“Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eitelven, Adriane Angheben
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Fronza, Cátia de Azevedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821
Resumo: Neste trabalho, reflete-se sobre questionamentos de professores que participaram de um programa de formação continuada ocorrido no Rio Grande do Sul, oferecido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Parte-se das impressões que os educadores tinham no início da referida formação, comparando-as às compreensões explicitadas ao final do curso. Neste período de formação, compartilhando experiências e conhecimento, aliando teoria e prática, dúvidas e inquietações foram dando espaço a novas perspectivas para reavaliar e modificar o fazer pedagógico. Destaca-se que o letramento, assumido em todo o processo de ensino e de aprendizagem, é, acima de tudo, ensinar o aluno a falar, ver, ouvir, ler, escrever, calcular, entre tantas outras habilidades. Todavia, primeiro, os professores precisam aprender a fazê-lo. 
id UFMG-7_b900c578946436375beec464ea473dda
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1821
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling “Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuadaNeste trabalho, reflete-se sobre questionamentos de professores que participaram de um programa de formação continuada ocorrido no Rio Grande do Sul, oferecido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Parte-se das impressões que os educadores tinham no início da referida formação, comparando-as às compreensões explicitadas ao final do curso. Neste período de formação, compartilhando experiências e conhecimento, aliando teoria e prática, dúvidas e inquietações foram dando espaço a novas perspectivas para reavaliar e modificar o fazer pedagógico. Destaca-se que o letramento, assumido em todo o processo de ensino e de aprendizagem, é, acima de tudo, ensinar o aluno a falar, ver, ouvir, ler, escrever, calcular, entre tantas outras habilidades. Todavia, primeiro, os professores precisam aprender a fazê-lo.  Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisEitelven, Adriane AnghebenFronza, Cátia de Azevedo2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821/1879info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-30T01:33:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1821Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-05-30T01:33:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada
title “Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada
spellingShingle “Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada
Eitelven, Adriane Angheben
title_short “Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada
title_full “Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada
title_fullStr “Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada
title_full_unstemmed “Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada
title_sort “Batizando e ressignificando práticas pedagógicas” no ensino da língua materna: o papel da formação continuada
author Eitelven, Adriane Angheben
author_facet Eitelven, Adriane Angheben
Fronza, Cátia de Azevedo
author_role author
author2 Fronza, Cátia de Azevedo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Eitelven, Adriane Angheben
Fronza, Cátia de Azevedo
description Neste trabalho, reflete-se sobre questionamentos de professores que participaram de um programa de formação continuada ocorrido no Rio Grande do Sul, oferecido pelo Ministério da Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Parte-se das impressões que os educadores tinham no início da referida formação, comparando-as às compreensões explicitadas ao final do curso. Neste período de formação, compartilhando experiências e conhecimento, aliando teoria e prática, dúvidas e inquietações foram dando espaço a novas perspectivas para reavaliar e modificar o fazer pedagógico. Destaca-se que o letramento, assumido em todo o processo de ensino e de aprendizagem, é, acima de tudo, ensinar o aluno a falar, ver, ouvir, ler, escrever, calcular, entre tantas outras habilidades. Todavia, primeiro, os professores precisam aprender a fazê-lo. 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1821/1879
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102300323840