Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827 |
Resumo: | Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica Pergunta-Resposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidasem uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O pardialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo aobservar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aulaem questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas. |
id |
UFMG-7_bce0722fc3c1cf8009d586b8acda96dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/827 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetizaçãoEste artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica Pergunta-Resposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidasem uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O pardialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo aobservar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aulaem questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSantos, Sandoval Nonato GomesAlmeida, Patrícia Sousa2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827/923info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T22:27:07Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/827Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T22:27:07Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização |
title |
Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização |
spellingShingle |
Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização Santos, Sandoval Nonato Gomes |
title_short |
Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização |
title_full |
Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização |
title_fullStr |
Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização |
title_full_unstemmed |
Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização |
title_sort |
Pergunta-resposta: como o par dialógico constrói uma aula na alfabetização |
author |
Santos, Sandoval Nonato Gomes |
author_facet |
Santos, Sandoval Nonato Gomes Almeida, Patrícia Sousa |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Patrícia Sousa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Sandoval Nonato Gomes Almeida, Patrícia Sousa |
description |
Este artigo tem como pretensão analisar a unidade dialógica Pergunta-Resposta, fundamental para a organização conversacional, nas interações mantidasem uma aula de alfabetização ocorrida em um contexto escolar singular. O pardialógico é examinado em relação aos gestos profissionais docentes, de modo aobservar o movimento da professora e seu estilo de docência na construção da aulaem questão. Ao final, justifica-se o foco nas perguntas em detrimento das respostas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-14 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/827/923 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099933687808 |