“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821 |
Resumo: | Neste trabalho, reflete-se sobre questionamentos de professores que participaram de um programa de formação continuada ocorrido no Rio Grande do Sul, oferecido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Parte-se das impressões que os educadores tinham no início da referida formação, comparando-as às compreensões explicitadas ao final do curso. Neste período de formação, compartilhando experiências e conhecimento, aliando teoria e prática, dúvidas e inquietações foram dando espaço a novas perspectivas para reavaliar e modificar o fazer pedagógico. Destaca-se que o letramento, assumido em todo o processo de ensino e de aprendizagem, é, acima de tudo, ensinar o aluno a falar, ver, ouvir, ler, escrever, calcular, entre tantas outras habilidades. Todavia, primeiro, os professores precisam aprender a fazê-lo. |
id |
UFMG-7_b900c578946436375beec464ea473dda |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1821 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuadaNeste trabalho, reflete-se sobre questionamentos de professores que participaram de um programa de formação continuada ocorrido no Rio Grande do Sul, oferecido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Parte-se das impressões que os educadores tinham no início da referida formação, comparando-as às compreensões explicitadas ao final do curso. Neste período de formação, compartilhando experiências e conhecimento, aliando teoria e prática, dúvidas e inquietações foram dando espaço a novas perspectivas para reavaliar e modificar o fazer pedagógico. Destaca-se que o letramento, assumido em todo o processo de ensino e de aprendizagem, é, acima de tudo, ensinar o aluno a falar, ver, ouvir, ler, escrever, calcular, entre tantas outras habilidades. Todavia, primeiro, os professores precisam aprender a fazê-lo. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisEitelven, Adriane AnghebenFronza, Cátia de Azevedo2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821/1879info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-30T01:33:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1821Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-05-30T01:33:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada |
title |
“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada |
spellingShingle |
“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada Eitelven, Adriane Angheben |
title_short |
“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada |
title_full |
“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada |
title_fullStr |
“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada |
title_full_unstemmed |
“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada |
title_sort |
“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada |
author |
Eitelven, Adriane Angheben |
author_facet |
Eitelven, Adriane Angheben Fronza, Cátia de Azevedo |
author_role |
author |
author2 |
Fronza, Cátia de Azevedo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eitelven, Adriane Angheben Fronza, Cátia de Azevedo |
description |
Neste trabalho, reflete-se sobre questionamentos de professores que participaram de um programa de formação continuada ocorrido no Rio Grande do Sul, oferecido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Parte-se das impressões que os educadores tinham no início da referida formação, comparando-as às compreensões explicitadas ao final do curso. Neste período de formação, compartilhando experiências e conhecimento, aliando teoria e prática, dúvidas e inquietações foram dando espaço a novas perspectivas para reavaliar e modificar o fazer pedagógico. Destaca-se que o letramento, assumido em todo o processo de ensino e de aprendizagem, é, acima de tudo, ensinar o aluno a falar, ver, ouvir, ler, escrever, calcular, entre tantas outras habilidades. Todavia, primeiro, os professores precisam aprender a fazê-lo. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821/1879 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102300323840 |