Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917 |
Resumo: | O artigo refere-se à análise de processos de formação continuada de profissionais educadores que atuam na gestão do ensino fundamental e educação infantil em dois municípios de estados brasileiros diferentes, sendo um do Mato Grosso do Sul e outro de São Paulo. Ambos envolveram docentes e discentes das universidades públicas dos dois estados (UNESP e UFMS), tiveram suas ações analisadas no momento em que completaram dois anos e envolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão. O texto realiza uma introdução, expondo e analisando o contexto atual dos estudos em Administração escolar e segue com a apresentação dos referenciais teórico-metodológicos das duas práticas, evidenciando suas similaridades e especificidades. Posteriormente, analisa os resultados parciais dos trabalhos, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e, sobretudo, das práticas cotidianas dos sujeitos envolvidos. |
id |
UNICAMP-19_a5be0e224008a4c9af03b772438035a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/917 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidadeGestão escolar. Formação continuada de educadores. Papel da universidade.Formação continuada de educadoresO artigo refere-se à análise de processos de formação continuada de profissionais educadores que atuam na gestão do ensino fundamental e educação infantil em dois municípios de estados brasileiros diferentes, sendo um do Mato Grosso do Sul e outro de São Paulo. Ambos envolveram docentes e discentes das universidades públicas dos dois estados (UNESP e UFMS), tiveram suas ações analisadas no momento em que completaram dois anos e envolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão. O texto realiza uma introdução, expondo e analisando o contexto atual dos estudos em Administração escolar e segue com a apresentação dos referenciais teórico-metodológicos das duas práticas, evidenciando suas similaridades e especificidades. Posteriormente, analisa os resultados parciais dos trabalhos, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e, sobretudo, das práticas cotidianas dos sujeitos envolvidos.Universidade Estadual de Campinas2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/91710.20396/etd.v11i1.917ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-73ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-73ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-731676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917/pdf_102Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Lucrécia StringhettaMaia, Graziela Zambão Abdian2017-09-13T12:57:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/917Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-13T12:57:52ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade |
title |
Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade |
spellingShingle |
Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade Mello, Lucrécia Stringhetta Gestão escolar. Formação continuada de educadores. Papel da universidade. Formação continuada de educadores |
title_short |
Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade |
title_full |
Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade |
title_fullStr |
Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade |
title_full_unstemmed |
Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade |
title_sort |
Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade |
author |
Mello, Lucrécia Stringhetta |
author_facet |
Mello, Lucrécia Stringhetta Maia, Graziela Zambão Abdian |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Graziela Zambão Abdian |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mello, Lucrécia Stringhetta Maia, Graziela Zambão Abdian |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar. Formação continuada de educadores. Papel da universidade. Formação continuada de educadores |
topic |
Gestão escolar. Formação continuada de educadores. Papel da universidade. Formação continuada de educadores |
description |
O artigo refere-se à análise de processos de formação continuada de profissionais educadores que atuam na gestão do ensino fundamental e educação infantil em dois municípios de estados brasileiros diferentes, sendo um do Mato Grosso do Sul e outro de São Paulo. Ambos envolveram docentes e discentes das universidades públicas dos dois estados (UNESP e UFMS), tiveram suas ações analisadas no momento em que completaram dois anos e envolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão. O texto realiza uma introdução, expondo e analisando o contexto atual dos estudos em Administração escolar e segue com a apresentação dos referenciais teórico-metodológicos das duas práticas, evidenciando suas similaridades e especificidades. Posteriormente, analisa os resultados parciais dos trabalhos, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e, sobretudo, das práticas cotidianas dos sujeitos envolvidos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917 10.20396/etd.v11i1.917 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v11i1.917 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917/pdf_102 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-73 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-73 ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-73 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1824498888388640768 |