Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotions
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17125 |
Resumo: | RESUMO: Há pouco tempo, o papel das emoções na vida docente, bem como seu impacto na sala de aula de línguas, foi amplamente negligenciado (BENESCH, 2012). Após o advento da “virada afetiva”, o campo da Linguística Aplicada (LA) começou a contemplar estudos sobre emoções (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). Recentemente, a vertente crítica das emoções buscou discutir as relações de ideologia e poder em sua constituição, enfatizando seus aspectos sociais, culturais e políticos (ZEMBYLAS, 2003, 2005). Assim, embasado nas concepções críticas para o ensino de línguas e emoções, buscamos neste estudo de caso discutir como as emoções de uma professora de Inglês de escola pública são formadas, e quais são os fatores que as constituem. Para tanto, analisamos narrativas da professora-participante, que construíram categorias compostas por emoções variadas, tais como: satisfação, medo, insegurança e esperança. Concluímos que a opção pelo ensino crítico de línguas despertou emoções na professora que geram resistência e contestação aos discursos dominantes.PALAVRAS-CHAVE: emoções; perspectiva política-cultural das emoções; ensino crítico de línguas.ABSTRACT: Some time ago, the role of emotions in a teacher’s life, as well as their impact on the language classroom, was widely neglected (BENESCH, 2012). After the advent of the “affective turn”, the field of Applied Linguistics (AL) began to contemplate studies on emotions (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). Recently, the critical aspect of emotions seeks to discuss the relations between ideology and power in its constitution, emphasizing its social, cultural and political aspects (ZEMBYLAS, 2003, 2005). Thus, based on the critical concepts for language teaching and emotions, we seek in this case study to discuss how the emotions of a public school English teacher are formed, and what factors constitute them. For this, we analyzed narratives of the teacher-participant, who built categories, compounding different emotions such as: satisfaction, fear, insecurity and hope. We concluded that the critical language teaching arose teacher’s emotions that generate resistance and contestation to the dominant discourses.KEYWORDS: emotions; political-cultural perspective of emotions; critical language teaching. |
id |
UFMG-7_c3c7347826d117889d6de27c0b62665b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17125 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotionsemoções; perspectiva política-cultural das emoções; ensino crítico de línguas; emotions; political-cultural perspective of emotions; critical language teaching.RESUMO: Há pouco tempo, o papel das emoções na vida docente, bem como seu impacto na sala de aula de línguas, foi amplamente negligenciado (BENESCH, 2012). Após o advento da “virada afetiva”, o campo da Linguística Aplicada (LA) começou a contemplar estudos sobre emoções (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). Recentemente, a vertente crítica das emoções buscou discutir as relações de ideologia e poder em sua constituição, enfatizando seus aspectos sociais, culturais e políticos (ZEMBYLAS, 2003, 2005). Assim, embasado nas concepções críticas para o ensino de línguas e emoções, buscamos neste estudo de caso discutir como as emoções de uma professora de Inglês de escola pública são formadas, e quais são os fatores que as constituem. Para tanto, analisamos narrativas da professora-participante, que construíram categorias compostas por emoções variadas, tais como: satisfação, medo, insegurança e esperança. Concluímos que a opção pelo ensino crítico de línguas despertou emoções na professora que geram resistência e contestação aos discursos dominantes.PALAVRAS-CHAVE: emoções; perspectiva política-cultural das emoções; ensino crítico de línguas.ABSTRACT: Some time ago, the role of emotions in a teacher’s life, as well as their impact on the language classroom, was widely neglected (BENESCH, 2012). After the advent of the “affective turn”, the field of Applied Linguistics (AL) began to contemplate studies on emotions (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). Recently, the critical aspect of emotions seeks to discuss the relations between ideology and power in its constitution, emphasizing its social, cultural and political aspects (ZEMBYLAS, 2003, 2005). Thus, based on the critical concepts for language teaching and emotions, we seek in this case study to discuss how the emotions of a public school English teacher are formed, and what factors constitute them. For this, we analyzed narratives of the teacher-participant, who built categories, compounding different emotions such as: satisfaction, fear, insecurity and hope. We concluded that the critical language teaching arose teacher’s emotions that generate resistance and contestation to the dominant discourses.KEYWORDS: emotions; political-cultural perspective of emotions; critical language teaching.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisOliveira, Ana Claudia Turcato de2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17125Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17125/1125614035http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17125/2747/*ref*/ABU-LUGHOD, L.; LUTZ, C. A. Introduction: Emotion, Discourse, and the Politics of Everyday Life. In: LUTZ, C.; ABU-LUGHOD, L. (ed.). Language and the Politics of Emotion. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. p. 1-23./*ref*/AGUDO, J. D. M. Emotions in Second Language Teaching. Theory, Research and Teacher Education. Cham, Switzerland: Springer, 2018./*ref*/AHMED, S. The Cultural Politics of Emotion. New York, NY: Routledge, 2004./*ref*/ARAGÃO, R. C. Emoções no ensino/aprendizagem de línguas. In: ANDRADE, M. R. M. (org.). Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. São Paulo: Pontes Editores, 2011 p. 163-189./*ref*/BARCELOS, A. M. Desvelando a relação entre crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas, emoções e identidades. In: GERHARDT, ; AMORIM, ; CARVALHO, A. M. (org.). Linguística Aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes, 2013. p. 153-186./*ref*/BARCELOS, A. M. Unveiling the Relationship Between Language Learning Beliefs, Emotions, and Identities. Studies in Second Language Learning and Teaching, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 301-325, 2015. DOI: https://doi.org.10.14746/ssllt.2015.5.2.6/*ref*/BARCELOS, A. M.; ARAGÃO, R. Emotions in Language Teaching: A Review of Studies on Teacher Emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, Kyiv, UK, v. 41, n. 4, p. 506-531, 2018. DOI: https://doi.org/10.1515/cjal-2018-0036/*ref*/BARCELOS, A. M. F.; RUOHOTIE-LYHTY, M. Teachers’ Emotions and Beliefs in Second Language Teaching: Implications for Teacher Education. In: MARTÍNEZ AGUDO, J. de D. (ed.). Emotions in Second Language Teaching. Cham, Switzerland: Springer, 2018. p. 109-124. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-75438-3_7/*ref*/BARKHUIZEN, G. (ed.). Reflections on Language Teacher Identity Research. New York, NY: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315643465BENESCH, S. Considering Emotions in Critical English Language Teaching: Theories and Praxis. New York, NY: Routledge, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203848135/*ref*/BENESCH, S. Emotions and English Language Teaching: Exploring Teachers’ Emotion Labor. New York; London: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315736181/*ref*/BENESCH, S. Exploring Emotions and Power in L2 Research: Sociopolitical Approaches. Modern Language Journal, Medford, MA, v. 103, n. 2, [s.p.], 2019. DOI: https://doi.org.10.1111/modl.12575/*ref*/BOLER, M. Feeling Power: Emotions and Education. New York: Routledge. 1999./*ref*/BOLER, M.; ZEMBYLAS, M. Discorforting Truths: The Emotional Terrain of Understanding Difference. In: TRIFONAS, P. (ed). Pedagogies of Difference: Rethinking Education for Social Justice. New York: Routledge-Falmer, 2003. p. 110-36./*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensinomédio: linguagens, códigos e suas tecnologias – conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020./*ref*/BRUNER, J. Acts of Meaning. Cambridge: Harvard University Press, 1990./*ref*/CLANDININ, D. J.; CONELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011./*ref*/COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000./*ref*/CORBIN, J.; STRAUSS, A. Grounded Theory Research: Procedures, Canons, and Evaluative Criteria. Qualitative Sociology, [S.l.], v. 13, p. 3-21, 1990. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00988593/*ref*/DAY, C.; CHIN-KIN LEE, J. New Understandings of Teacher’s Work: Emotions and Educational Change. New York, NY: Springer, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-0545-6/*ref*/DENZIN, N. On Understanding of Emotion. San Francisco: Jossey-Bass, 1984./*ref*/DENZIN, N. On Understanding of Emotion. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2007. DENZIN, N. Forward: Performance, Pedagogy and Emotionality. In: SCHUTZ, P. A.; ZEMBYLAS, M. (ed.). Advances in Teacher Emotion Research: The Impact on Teachers’ Lives. New York, NY: Springer, 2009. p. v-vii./*ref*/DORNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics. New York: Oxford University Press, 2007./*ref*/DUFF, P. How to Carry Out Case Study Research. In: MACKEY, A.; GASS, S. M. (ed.). Research Methods in Second Language Acquisition: A Practical Guide. New York: Wiley-Blackwell, 2012. p. 95-116. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444347340.ch6/*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005./*ref*/GIROUX, H.A. Pedagogy and the Politics of Hope: Theory, Culture, and Schooling. Boulder, CO: Westview Press, 1997./*ref*/GOLEMAN, D. Inteligência emocional. 82. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995./*ref*/HARGREAVES, A. The Emotional Geographies of Teachers’ Relations with Colleagues. International Journal of Educational Research, [S.l.], v. 35, n. 5, p. 503-527, 2001. DOI: 10.1016/S0883-0355(02)00006-X/*ref*/HOCHSCHILD, A. R. Emotion Work, Feeling Rules and Social Structure. American Journal of Sociology, Chicago, v. 85, n. 3, p. 551-575, 1979. DOI: https://doi.org/10.1086/227049/*ref*/HOCHSCHILD, A. R. The Managed Heart. Berkeley; London: University of California Press, 1983./*ref*/JUCÁ, L. C. V. Das histórias que nos habitam: por uma formação de professores de Língua Inglesa para o Brasil. 2017. 286f. Tese (Doutorado em Letras – Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017./*ref*/KELCHTERMANS, G. Professional Commitment Beyond Contract. Teacher’s Self Understanding, Vulnerability and Reflection. In: ZEMBYLAS, M.; SCHUTZ, P. A. (ed.). Methodological Advances in Research on Emotion and Education. Switzerland: Springer International Publishing, 2016. p. 31-42./*ref*/KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. Londres: Yale University Press, 2003./*ref*/KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 35, p. 537-557, 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.2307/3588427/*ref*/LANKSHEAR, C.; KNOBEL, N. New Literacies: Changing Knowledge and Classroom Learning. UK: Open University Press, 2003./*ref*/LUTZ, C. A. Unnatural Emotions: Everyday Sentiments on a Micronesian Atoll and Their Challenge to Western Theory. Chicago: University of Chicago Press, 1988. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226219783.001.0001/*ref*/MATTOS, A. M. A. (org.). Narratives on Teaching and Teacher Education: an International Perspective. New York: Palgrave MacMillan, 2009. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230622913/*ref*/MATTOS, A. M. A. O ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania. 2011. 262f. Tese (Doutorado em Letras – Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011./*ref*/MATTOS, A. M. A. O ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania. 2011. 262f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários, FFLCH/USP, São Paulo, 2011./*ref*/MATTOS, A. M. A. Tornando-se um profissional crítico: Letramento Crítico como possibilidade para o fortalecimento de identidades e empoderamento de alunos e professores. In: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE, 9., 2013. Atas [...]. Ouro Preto: UFOP, 2013./*ref*/MATTOS, A. M. A. Ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública: letramento, globalização e cidadania. São Paulo: Paco Editorial, 2015./*ref*/MATTOS, A. M. A.; CAETANO, E. A. Os sentidos da formação: narrativas de professores de Inglês sobre suas experiências de ensino e aprendizagem. Revista do GELNE, Natal, v. 21, n. 1, p. 3-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15824/*ref*/MATTOS, A. M. A.; VALERIO, K. M. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000100008/*ref*/MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAÚJO, V. de A. (org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011a. p. 128-140./*ref*/MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z.; HALU, R. C. (org.). Formação “desformatada”: práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes Editores, 2011b. p. 279-303./*ref*/MONTE MÓR, W. Critical Literacies, Meaning Making and New Epistemological Perspectives. Revista Electrónica Matices en Lenguas Extranjeras, Bogotá, n. 2, p. 1-18, 2008./*ref*/MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 31-50./*ref*/NIAS, J. Thinking About Feeling: The Emotions in Teaching. Journal of Education, Cambridge, v. 26, p. 293-306, 1996. DOI: https://doi.org/10.1080/0305764960260301/*ref*/PAVLENKO, A. The Affective Turn in SLA: From ‘Affective Factors’ to ‘Language Desire’ and ‘Commodification of Affect.’ In: GABRYŚ-BARKER, D.; BIELSKA, J. (ed.). The Affective Dimension in Second Language Acquisition. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2013. p. 3-28./*ref*/PENNYCOOK, A. Introduction: Critical Approaches to TESOL. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 33, n. 3, p. 329-348, 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/3587668/*ref*/RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. p.144./*ref*/SCHUTZ, P. A.; ZEMBYLAS, M. Introduction to Advances in Teacher Emotion Research: The Impact on Teachers’ Lives. In: ______ (ed.). Advances in Teacher Emotion Research: The Impact on Teachers’ Lives. New York: Springer, 2009. p. 3-11. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-0564-2_1/*ref*/TRACY, S. J.; TRETHEWEY, A. ‘Fracturing the Real-Self↔Fake-Self Dichotomy: Moving Toward Crystallized Organizational Identities’. Communication Theory, Oxford, v. 15, n. 2, p. 168-95, 2005./*ref*/ZEMBYLAS, M. Emotions and Teacher Identity: A Poststructural Perspective. Teachers and Teaching, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 213-238, 2003. DOI: https://doi.org.10.1080/13540600309378/*ref*/ZEMBYLAS, M. Teaching with Emotion: A Postmodern Enactment. Greenwich, CT: 2005./*ref*/ZEMBYLAS, M. The Power and Politics of Emotions in Teaching. In: SCHUTZ, P. A.; PECKRUN, R. (ed.). Emotions in Education. New York: Academic Press. 2007. p. 293-309. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-012372545-5/50018-6/*ref*/ZEMBYLAS, M.; CHUBBUCK, S. M. Teachers’ Emotions in Times of Change in Europe: Exploring Teachers’ Emotional Experiences and Social Justice Education. In: LISTON, D.; DAY, C. (ed.). International Handbook on Teacher and School Development. New York: Routledge, 2009.Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-29T17:59:45Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17125Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-03-29T17:59:45Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotions |
title |
Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotions |
spellingShingle |
Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotions Oliveira, Ana Claudia Turcato de emoções; perspectiva política-cultural das emoções; ensino crítico de línguas; emotions; political-cultural perspective of emotions; critical language teaching. |
title_short |
Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotions |
title_full |
Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotions |
title_fullStr |
Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotions |
title_full_unstemmed |
Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotions |
title_sort |
Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotions |
author |
Oliveira, Ana Claudia Turcato de |
author_facet |
Oliveira, Ana Claudia Turcato de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Ana Claudia Turcato de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
emoções; perspectiva política-cultural das emoções; ensino crítico de línguas; emotions; political-cultural perspective of emotions; critical language teaching. |
topic |
emoções; perspectiva política-cultural das emoções; ensino crítico de línguas; emotions; political-cultural perspective of emotions; critical language teaching. |
description |
RESUMO: Há pouco tempo, o papel das emoções na vida docente, bem como seu impacto na sala de aula de línguas, foi amplamente negligenciado (BENESCH, 2012). Após o advento da “virada afetiva”, o campo da Linguística Aplicada (LA) começou a contemplar estudos sobre emoções (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). Recentemente, a vertente crítica das emoções buscou discutir as relações de ideologia e poder em sua constituição, enfatizando seus aspectos sociais, culturais e políticos (ZEMBYLAS, 2003, 2005). Assim, embasado nas concepções críticas para o ensino de línguas e emoções, buscamos neste estudo de caso discutir como as emoções de uma professora de Inglês de escola pública são formadas, e quais são os fatores que as constituem. Para tanto, analisamos narrativas da professora-participante, que construíram categorias compostas por emoções variadas, tais como: satisfação, medo, insegurança e esperança. Concluímos que a opção pelo ensino crítico de línguas despertou emoções na professora que geram resistência e contestação aos discursos dominantes.PALAVRAS-CHAVE: emoções; perspectiva política-cultural das emoções; ensino crítico de línguas.ABSTRACT: Some time ago, the role of emotions in a teacher’s life, as well as their impact on the language classroom, was widely neglected (BENESCH, 2012). After the advent of the “affective turn”, the field of Applied Linguistics (AL) began to contemplate studies on emotions (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). Recently, the critical aspect of emotions seeks to discuss the relations between ideology and power in its constitution, emphasizing its social, cultural and political aspects (ZEMBYLAS, 2003, 2005). Thus, based on the critical concepts for language teaching and emotions, we seek in this case study to discuss how the emotions of a public school English teacher are formed, and what factors constitute them. For this, we analyzed narratives of the teacher-participant, who built categories, compounding different emotions such as: satisfaction, fear, insecurity and hope. We concluded that the critical language teaching arose teacher’s emotions that generate resistance and contestation to the dominant discourses.KEYWORDS: emotions; political-cultural perspective of emotions; critical language teaching. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-03-29 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17125 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17125/1125614035 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17125/2747 /*ref*/ABU-LUGHOD, L.; LUTZ, C. A. Introduction: Emotion, Discourse, and the Politics of Everyday Life. In: LUTZ, C.; ABU-LUGHOD, L. (ed.). Language and the Politics of Emotion. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. p. 1-23. /*ref*/AGUDO, J. D. M. Emotions in Second Language Teaching. Theory, Research and Teacher Education. Cham, Switzerland: Springer, 2018. /*ref*/AHMED, S. The Cultural Politics of Emotion. New York, NY: Routledge, 2004. /*ref*/ARAGÃO, R. C. Emoções no ensino/aprendizagem de línguas. In: ANDRADE, M. R. M. (org.). Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. São Paulo: Pontes Editores, 2011 p. 163-189. /*ref*/BARCELOS, A. M. Desvelando a relação entre crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas, emoções e identidades. In: GERHARDT, ; AMORIM, ; CARVALHO, A. M. (org.). Linguística Aplicada e ensino: língua e literatura. Campinas: Pontes, 2013. p. 153-186. /*ref*/BARCELOS, A. M. Unveiling the Relationship Between Language Learning Beliefs, Emotions, and Identities. Studies in Second Language Learning and Teaching, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 301-325, 2015. DOI: https://doi.org.10.14746/ssllt.2015.5.2.6 /*ref*/BARCELOS, A. M.; ARAGÃO, R. Emotions in Language Teaching: A Review of Studies on Teacher Emotions in Brazil. Chinese Journal of Applied Linguistics, Kyiv, UK, v. 41, n. 4, p. 506-531, 2018. DOI: https://doi.org/10.1515/cjal-2018-0036 /*ref*/BARCELOS, A. M. F.; RUOHOTIE-LYHTY, M. Teachers’ Emotions and Beliefs in Second Language Teaching: Implications for Teacher Education. In: MARTÍNEZ AGUDO, J. de D. (ed.). Emotions in Second Language Teaching. Cham, Switzerland: Springer, 2018. p. 109-124. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-319-75438-3_7 /*ref*/BARKHUIZEN, G. (ed.). Reflections on Language Teacher Identity Research. New York, NY: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315643465BENESCH, S. Considering Emotions in Critical English Language Teaching: Theories and Praxis. New York, NY: Routledge, 2012. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203848135 /*ref*/BENESCH, S. Emotions and English Language Teaching: Exploring Teachers’ Emotion Labor. New York; London: Routledge, 2017. DOI: https://doi.org/10.4324/9781315736181 /*ref*/BENESCH, S. Exploring Emotions and Power in L2 Research: Sociopolitical Approaches. Modern Language Journal, Medford, MA, v. 103, n. 2, [s.p.], 2019. DOI: https://doi.org.10.1111/modl.12575 /*ref*/BOLER, M. Feeling Power: Emotions and Education. New York: Routledge. 1999. /*ref*/BOLER, M.; ZEMBYLAS, M. Discorforting Truths: The Emotional Terrain of Understanding Difference. In: TRIFONAS, P. (ed). Pedagogies of Difference: Rethinking Education for Social Justice. New York: Routledge-Falmer, 2003. p. 110-36. /*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensinomédio: linguagens, códigos e suas tecnologias – conhecimentos de línguas estrangeiras. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020. /*ref*/BRUNER, J. Acts of Meaning. Cambridge: Harvard University Press, 1990. /*ref*/CLANDININ, D. J.; CONELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. /*ref*/COPE, B.; KALANTZIS, M. (ed.). Multiliteracies: Literacy Learning and the Design of Social Futures. London: Routledge, 2000. /*ref*/CORBIN, J.; STRAUSS, A. Grounded Theory Research: Procedures, Canons, and Evaluative Criteria. Qualitative Sociology, [S.l.], v. 13, p. 3-21, 1990. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00988593 /*ref*/DAY, C.; CHIN-KIN LEE, J. New Understandings of Teacher’s Work: Emotions and Educational Change. New York, NY: Springer, 2011. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-007-0545-6 /*ref*/DENZIN, N. On Understanding of Emotion. San Francisco: Jossey-Bass, 1984. /*ref*/DENZIN, N. On Understanding of Emotion. 2. ed. San Francisco: Jossey-Bass, 2007. DENZIN, N. Forward: Performance, Pedagogy and Emotionality. In: SCHUTZ, P. A.; ZEMBYLAS, M. (ed.). Advances in Teacher Emotion Research: The Impact on Teachers’ Lives. New York, NY: Springer, 2009. p. v-vii. /*ref*/DORNYEI, Z. Research Methods in Applied Linguistics. New York: Oxford University Press, 2007. /*ref*/DUFF, P. How to Carry Out Case Study Research. In: MACKEY, A.; GASS, S. M. (ed.). Research Methods in Second Language Acquisition: A Practical Guide. New York: Wiley-Blackwell, 2012. p. 95-116. DOI: https://doi.org/10.1002/9781444347340.ch6 /*ref*/FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. /*ref*/GIROUX, H.A. Pedagogy and the Politics of Hope: Theory, Culture, and Schooling. Boulder, CO: Westview Press, 1997. /*ref*/GOLEMAN, D. Inteligência emocional. 82. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995. /*ref*/HARGREAVES, A. The Emotional Geographies of Teachers’ Relations with Colleagues. International Journal of Educational Research, [S.l.], v. 35, n. 5, p. 503-527, 2001. DOI: 10.1016/S0883-0355(02)00006-X /*ref*/HOCHSCHILD, A. R. Emotion Work, Feeling Rules and Social Structure. American Journal of Sociology, Chicago, v. 85, n. 3, p. 551-575, 1979. DOI: https://doi.org/10.1086/227049 /*ref*/HOCHSCHILD, A. R. The Managed Heart. Berkeley; London: University of California Press, 1983. /*ref*/JUCÁ, L. C. V. Das histórias que nos habitam: por uma formação de professores de Língua Inglesa para o Brasil. 2017. 286f. Tese (Doutorado em Letras – Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. /*ref*/KELCHTERMANS, G. Professional Commitment Beyond Contract. Teacher’s Self Understanding, Vulnerability and Reflection. In: ZEMBYLAS, M.; SCHUTZ, P. A. (ed.). Methodological Advances in Research on Emotion and Education. Switzerland: Springer International Publishing, 2016. p. 31-42. /*ref*/KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for Language Teaching. Londres: Yale University Press, 2003. /*ref*/KUMARAVADIVELU, B. Toward a Postmethod Pedagogy. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 35, p. 537-557, 2001. DOI: http://dx.doi.org/10.2307/3588427 /*ref*/LANKSHEAR, C.; KNOBEL, N. New Literacies: Changing Knowledge and Classroom Learning. UK: Open University Press, 2003. /*ref*/LUTZ, C. A. Unnatural Emotions: Everyday Sentiments on a Micronesian Atoll and Their Challenge to Western Theory. Chicago: University of Chicago Press, 1988. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226219783.001.0001 /*ref*/MATTOS, A. M. A. (org.). Narratives on Teaching and Teacher Education: an International Perspective. New York: Palgrave MacMillan, 2009. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230622913 /*ref*/MATTOS, A. M. A. O ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania. 2011. 262f. Tese (Doutorado em Letras – Estudos Linguísticos e Literários em Inglês) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. /*ref*/MATTOS, A. M. A. O ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública: novos letramentos, globalização e cidadania. 2011. 262f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários, FFLCH/USP, São Paulo, 2011. /*ref*/MATTOS, A. M. A. Tornando-se um profissional crítico: Letramento Crítico como possibilidade para o fortalecimento de identidades e empoderamento de alunos e professores. In: SIMPÓSIO DE FORMAÇÃO E PROFISSÃO DOCENTE, 9., 2013. Atas [...]. Ouro Preto: UFOP, 2013. /*ref*/MATTOS, A. M. A. Ensino de inglês como língua estrangeira na escola pública: letramento, globalização e cidadania. São Paulo: Paco Editorial, 2015. /*ref*/MATTOS, A. M. A.; CAETANO, E. A. Os sentidos da formação: narrativas de professores de Inglês sobre suas experiências de ensino e aprendizagem. Revista do GELNE, Natal, v. 21, n. 1, p. 3-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.21680/1517-7874.2018v20n2ID15824 /*ref*/MATTOS, A. M. A.; VALERIO, K. M. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 10, n. 1, p. 135-158, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982010000100008 /*ref*/MENEZES DE SOUZA, L. M. T. Para uma redefinição de letramento crítico: conflito e produção de significação. In: MACIEL, R. F.; ARAÚJO, V. de A. (org.). Formação de professores de línguas: ampliando perspectivas. Jundiaí: Paco Editorial, 2011a. p. 128-140. /*ref*/MENEZES DE SOUZA, L. M. T. O professor de inglês e os letramentos no século XXI: métodos ou ética? In: JORDÃO, C. M.; MARTINEZ, J. Z.; HALU, R. C. (org.). Formação “desformatada”: práticas com professores de língua inglesa. Campinas: Pontes Editores, 2011b. p. 279-303. /*ref*/MONTE MÓR, W. Critical Literacies, Meaning Making and New Epistemological Perspectives. Revista Electrónica Matices en Lenguas Extranjeras, Bogotá, n. 2, p. 1-18, 2008. /*ref*/MONTE MÓR, W. Crítica e letramentos críticos: reflexões preliminares. In: ROCHA, C. H.; MACIEL, R. F. (org.). Língua estrangeira e formação cidadã: por entre discursos e práticas. Campinas: Pontes Editores, 2013. p. 31-50. /*ref*/NIAS, J. Thinking About Feeling: The Emotions in Teaching. Journal of Education, Cambridge, v. 26, p. 293-306, 1996. DOI: https://doi.org/10.1080/0305764960260301 /*ref*/PAVLENKO, A. The Affective Turn in SLA: From ‘Affective Factors’ to ‘Language Desire’ and ‘Commodification of Affect.’ In: GABRYŚ-BARKER, D.; BIELSKA, J. (ed.). The Affective Dimension in Second Language Acquisition. Bristol, UK: Multilingual Matters, 2013. p. 3-28. /*ref*/PENNYCOOK, A. Introduction: Critical Approaches to TESOL. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 33, n. 3, p. 329-348, 1999. DOI: https://doi.org/10.2307/3587668 /*ref*/RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma lingüística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola Editorial, 2003. p.144. /*ref*/SCHUTZ, P. A.; ZEMBYLAS, M. Introduction to Advances in Teacher Emotion Research: The Impact on Teachers’ Lives. In: ______ (ed.). Advances in Teacher Emotion Research: The Impact on Teachers’ Lives. New York: Springer, 2009. p. 3-11. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-4419-0564-2_1 /*ref*/TRACY, S. J.; TRETHEWEY, A. ‘Fracturing the Real-Self↔Fake-Self Dichotomy: Moving Toward Crystallized Organizational Identities’. Communication Theory, Oxford, v. 15, n. 2, p. 168-95, 2005. /*ref*/ZEMBYLAS, M. Emotions and Teacher Identity: A Poststructural Perspective. Teachers and Teaching, [S.l.], v. 9, n. 3, p. 213-238, 2003. DOI: https://doi.org.10.1080/13540600309378 /*ref*/ZEMBYLAS, M. Teaching with Emotion: A Postmodern Enactment. Greenwich, CT: 2005. /*ref*/ZEMBYLAS, M. The Power and Politics of Emotions in Teaching. In: SCHUTZ, P. A.; PECKRUN, R. (ed.). Emotions in Education. New York: Academic Press. 2007. p. 293-309. DOI: https://doi.org/10.1016/B978-012372545-5/50018-6 /*ref*/ZEMBYLAS, M.; CHUBBUCK, S. M. Teachers’ Emotions in Times of Change in Europe: Exploring Teachers’ Emotional Experiences and Social Justice Education. In: LISTON, D.; DAY, C. (ed.). International Handbook on Teacher and School Development. New York: Routledge, 2009. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099254210560 |