Moral Stance and Agency in Schooling Narratives
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/751 |
Resumo: | Neste trabalho emprego análise de narrativas conversacionais para mostrar como recursos lingüísticos são usados com a finalidade de expressar agência e posição moral nas narrativas de duas mulheres. Analiso a progressão de narrativas de abandono à escola a narrativas de primeiros dias de volta à escola, no processo de negociação de narrativas de retorno à escola. Resultados desse estudo indicam mudanças nas narrativas dessas mulheres. Inicialmente, elas retratavam-se como vítimas, devido a situações criadas por outras pessoas (narrativas de abandono à escola). Posteriormente, passaram a se colocar como agentes de mudança. Episódios analisados foram selecionados de entrevistas de história de vida conduzidas em julho de 2003. |
id |
UFMG-7_c965e18aaa4ad9ae534e25746737a8e1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/751 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Moral Stance and Agency in Schooling NarrativesNeste trabalho emprego análise de narrativas conversacionais para mostrar como recursos lingüísticos são usados com a finalidade de expressar agência e posição moral nas narrativas de duas mulheres. Analiso a progressão de narrativas de abandono à escola a narrativas de primeiros dias de volta à escola, no processo de negociação de narrativas de retorno à escola. Resultados desse estudo indicam mudanças nas narrativas dessas mulheres. Inicialmente, elas retratavam-se como vítimas, devido a situações criadas por outras pessoas (narrativas de abandono à escola). Posteriormente, passaram a se colocar como agentes de mudança. Episódios analisados foram selecionados de entrevistas de história de vida conduzidas em julho de 2003. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSouto-Manning, Mariana2012-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/751Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/751/847info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-12T18:02:29Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/751Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-12T18:02:29Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Moral Stance and Agency in Schooling Narratives |
title |
Moral Stance and Agency in Schooling Narratives |
spellingShingle |
Moral Stance and Agency in Schooling Narratives Souto-Manning, Mariana |
title_short |
Moral Stance and Agency in Schooling Narratives |
title_full |
Moral Stance and Agency in Schooling Narratives |
title_fullStr |
Moral Stance and Agency in Schooling Narratives |
title_full_unstemmed |
Moral Stance and Agency in Schooling Narratives |
title_sort |
Moral Stance and Agency in Schooling Narratives |
author |
Souto-Manning, Mariana |
author_facet |
Souto-Manning, Mariana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto-Manning, Mariana |
description |
Neste trabalho emprego análise de narrativas conversacionais para mostrar como recursos lingüísticos são usados com a finalidade de expressar agência e posição moral nas narrativas de duas mulheres. Analiso a progressão de narrativas de abandono à escola a narrativas de primeiros dias de volta à escola, no processo de negociação de narrativas de retorno à escola. Resultados desse estudo indicam mudanças nas narrativas dessas mulheres. Inicialmente, elas retratavam-se como vítimas, devido a situações criadas por outras pessoas (narrativas de abandono à escola). Posteriormente, passaram a se colocar como agentes de mudança. Episódios analisados foram selecionados de entrevistas de história de vida conduzidas em julho de 2003. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-12 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/751 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/751 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/751/847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 1 (2006) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101549543424 |