Emoções e Ensino Crítico de Línguas: uma abordagem político-cultural das emoções de uma professora de Inglês / Emotions and Critical Language Teaching: A Political-Cultural Approach of an English Teacher’s Emotions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Claudia Turcato de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17125
Resumo: RESUMO: Há pouco tempo, o papel das emoções na vida docente, bem como seu impacto na sala de aula de línguas, foi amplamente negligenciado (BENESCH, 2012). Após o advento da “virada afetiva”, o campo da Linguística Aplicada (LA) começou a contemplar estudos sobre emoções (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). Recentemente, a vertente crítica das emoções buscou discutir as relações de ideologia e poder em sua constituição, enfatizando seus aspectos sociais, culturais e políticos (ZEMBYLAS, 2003, 2005). Assim, embasado nas concepções críticas para o ensino de línguas e emoções, buscamos neste estudo de caso discutir como as emoções de uma professora de Inglês de escola pública são formadas, e quais são os fatores que as constituem. Para tanto, analisamos narrativas da professora-participante, que construíram categorias compostas por emoções variadas, tais como: satisfação, medo, insegurança e esperança. Concluímos que a opção pelo ensino crítico de línguas despertou emoções na professora que geram resistência e contestação aos discursos dominantes.PALAVRAS-CHAVE: emoções; perspectiva política-cultural das emoções; ensino crítico de línguas.ABSTRACT: Some time ago, the role of emotions in a teacher’s life, as well as their impact on the language classroom, was widely neglected (BENESCH, 2012). After the advent of the “affective turn”, the field of Applied Linguistics (AL) began to contemplate studies on emotions (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). Recently, the critical aspect of emotions seeks to discuss the relations between ideology and power in its constitution, emphasizing its social, cultural and political aspects (ZEMBYLAS, 2003, 2005). Thus, based on the critical concepts for language teaching and emotions, we seek in this case study to discuss how the emotions of a public school English teacher are formed, and what factors constitute them. For this, we analyzed narratives of the teacher-participant, who built categories, compounding different emotions such as: satisfaction, fear, insecurity and hope. We concluded that the critical language teaching arose teacher’s emotions that generate resistance and contestation to the dominant discourses.KEYWORDS: emotions; political-cultural perspective of emotions; critical language teaching.
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Assim, embasado nas concepções críticas para o ensino de línguas e emoções, buscamos neste estudo de caso discutir como as emoções de uma professora de Inglês de escola pública são formadas, e quais são os fatores que as constituem. Para tanto, analisamos narrativas da professora-participante, que construíram categorias compostas por emoções variadas, tais como: satisfação, medo, insegurança e esperança. Concluímos que a opção pelo ensino crítico de línguas despertou emoções na professora que geram resistência e contestação aos discursos dominantes.PALAVRAS-CHAVE: emoções; perspectiva política-cultural das emoções; ensino crítico de línguas.ABSTRACT: Some time ago, the role of emotions in a teacher’s life, as well as their impact on the language classroom, was widely neglected (BENESCH, 2012). After the advent of the “affective turn”, the field of Applied Linguistics (AL) began to contemplate studies on emotions (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). 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We concluded that the critical language teaching arose teacher’s emotions that generate resistance and contestation to the dominant discourses.KEYWORDS: emotions; political-cultural perspective of emotions; critical language teaching.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisOliveira, Ana Claudia Turcato de2021-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17125Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica AplicadaRevista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 1 (2021): Revista Brasileira de Linguistica Aplicada1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17125/1125614035http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17125/2747/*ref*/ABU-LUGHOD, L.; LUTZ, C. 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description RESUMO: Há pouco tempo, o papel das emoções na vida docente, bem como seu impacto na sala de aula de línguas, foi amplamente negligenciado (BENESCH, 2012). Após o advento da “virada afetiva”, o campo da Linguística Aplicada (LA) começou a contemplar estudos sobre emoções (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). Recentemente, a vertente crítica das emoções buscou discutir as relações de ideologia e poder em sua constituição, enfatizando seus aspectos sociais, culturais e políticos (ZEMBYLAS, 2003, 2005). Assim, embasado nas concepções críticas para o ensino de línguas e emoções, buscamos neste estudo de caso discutir como as emoções de uma professora de Inglês de escola pública são formadas, e quais são os fatores que as constituem. Para tanto, analisamos narrativas da professora-participante, que construíram categorias compostas por emoções variadas, tais como: satisfação, medo, insegurança e esperança. Concluímos que a opção pelo ensino crítico de línguas despertou emoções na professora que geram resistência e contestação aos discursos dominantes.PALAVRAS-CHAVE: emoções; perspectiva política-cultural das emoções; ensino crítico de línguas.ABSTRACT: Some time ago, the role of emotions in a teacher’s life, as well as their impact on the language classroom, was widely neglected (BENESCH, 2012). After the advent of the “affective turn”, the field of Applied Linguistics (AL) began to contemplate studies on emotions (BARCELOS, 2015; PAVLENKO, 2013). Recently, the critical aspect of emotions seeks to discuss the relations between ideology and power in its constitution, emphasizing its social, cultural and political aspects (ZEMBYLAS, 2003, 2005). Thus, based on the critical concepts for language teaching and emotions, we seek in this case study to discuss how the emotions of a public school English teacher are formed, and what factors constitute them. For this, we analyzed narratives of the teacher-participant, who built categories, compounding different emotions such as: satisfaction, fear, insecurity and hope. We concluded that the critical language teaching arose teacher’s emotions that generate resistance and contestation to the dominant discourses.KEYWORDS: emotions; political-cultural perspective of emotions; critical language teaching.
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