Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14476 |
Resumo: | Este artigo adota uma concepção de língua como repertório, definido como um conjunto emergente de recursos semióticos que reflete trajetórias de vida situadas em tempos e espaços específicos. Desta perspectiva teórica, analisa dimensões da configuração dos repertórios comunicativos de indivíduos indígenas na contemporaneidade pós-colonial. O material empírico sob análise foi gerado num contexto de educação linguística e se constitui de registros orais, escritos e multimodais de interlocuções emergentes na produção e apresentação de retratos linguísticos. A análise visa destacar a relevância pedagógica da (auto)representação dos repertórios linguísticos como ponto de partida para a educação linguística e como instrumento de pesquisa sobre recursos, práticas e ideologias linguísticas. |
id |
UFMG-7_b4fb93471e14a4fcac6e4671da062d55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14476 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticosrepertório linguístico, trajetórias de vida, educação linguística, estudantes indígenasEste artigo adota uma concepção de língua como repertório, definido como um conjunto emergente de recursos semióticos que reflete trajetórias de vida situadas em tempos e espaços específicos. Desta perspectiva teórica, analisa dimensões da configuração dos repertórios comunicativos de indivíduos indígenas na contemporaneidade pós-colonial. O material empírico sob análise foi gerado num contexto de educação linguística e se constitui de registros orais, escritos e multimodais de interlocuções emergentes na produção e apresentação de retratos linguísticos. A análise visa destacar a relevância pedagógica da (auto)representação dos repertórios linguísticos como ponto de partida para a educação linguística e como instrumento de pesquisa sobre recursos, práticas e ideologias linguísticas.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisNascimento, André Marques2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14476Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14476/2199http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14476/2200/*ref*/BLOMMAERT, J. Language Ideology. In: Encyclopedia of Language and Linguistics. [S.l.]: Elsevier, 2006. v. 6. p. 510-522. BLOMMAERT, J. The sociolinguistics of globalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. BLOMMAERT; J.; BACKUS, A. Superdiverse repertoires and the individual. In: SAINT-GEORGES, I.; WEBER, J. (eds.). Multilingualism and multimodality: current challenges for educational studies. Rotterdan/Boston/Taipei: Sense Publishers, 2013, p. 11-32. BLOMMAERT, J.; HORNER, B. Mobility and academic literacies: an epistolary conversation. London Review of Education. vol. 15, n. 1, 2017, p. 1-19. BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and superdiversity. Diversities, vol. 13, n. 2, 2011, p. 1-21 BLOOME, D.; GREEN, J. The social and linguistic turns in studying language and literacy. In: ROWSSELL, J.; PAHL, K. (eds.). The Routledge handbook of literacy studies. New York: Routledge, 2015, p. 19-34. BROWN, L.; STREGA, S. Introduction: Transgressive possibilities. In: BROWN, L.; STREGA, S. (eds.). Research as resistance: critical, Indigenous & anti-oppressive approaches. Toronto: Canadian Scholars' Press, 2005, p. 1-17. BUCHOLTZ, M.; HALL, K. Language and identity. In: DURANTI, A. (Ed.). A companion to linguistic anthropology. Malden, MA, USA: Blackwell Publishing, 2004. p. 369-394. BUSCH, B. School language profiles: valorizing linguistic resources in heteroglossic situations in South Africa. Language and Education, vol. 24, n. 4, p. 283-294, 2010. BUSCH, B. The linguistic repertoire revisited. Applied Linguistics, p. 1-22, 2012. BUSCH, B. Building on Heteroglossia and Heterogeneity: The Experience of a Multilingual Classroom. In: BLACKLEDGE, A.; CREESE, A. (eds.). Heteroglossia as practice and pedagogy. New York: Springer, 2014, p. 21-40. BUSCH, B. Biographical approaches to research in multilingual settings: exploring linguistic repertoires. In: MARTIN-JONES, M.; DEIDRE, M. (eds.). Researching multilingualism: critical and ethnographic approaches. London: Routledge, 2017 (versão e-book). BUSCH, B. The language portrait in multilingualism research: theoretical and methodological considerations. Working Papers in Urban Language & Literacies. 2018. CANAGARAJAH, S. Translingual Practice: Global Englishes and Cosmopolitan Relations. New York: Routledge, 2013. ERICKSON, F. What makes school ethnography ‘ethnographic’?. Anthropology and Education Quarterly, v. 15, 1984, p. 51-66. FETTERMAN, D. M. Ethnography. In: GIVEN, L. M. (ed.). The Sage Encyclopedia of Qualitative Research Methods. Vol. 1 & 2. California: Sage Publications, 2008, p. 288-292. GARCÍA, O.; WEI, L. Translanguaging: Language, Bilingualism and Education. New York: Palgrave Macmillan, 2014. IRVINE, J.; GAL, S. Language ideology and linguistic differentiation. In: KROSKRITY, P. V. (ed.). Regimes of language: Ideologies, Politics and Identities. Santa Fe, NM: School of American Research Press, 2000, p. 35-85. JACQUEMET, M. Transidiomatic practices: language and power in the age of globalization. In: Language and communication, 25, 2005, p. 257-277. JACQUEMET, M. Language in the Age of Globalization. In: BONVILLAIN, N. (ed.). The Routledge Handbook of Linguistic Anthropology. New York: Routledge, 2016, p. 329-347. JAGER, A.; TEWSON, A.; LUDLOW, B.; BOYDELL, K. M. Embodied ways of storying the self: a systematic review of body-mapping. Forum Qualitative Social Research, v. 17, n. 2, 2016. KALAJA, P.; PITKÄNEN-HUHTA, A. ALR Special Issue: visual methods in Applied Language Studies. Applied Linguistics Review, Special Issue, 2017, p. 1-20. KROSKRITY, P. V. Language Ideologies. In: DURANTI, A. (ed.). A companion to linguistic anthropology. Oxford: Blackwell, 2004, p. 496-517. MAKONI, S.; MEINHOF, U. Linguística aplicada na África: desconstruindo a noção de “língua”. Tradução de Luiz Paulo da Moita Lopes. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 191-213. MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. Disinventing and reconstituting languages. In: MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (eds.). Disinventing and reconstituting languages. Clevedon/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters, 2007, p. 1-41. MELLO, M. F.; BARROS, V. M.; SOMMERMAN, A. Introdução. In: Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002, p. 09-26. MIGNOLO, W. D. Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. MIGNOLO, W. D. The darker side of Western Modernity: global futures, decolonial options. Durham/London: Duke University Press, 2011. NASCIMENTO, A. M. Português Intercultural: fundamentos para a educação linguística de professores e professoras indígenas em formação superior específica numa perspectiva intercultural. München: Lincom Academic Publishers, 2012. NASCIMENTO, A. M. Contextualizando o ensino de português: lições de um professor indígena. Currículo sem Fronteiras, vol. 15, nº 2, 2015, p. 465-491. NASCIMENTO, A. M. Plurilinguismos indígenas no mundo globalizado. Organon, v. 32, n. 62, 2017a, p. 1-19. NASCIMENTO, A. M. Globalization in the margins: toward elements for a sociolinguistics of mobility from Indigenous experiences. Signótica, vol. 29, n. 2, 2017b, p. 269-301. NASCIMENTO, A. M. “Se o índio for original”: a negação da coetaneidade como condição para uma indianidade autêntica na mídia e nos estudos da linguagem no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 57, n.3, 2018, p. 1413-1442. OLIVEIRA, D. P. Ideologias de linguagem acionadas por docentes indígenas em formação superior: tensões no espaço da diferença colonial. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018. OLIVEIRA, E. A.; PINTO, J. P. Linguajamentos e contra-hegemonias epistêmicas sobre linguagem em produções escritas indígenas. Linguagem em (dis)curso, v. 11, n. 2, maio/ago., 2011, p. 311-35. PENNYCOOK, A. Language and mobility: unexpected places. Bistol/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters, 2012. PRATT, M. L. Utopias linguísticas. Trad. de André Marques do Nascimento e Joana Plaza Pinto. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 52, n. 2, 2013 [1987], p. 437-459. QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000, p. 193-238. ROSE, G. Visual methodologies: an introduction to researching with visual materials. Los Angeles: Sage, 2001. SOLOMON, J. “Living with X”: a body mapping journey in time of HIV and AIDS. Facilitator’s guide: Psychosocial Wellbeing Series. Johannesburg: REPSSI, 2002. SOUZA, N. C. S. Tensões e conflitos emergentes nas práticas de letramentos acadêmicos em contexto intercultural: construindo caminhos de resistência para ocupar o território do campo acadêmico. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2019. WALSH, C. Interculturalidad y (de) colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, v.15, n.1-2, 2012, p. 61-74. WOOLARD, K. A.; SCHIEFFELIN, B. Language ideology. Annu. Rev. Anthropol., 1994, p. 55-82.Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:24:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14476Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:24:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos |
title |
Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos |
spellingShingle |
Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos Nascimento, André Marques repertório linguístico, trajetórias de vida, educação linguística, estudantes indígenas |
title_short |
Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos |
title_full |
Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos |
title_fullStr |
Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos |
title_full_unstemmed |
Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos |
title_sort |
Repertórios linguísticos como índices biográficos: (auto)representações multimodais de estudantes indígenas através de retratos linguísticos |
author |
Nascimento, André Marques |
author_facet |
Nascimento, André Marques |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, André Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
repertório linguístico, trajetórias de vida, educação linguística, estudantes indígenas |
topic |
repertório linguístico, trajetórias de vida, educação linguística, estudantes indígenas |
description |
Este artigo adota uma concepção de língua como repertório, definido como um conjunto emergente de recursos semióticos que reflete trajetórias de vida situadas em tempos e espaços específicos. Desta perspectiva teórica, analisa dimensões da configuração dos repertórios comunicativos de indivíduos indígenas na contemporaneidade pós-colonial. O material empírico sob análise foi gerado num contexto de educação linguística e se constitui de registros orais, escritos e multimodais de interlocuções emergentes na produção e apresentação de retratos linguísticos. A análise visa destacar a relevância pedagógica da (auto)representação dos repertórios linguísticos como ponto de partida para a educação linguística e como instrumento de pesquisa sobre recursos, práticas e ideologias linguísticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14476 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14476 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14476/2199 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14476/2200 /*ref*/BLOMMAERT, J. Language Ideology. In: Encyclopedia of Language and Linguistics. [S.l.]: Elsevier, 2006. v. 6. p. 510-522. BLOMMAERT, J. The sociolinguistics of globalization. Cambridge: Cambridge University Press, 2010. BLOMMAERT; J.; BACKUS, A. Superdiverse repertoires and the individual. In: SAINT-GEORGES, I.; WEBER, J. (eds.). Multilingualism and multimodality: current challenges for educational studies. Rotterdan/Boston/Taipei: Sense Publishers, 2013, p. 11-32. BLOMMAERT, J.; HORNER, B. Mobility and academic literacies: an epistolary conversation. London Review of Education. vol. 15, n. 1, 2017, p. 1-19. BLOMMAERT, J.; RAMPTON, B. Language and superdiversity. Diversities, vol. 13, n. 2, 2011, p. 1-21 BLOOME, D.; GREEN, J. The social and linguistic turns in studying language and literacy. In: ROWSSELL, J.; PAHL, K. (eds.). The Routledge handbook of literacy studies. New York: Routledge, 2015, p. 19-34. BROWN, L.; STREGA, S. Introduction: Transgressive possibilities. In: BROWN, L.; STREGA, S. (eds.). Research as resistance: critical, Indigenous & anti-oppressive approaches. Toronto: Canadian Scholars' Press, 2005, p. 1-17. BUCHOLTZ, M.; HALL, K. Language and identity. In: DURANTI, A. (Ed.). A companion to linguistic anthropology. Malden, MA, USA: Blackwell Publishing, 2004. p. 369-394. BUSCH, B. School language profiles: valorizing linguistic resources in heteroglossic situations in South Africa. Language and Education, vol. 24, n. 4, p. 283-294, 2010. BUSCH, B. The linguistic repertoire revisited. Applied Linguistics, p. 1-22, 2012. BUSCH, B. Building on Heteroglossia and Heterogeneity: The Experience of a Multilingual Classroom. In: BLACKLEDGE, A.; CREESE, A. (eds.). Heteroglossia as practice and pedagogy. New York: Springer, 2014, p. 21-40. BUSCH, B. Biographical approaches to research in multilingual settings: exploring linguistic repertoires. In: MARTIN-JONES, M.; DEIDRE, M. (eds.). Researching multilingualism: critical and ethnographic approaches. London: Routledge, 2017 (versão e-book). BUSCH, B. The language portrait in multilingualism research: theoretical and methodological considerations. Working Papers in Urban Language & Literacies. 2018. CANAGARAJAH, S. Translingual Practice: Global Englishes and Cosmopolitan Relations. New York: Routledge, 2013. ERICKSON, F. What makes school ethnography ‘ethnographic’?. Anthropology and Education Quarterly, v. 15, 1984, p. 51-66. FETTERMAN, D. M. Ethnography. In: GIVEN, L. M. (ed.). The Sage Encyclopedia of Qualitative Research Methods. Vol. 1 & 2. California: Sage Publications, 2008, p. 288-292. GARCÍA, O.; WEI, L. Translanguaging: Language, Bilingualism and Education. New York: Palgrave Macmillan, 2014. IRVINE, J.; GAL, S. Language ideology and linguistic differentiation. In: KROSKRITY, P. V. (ed.). Regimes of language: Ideologies, Politics and Identities. Santa Fe, NM: School of American Research Press, 2000, p. 35-85. JACQUEMET, M. Transidiomatic practices: language and power in the age of globalization. In: Language and communication, 25, 2005, p. 257-277. JACQUEMET, M. Language in the Age of Globalization. In: BONVILLAIN, N. (ed.). The Routledge Handbook of Linguistic Anthropology. New York: Routledge, 2016, p. 329-347. JAGER, A.; TEWSON, A.; LUDLOW, B.; BOYDELL, K. M. Embodied ways of storying the self: a systematic review of body-mapping. Forum Qualitative Social Research, v. 17, n. 2, 2016. KALAJA, P.; PITKÄNEN-HUHTA, A. ALR Special Issue: visual methods in Applied Language Studies. Applied Linguistics Review, Special Issue, 2017, p. 1-20. KROSKRITY, P. V. Language Ideologies. In: DURANTI, A. (ed.). A companion to linguistic anthropology. Oxford: Blackwell, 2004, p. 496-517. MAKONI, S.; MEINHOF, U. Linguística aplicada na África: desconstruindo a noção de “língua”. Tradução de Luiz Paulo da Moita Lopes. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 191-213. MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. Disinventing and reconstituting languages. In: MAKONI, S.; PENNYCOOK, A. (eds.). Disinventing and reconstituting languages. Clevedon/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters, 2007, p. 1-41. MELLO, M. F.; BARROS, V. M.; SOMMERMAN, A. Introdução. In: Educação e transdisciplinaridade II. São Paulo: TRIOM, 2002, p. 09-26. MIGNOLO, W. D. Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Trad. de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. MIGNOLO, W. D. The darker side of Western Modernity: global futures, decolonial options. Durham/London: Duke University Press, 2011. NASCIMENTO, A. M. Português Intercultural: fundamentos para a educação linguística de professores e professoras indígenas em formação superior específica numa perspectiva intercultural. München: Lincom Academic Publishers, 2012. NASCIMENTO, A. M. Contextualizando o ensino de português: lições de um professor indígena. Currículo sem Fronteiras, vol. 15, nº 2, 2015, p. 465-491. NASCIMENTO, A. M. Plurilinguismos indígenas no mundo globalizado. Organon, v. 32, n. 62, 2017a, p. 1-19. NASCIMENTO, A. M. Globalization in the margins: toward elements for a sociolinguistics of mobility from Indigenous experiences. Signótica, vol. 29, n. 2, 2017b, p. 269-301. NASCIMENTO, A. M. “Se o índio for original”: a negação da coetaneidade como condição para uma indianidade autêntica na mídia e nos estudos da linguagem no Brasil. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 57, n.3, 2018, p. 1413-1442. OLIVEIRA, D. P. Ideologias de linguagem acionadas por docentes indígenas em formação superior: tensões no espaço da diferença colonial. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2018. OLIVEIRA, E. A.; PINTO, J. P. Linguajamentos e contra-hegemonias epistêmicas sobre linguagem em produções escritas indígenas. Linguagem em (dis)curso, v. 11, n. 2, maio/ago., 2011, p. 311-35. PENNYCOOK, A. Language and mobility: unexpected places. Bistol/Buffalo/Toronto: Multilingual Matters, 2012. PRATT, M. L. Utopias linguísticas. Trad. de André Marques do Nascimento e Joana Plaza Pinto. Trabalhos em Linguística Aplicada, vol. 52, n. 2, 2013 [1987], p. 437-459. QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (comp.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 2000, p. 193-238. ROSE, G. Visual methodologies: an introduction to researching with visual materials. Los Angeles: Sage, 2001. SOLOMON, J. “Living with X”: a body mapping journey in time of HIV and AIDS. Facilitator’s guide: Psychosocial Wellbeing Series. Johannesburg: REPSSI, 2002. SOUZA, N. C. S. Tensões e conflitos emergentes nas práticas de letramentos acadêmicos em contexto intercultural: construindo caminhos de resistência para ocupar o território do campo acadêmico. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2019. WALSH, C. Interculturalidad y (de) colonialidad: Perspectivas críticas y políticas. Visão Global, v.15, n.1-2, 2012, p. 61-74. WOOLARD, K. A.; SCHIEFFELIN, B. Language ideology. Annu. Rev. Anthropol., 1994, p. 55-82. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101664886784 |