Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Lucrécia Stringhetta
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Maia, Graziela Zambão Abdian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917
Resumo: O artigo refere-se à análise de processos de formação continuada de profissionais educadores que atuam na gestão do ensino fundamental e educação infantil em dois municípios de estados brasileiros diferentes, sendo um do Mato Grosso do Sul e outro de São Paulo. Ambos envolveram docentes e discentes das universidades públicas dos dois estados (UNESP e UFMS), tiveram suas ações analisadas no momento em que completaram dois anos e envolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão. O texto realiza uma introdução, expondo e analisando o contexto atual dos estudos em Administração escolar e segue com a apresentação dos referenciais teórico-metodológicos das duas práticas, evidenciando suas similaridades e especificidades. Posteriormente, analisa os resultados parciais dos trabalhos, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e, sobretudo, das práticas cotidianas dos sujeitos envolvidos.
id UNICAMP-19_a5be0e224008a4c9af03b772438035a6
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/917
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidadeGestão escolar. Formação continuada de educadores. Papel da universidade.Formação continuada de educadoresO artigo refere-se à análise de processos de formação continuada de profissionais educadores que atuam na gestão do ensino fundamental e educação infantil em dois municípios de estados brasileiros diferentes, sendo um do Mato Grosso do Sul e outro de São Paulo. Ambos envolveram docentes e discentes das universidades públicas dos dois estados (UNESP e UFMS), tiveram suas ações analisadas no momento em que completaram dois anos e envolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão. O texto realiza uma introdução, expondo e analisando o contexto atual dos estudos em Administração escolar e segue com a apresentação dos referenciais teórico-metodológicos das duas práticas, evidenciando suas similaridades e especificidades. Posteriormente, analisa os resultados parciais dos trabalhos, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e, sobretudo, das práticas cotidianas dos sujeitos envolvidos.Universidade Estadual de Campinas2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/91710.20396/etd.v11i1.917ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-73ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-73ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-731676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917/pdf_102Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMello, Lucrécia StringhettaMaia, Graziela Zambão Abdian2017-09-13T12:57:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/917Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-09-13T12:57:52ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
title Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
spellingShingle Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
Mello, Lucrécia Stringhetta
Gestão escolar. Formação continuada de educadores. Papel da universidade.
Formação continuada de educadores
title_short Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
title_full Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
title_fullStr Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
title_full_unstemmed Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
title_sort Formação continuada de educadores: ressignificando o papel da prática na gestão escolar e da universidade
author Mello, Lucrécia Stringhetta
author_facet Mello, Lucrécia Stringhetta
Maia, Graziela Zambão Abdian
author_role author
author2 Maia, Graziela Zambão Abdian
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Lucrécia Stringhetta
Maia, Graziela Zambão Abdian
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar. Formação continuada de educadores. Papel da universidade.
Formação continuada de educadores
topic Gestão escolar. Formação continuada de educadores. Papel da universidade.
Formação continuada de educadores
description O artigo refere-se à análise de processos de formação continuada de profissionais educadores que atuam na gestão do ensino fundamental e educação infantil em dois municípios de estados brasileiros diferentes, sendo um do Mato Grosso do Sul e outro de São Paulo. Ambos envolveram docentes e discentes das universidades públicas dos dois estados (UNESP e UFMS), tiveram suas ações analisadas no momento em que completaram dois anos e envolveram atividades de ensino, pesquisa e extensão. O texto realiza uma introdução, expondo e analisando o contexto atual dos estudos em Administração escolar e segue com a apresentação dos referenciais teórico-metodológicos das duas práticas, evidenciando suas similaridades e especificidades. Posteriormente, analisa os resultados parciais dos trabalhos, nos âmbitos do ensino, da pesquisa e, sobretudo, das práticas cotidianas dos sujeitos envolvidos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917
10.20396/etd.v11i1.917
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917
identifier_str_mv 10.20396/etd.v11i1.917
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/917/pdf_102
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-73
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-73
ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 52-73
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1824498888388640768