A RETEXTUALIZAÇÃO ESCRITA-ESCRITA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dikson, Dennys
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13068
Resumo: Neste ensaio, situado na Linguística Textual, rediscutimos determinadas questões presentes no processo de Retextualização, especialmente quanto aos aspectos e procedimentos envolvidos na produção de um texto-fim escrito a partir de um texto-base também escrito, levando em consideração as noções forjadas e discutidas por Marcuschi (2001). Ao apresentar um quadro teórico-metodológico que foca especificamente na retextualização da fala para a escrita, o autor acaba por deixar de fora os processos envolvidos nas produções da escrita para a escrita. Tendo essa lacuna como ponto de reflexão primário, e pensando em atividades construídas por crianças em ambiente escolar, apresentamos uma discussão inicial que traz um quadro teórico-metodológico que abrange, especificamente, os aspectos e procedimentos envolvidos no processo de retextualização de gêneros escritos para gêneros escritos. A intenção é contribuir tanto à melhoria do estado da arte quanto à possibilidade de o professor/investigador possuir um caminho metodológico mais adequado no trato do retexto escrita-escrita.
id UFMG-7_ce5239b8130ed32922f3fdf66187b5a8
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13068
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A RETEXTUALIZAÇÃO ESCRITA-ESCRITAretextualização; da escrita para a escrita; produção textual; atividade escolarNeste ensaio, situado na Linguística Textual, rediscutimos determinadas questões presentes no processo de Retextualização, especialmente quanto aos aspectos e procedimentos envolvidos na produção de um texto-fim escrito a partir de um texto-base também escrito, levando em consideração as noções forjadas e discutidas por Marcuschi (2001). Ao apresentar um quadro teórico-metodológico que foca especificamente na retextualização da fala para a escrita, o autor acaba por deixar de fora os processos envolvidos nas produções da escrita para a escrita. Tendo essa lacuna como ponto de reflexão primário, e pensando em atividades construídas por crianças em ambiente escolar, apresentamos uma discussão inicial que traz um quadro teórico-metodológico que abrange, especificamente, os aspectos e procedimentos envolvidos no processo de retextualização de gêneros escritos para gêneros escritos. A intenção é contribuir tanto à melhoria do estado da arte quanto à possibilidade de o professor/investigador possuir um caminho metodológico mais adequado no trato do retexto escrita-escrita.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPNPD/CAPESDikson, Dennys2018-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13068Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13068/1125611677http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13068/1888http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13068/1889Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-24T19:07:23Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/13068Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-08-24T19:07:23Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A RETEXTUALIZAÇÃO ESCRITA-ESCRITA
title A RETEXTUALIZAÇÃO ESCRITA-ESCRITA
spellingShingle A RETEXTUALIZAÇÃO ESCRITA-ESCRITA
Dikson, Dennys
retextualização; da escrita para a escrita; produção textual; atividade escolar
title_short A RETEXTUALIZAÇÃO ESCRITA-ESCRITA
title_full A RETEXTUALIZAÇÃO ESCRITA-ESCRITA
title_fullStr A RETEXTUALIZAÇÃO ESCRITA-ESCRITA
title_full_unstemmed A RETEXTUALIZAÇÃO ESCRITA-ESCRITA
title_sort A RETEXTUALIZAÇÃO ESCRITA-ESCRITA
author Dikson, Dennys
author_facet Dikson, Dennys
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PNPD/CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Dikson, Dennys
dc.subject.por.fl_str_mv retextualização; da escrita para a escrita; produção textual; atividade escolar
topic retextualização; da escrita para a escrita; produção textual; atividade escolar
description Neste ensaio, situado na Linguística Textual, rediscutimos determinadas questões presentes no processo de Retextualização, especialmente quanto aos aspectos e procedimentos envolvidos na produção de um texto-fim escrito a partir de um texto-base também escrito, levando em consideração as noções forjadas e discutidas por Marcuschi (2001). Ao apresentar um quadro teórico-metodológico que foca especificamente na retextualização da fala para a escrita, o autor acaba por deixar de fora os processos envolvidos nas produções da escrita para a escrita. Tendo essa lacuna como ponto de reflexão primário, e pensando em atividades construídas por crianças em ambiente escolar, apresentamos uma discussão inicial que traz um quadro teórico-metodológico que abrange, especificamente, os aspectos e procedimentos envolvidos no processo de retextualização de gêneros escritos para gêneros escritos. A intenção é contribuir tanto à melhoria do estado da arte quanto à possibilidade de o professor/investigador possuir um caminho metodológico mais adequado no trato do retexto escrita-escrita.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-24
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13068
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13068
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/13068/1125611677
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13068/1888
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/13068/1889
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 3 (2018)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101054615552