Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sandoval Nonato Gomes
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Almeida, Patrícia Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827
Resumo: Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica Pergunta-Resposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidasem uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O pardialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo aobservar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aulaem questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.
id UFMG-7_bce0722fc3c1cf8009d586b8acda96dc
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/827
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetizaçãoEste artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica Pergunta-Resposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidasem uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O pardialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo aobservar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aulaem questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSantos, Sandoval Nonato GomesAlmeida, Patrícia Sousa2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827/923info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T22:27:07Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/827Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T22:27:07Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
title Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
spellingShingle Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
Santos, Sandoval Nonato Gomes
title_short Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
title_full Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
title_fullStr Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
title_full_unstemmed Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
title_sort Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
author Santos, Sandoval Nonato Gomes
author_facet Santos, Sandoval Nonato Gomes
Almeida, Patrícia Sousa
author_role author
author2 Almeida, Patrícia Sousa
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sandoval Nonato Gomes
Almeida, Patrícia Sousa
description Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica Pergunta-Resposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidasem uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O pardialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo aobservar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aulaem questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827/923
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099933687808