, v. 17, n. 2, 2016. KALAJA, P.; PITKÄNEN-HUHTA, A. ALR Special Issue: visual methods in Applied Language Studies. Applied Linguistics Review, Special Issue, 2017, p. 1-20. KROSKRITY, P. V. Language Ideologies. In: DURANTI, A. (ed.). A companion to linguistic anthropology. Oxford: Blackwell, 2004, p. 496-517. MAKONI, S.; MEINHOF, U. Linguística aplicada na África: desconstruindo a noção de “língua”. Tradução de Luiz Paulo da Moita Lopes. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 191-213. MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. Disinventing and reconstituting languages. In: MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (eds.). Disinventing and reconstituting languages. Clevedon/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters, 2007, p. 1-41. MELLO, M. F.; BARROS, V. M.; SOMMERMAN, A. Introdução. In: Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002, p. 09-26. MIGNOLO, W. D. Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. MIGNOLO, W. D. The darker side of Western Modernity: global futures, decolonial options. Durham/London: Duke University Press, 2011. NASCIMENTO, A. M. Português Intercultural: fundamentos para a educação linguística de professores e professoras indígenas em formação superior específica numa perspectiva intercultural. München: Lincom Academic Publishers, 2012. NASCIMENTO, A. M. Contextualizando o ensino de português: lições de um professor indígena. Currículo sem Fronteiras, vol. 15, nº 2, 2015, p. 465-491. NASCIMENTO, A. M. Plurilinguismos indígenas no mundo globalizado. Organon, v. 32, n. 62, 2017a, p. 1-19. NASCIMENTO, A. M. Globalization in the margins: toward elements for a sociolinguistics of mobility from Indigenous experiences. Signótica, vol. 29, n. 2, 2017b, p. 269-301. NASCIMENTO, A. M. “Se o índio for original”: a negação da coetaneidade como condição para uma indianidade autêntica na mídia e nos estudos da linguagem no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 57, n.3, 2018, p. 1413-1442. OLIVEIRA, D. P. Ideologias de linguagem acionadas por docentes indígenas em formação superior: tensões no espaço da diferença colonial. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018. OLIVEIRA, E. A.; PINTO, J. P. Linguajamentos e contra-hegemonias epistêmicas sobre linguagem em produções escritas indígenas. Linguagem em (dis)curso, v. 11, n. 2, maio/ago., 2011, p. 311-35. PENNYCOOK, A. Language and mobility: unexpected places. Bistol/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters, 2012. PRATT, M. L. Utopias linguísticas. Trad. de André Marques do Nascimento e Joana Plaza Pinto. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 52, n. 2, 2013 [1987], p. 437-459. QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000, p. 193-238. ROSE, G. Visual methodologies: an introduction to researching with visual materials. Los Angeles: Sage, 2001. SOLOMON, J. “Living with X”: a body mapping journey in time of HIV and AIDS. Facilitator’s guide: Psychosocial Wellbeing Series. Johannesburg: REPSSI, 2002. SOUZA, N. C. S. Tensões e conflitos emergentes nas práticas de letramentos acadêmicos em contexto intercultural: construindo caminhos de resistência para ocupar o território do campo acadêmico. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2019. WALSH, C. Interculturalidad y (de) colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, v.15, n.1-2, 2012, p. 61-74. WOOLARD, K. A.; SCHIEFFELIN, B. Language ideology. Annu. Rev. Anthropol., 1994, p. 55-82.Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:24:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14476Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:24:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos
title Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos
spellingShingle Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos
Nascimento, André Marques
repertório linguístico, trajetórias de vida, educação linguística, estudantes indígenas
title_short Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos
title_full Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos
title_fullStr Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos
title_full_unstemmed Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos
title_sort Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos
author Nascimento, André Marques
author_facet Nascimento, André Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, André Marques
dc.subject.por.fl_str_mv repertório linguístico, trajetórias de vida, educação linguística, estudantes indígenas
topic repertório linguístico, trajetórias de vida, educação linguística, estudantes indígenas
description Este artigo adota uma concepção de língua como repertório, definido como um conjunto emergente de recursos semióticos que reflete trajetórias de vida situadas em tempos e espaços específicos. Desta perspectiva teórica, analisa dimensões da configuração dos repertórios comunicativos de indivíduos indígenas na contemporaneidade pós-colonial. O material empírico sob análise foi gerado num contexto de educação linguística e se constitui de registros orais, escritos e multimodais de interlocuções emergentes na produção e apresentação de retratos linguísticos. A análise visa destacar a relevância pedagógica da (auto)representação dos repertórios linguísticos como ponto de partida para a educação linguística e como instrumento de pesquisa sobre recursos, práticas e ideologias linguísticas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-05
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14476
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14476
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14476/2199
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14476/2200
/*ref*/BLOMMAERT, J. Language Ideology. In: Encyclopedia of Language and Linguistics. [S.l.]: Elsevier, 2006. v. 6. p. 510-522. BLOMMAERT, J. The sociolinguistics of globalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. BLOMMAERT; J.; BACKUS, A. Superdiverse repertoires and the individual. In: SAINT-GEORGES, I.; WEBER, J. (eds.). Multilingualism and multimodality: current challenges for educational studies. Rotterdan/Boston/Taipei: Sense Publishers, 2013, p. 11-32. BLOMMAERT, J.; HORNER, B. Mobility and academic literacies: an epistolary conversation. London Review of Education. vol. 15, n. 1, 2017, p. 1-19. BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and superdiversity. Diversities, vol. 13, n. 2, 2011, p. 1-21 BLOOME, D.; GREEN, J. The social and linguistic turns in studying language and literacy. In: ROWSSELL, J.; PAHL, K. (eds.). The Routledge handbook of literacy studies. New York: Routledge, 2015, p. 19-34. BROWN, L.; STREGA, S. Introduction: Transgressive possibilities. In: BROWN, L.; STREGA, S. (eds.). Research as resistance: critical, Indigenous & anti-oppressive approaches. Toronto: Canadian Scholars' Press, 2005, p. 1-17. BUCHOLTZ, M.; HALL, K. Language and identity. In: DURANTI, A. (Ed.). A companion to linguistic anthropology. Malden, MA, USA: Blackwell Publishing, 2004. p. 369-394. BUSCH, B. School language profiles: valorizing linguistic resources in heteroglossic situations in South Africa. Language and Education, vol. 24, n. 4, p. 283-294, 2010. BUSCH, B. The linguistic repertoire revisited. Applied Linguistics, p. 1-22, 2012. BUSCH, B. Building on Heteroglossia and Heterogeneity: The Experience of a Multilingual Classroom. In: BLACKLEDGE, A.; CREESE, A. (eds.). Heteroglossia as practice and pedagogy. New York: Springer, 2014, p. 21-40. BUSCH, B. Biographical approaches to research in multilingual settings: exploring linguistic repertoires. In: MARTIN-JONES, M.; DEIDRE, M. (eds.). Researching multilingualism: critical and ethnographic approaches. London: Routledge, 2017 (versão e-book). BUSCH, B. The language portrait in multilingualism research: theoretical and methodological considerations. Working Papers in Urban Language & Literacies. 2018. CANAGARAJAH, S. Translingual Practice: Global Englishes and Cosmopolitan Relations. New York: Routledge, 2013. ERICKSON, F. What makes school ethnography ‘ethnographic’?. Anthropology and Education Quarterly, v. 15, 1984, p. 51-66. FETTERMAN, D. M. Ethnography. In: GIVEN, L. M. (ed.). The Sage Encyclopedia of Qualitative Research Methods. Vol. 1 & 2. California: Sage Publications, 2008, p. 288-292. GARCÍA, O.; WEI, L. Translanguaging: Language, Bilingualism and Education. New York: Palgrave Macmillan, 2014. IRVINE, J.; GAL, S. Language ideology and linguistic differentiation. In: KROSKRITY, P. V. (ed.). Regimes of language: Ideologies, Politics and Identities. Santa Fe, NM: School of American Research Press, 2000, p. 35-85. JACQUEMET, M. Transidiomatic practices: language and power in the age of globalization. In: Language and communication, 25, 2005, p. 257-277. JACQUEMET, M. Language in the Age of Globalization. In: BONVILLAIN, N. (ed.). The Routledge Handbook of Linguistic Anthropology. New York: Routledge, 2016, p. 329-347. JAGER, A.; TEWSON, A.; LUDLOW, B.; BOYDELL, K. M. Embodied ways of storying the self: a systematic review of body-mapping. Forum Qualitative Social Research, v. 17, n. 2, 2016. KALAJA, P.; PITKÄNEN-HUHTA, A. ALR Special Issue: visual methods in Applied Language Studies. Applied Linguistics Review, Special Issue, 2017, p. 1-20. KROSKRITY, P. V. Language Ideologies. In: DURANTI, A. (ed.). A companion to linguistic anthropology. Oxford: Blackwell, 2004, p. 496-517. MAKONI, S.; MEINHOF, U. Linguística aplicada na África: desconstruindo a noção de “língua”. Tradução de Luiz Paulo da Moita Lopes. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 191-213. MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. Disinventing and reconstituting languages. In: MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (eds.). Disinventing and reconstituting languages. Clevedon/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters, 2007, p. 1-41. MELLO, M. F.; BARROS, V. M.; SOMMERMAN, A. Introdução. In: Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002, p. 09-26. MIGNOLO, W. D. Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. MIGNOLO, W. D. The darker side of Western Modernity: global futures, decolonial options. Durham/London: Duke University Press, 2011. NASCIMENTO, A. M. Português Intercultural: fundamentos para a educação linguística de professores e professoras indígenas em formação superior específica numa perspectiva intercultural. München: Lincom Academic Publishers, 2012. NASCIMENTO, A. M. Contextualizando o ensino de português: lições de um professor indígena. Currículo sem Fronteiras, vol. 15, nº 2, 2015, p. 465-491. NASCIMENTO, A. M. Plurilinguismos indígenas no mundo globalizado. Organon, v. 32, n. 62, 2017a, p. 1-19. NASCIMENTO, A. M. Globalization in the margins: toward elements for a sociolinguistics of mobility from Indigenous experiences. Signótica, vol. 29, n. 2, 2017b, p. 269-301. NASCIMENTO, A. M. “Se o índio for original”: a negação da coetaneidade como condição para uma indianidade autêntica na mídia e nos estudos da linguagem no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 57, n.3, 2018, p. 1413-1442. OLIVEIRA, D. P. Ideologias de linguagem acionadas por docentes indígenas em formação superior: tensões no espaço da diferença colonial. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018. OLIVEIRA, E. A.; PINTO, J. P. Linguajamentos e contra-hegemonias epistêmicas sobre linguagem em produções escritas indígenas. Linguagem em (dis)curso, v. 11, n. 2, maio/ago., 2011, p. 311-35. PENNYCOOK, A. Language and mobility: unexpected places. Bistol/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters, 2012. PRATT, M. L. Utopias linguísticas. Trad. de André Marques do Nascimento e Joana Plaza Pinto. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 52, n. 2, 2013 [1987], p. 437-459. QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000, p. 193-238. ROSE, G. Visual methodologies: an introduction to researching with visual materials. Los Angeles: Sage, 2001. SOLOMON, J. “Living with X”: a body mapping journey in time of HIV and AIDS. Facilitator’s guide: Psychosocial Wellbeing Series. Johannesburg: REPSSI, 2002. SOUZA, N. C. S. Tensões e conflitos emergentes nas práticas de letramentos acadêmicos em contexto intercultural: construindo caminhos de resistência para ocupar o território do campo acadêmico. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2019. WALSH, C. Interculturalidad y (de) colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, v.15, n.1-2, 2012, p. 61-74. WOOLARD, K. A.; SCHIEFFELIN, B. Language ideology. Annu. Rev. Anthropol., 1994, p. 55-82.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101664886784