Formação de professores de inglês pré-serviço em Alagoas: uma reflexão sobre identidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stella, Paulo Rogerio
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4411
Resumo: Este artigo reflete sobre a formação de professores de língua inglesa em situação pré-serviço no estado de Alagoas com base em noções de identidade e alteridade (PONZIO, 2010). Ao observarmos o contexto atual de ensino e aprendizagem dessa língua no estado, percebemos a presença de valores (BAKHTIN / VOLOCHINOV, [1926] 2000) negativos na identidade de professor dos graduandos que estão ingressando no ensino público, o que interfere diretamente em suas práticas de sala de aula. Propomos, então, um trabalho baseado em narrativas pessoais (WEBSTER; MERTOVA, 2007) com o objetivo da construção de alteridades firmes. Desse modo, temos a expectativa de que nossos graduandos em situação pré-serviço não percam de vista os valores positivos da educação e consequentemente não sucumbam às pressões contextuais.
id UFMG-7_ca2eeadad2821f099f0f512ad32408fc
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/4411
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Formação de professores de inglês pré-serviço em Alagoas: uma reflexão sobre identidadesEste artigo reflete sobre a formação de professores de língua inglesa em situação pré-serviço no estado de Alagoas com base em noções de identidade e alteridade (PONZIO, 2010). Ao observarmos o contexto atual de ensino e aprendizagem dessa língua no estado, percebemos a presença de valores (BAKHTIN / VOLOCHINOV, [1926] 2000) negativos na identidade de professor dos graduandos que estão ingressando no ensino público, o que interfere diretamente em suas práticas de sala de aula. Propomos, então, um trabalho baseado em narrativas pessoais (WEBSTER; MERTOVA, 2007) com o objetivo da construção de alteridades firmes. Desse modo, temos a expectativa de que nossos graduandos em situação pré-serviço não percam de vista os valores positivos da educação e consequentemente não sucumbam às pressões contextuais.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisStella, Paulo Rogerio2014-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4411Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/4411/101porinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-23T13:50:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/4411Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2014-05-23T13:50:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores de inglês pré-serviço em Alagoas: uma reflexão sobre identidades
title Formação de professores de inglês pré-serviço em Alagoas: uma reflexão sobre identidades
spellingShingle Formação de professores de inglês pré-serviço em Alagoas: uma reflexão sobre identidades
Stella, Paulo Rogerio
title_short Formação de professores de inglês pré-serviço em Alagoas: uma reflexão sobre identidades
title_full Formação de professores de inglês pré-serviço em Alagoas: uma reflexão sobre identidades
title_fullStr Formação de professores de inglês pré-serviço em Alagoas: uma reflexão sobre identidades
title_full_unstemmed Formação de professores de inglês pré-serviço em Alagoas: uma reflexão sobre identidades
title_sort Formação de professores de inglês pré-serviço em Alagoas: uma reflexão sobre identidades
author Stella, Paulo Rogerio
author_facet Stella, Paulo Rogerio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Stella, Paulo Rogerio
description Este artigo reflete sobre a formação de professores de língua inglesa em situação pré-serviço no estado de Alagoas com base em noções de identidade e alteridade (PONZIO, 2010). Ao observarmos o contexto atual de ensino e aprendizagem dessa língua no estado, percebemos a presença de valores (BAKHTIN / VOLOCHINOV, [1926] 2000) negativos na identidade de professor dos graduandos que estão ingressando no ensino público, o que interfere diretamente em suas práticas de sala de aula. Propomos, então, um trabalho baseado em narrativas pessoais (WEBSTER; MERTOVA, 2007) com o objetivo da construção de alteridades firmes. Desse modo, temos a expectativa de que nossos graduandos em situação pré-serviço não percam de vista os valores positivos da educação e consequentemente não sucumbam às pressões contextuais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-10
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4411
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4411
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/4411/101
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 14, No 1 (2014)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101553737728