A oralidade, a leitura e a escrita, uma proposta de retextualização nas aulas de língua portuguesa com alunos do 9º ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Grete
Data de Publicação: 2018
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)
Texto Completo: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br/handle/riuea/829
Resumo: Este trabalho aborda questões como trabalhar a retextualização nas aulas de Língua Portuguesa através do gênero textual “conto”. A retextualização evidencia aspectos das relações entre oralidade-escrita e escrita-oralidade, envolvendo operações complexas que interferem tanto no código como no sentido da oralidade. A oralidade, leitura e a escrita são três processos indispensáveis para a vida do ser humano, a necessidade de falar, aprender a ler e aprender a escrever pode fazer do indivíduo um bom leitor. O objetivo principal é investigar de que forma a oralidade, a leitura e a escrita vêm sendo desenvolvidas nas aulas de Língua Portuguesa com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Diante disso, sugerimos uma proposta de retextualização a qual foi bem aceita pelos alunos e professores, com bons resultados. Como pressuposto teórico temos Marcuschi (2010), para falar um pouco sobre oralidade, escrita e as atividades de retextualização. Saussure (2000), abordando elementos internos e elementos externos da língua. Kleiman (1999), com leitura e interdisciplinaridade. Elias (2014), explicitando sobre o ensino de Língua Portuguesa, os PCNs (1998), entre outros autores e teóricos que contribuíram para o esclarecimento da problemática. A Metodologia parte de uma abordagem qualitativa, com os métodos dialético e comparativo, as principais técnicas foram o teste diagnóstico com os alunos, entrevistas com as professoras de Língua Portuguesa e aplicação de oficina de retextualização. Enfim, os resultados apontam para o bom desenvolvimento do aluno nas duas modalidades da língua oral e escrita. Valorizando a importância de trabalhar a retextualização oral e escrita nas aulas de Língua Portuguesa, principalmente através dos gêneros textuais.
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This work deals with questions such as how to work on retextualization in Portuguese language classes through the textual genre "tale". The retextualization evidences aspects of the relations between oral-writing and writing-orality, involving complex operations that interfere both in the code and in the sense of orality. Listening, reading and writing are three indispensable processes for human life, the need to speak, learn to read and learn to write can make the individual a good reader. The main objective is to investigate how orality, reading and writing have been developed in the Portuguese Language classes with the students of the 9th year of Elementary School. In view of this, we suggest a proposal for retextualization which was well accepted by students and teachers, with good results. As a theoretical assumption we have Marcuschi (2010), to talk a little about orality, writing and retextualization activities. Saussure (2000), addressing internal elements and external elements of the language. Kleiman (1999), with reading and interdisciplinarity. Elias (2014), explaining about Portuguese language teaching, PCNs (1998), among other authors and theorists who contributed to the clarification of the problem. The methodology is based on a qualitative approach, with the dialectical and comparative methods, the main techniques were the diagnostic test with the students, interviews with the teachers of Portuguese Language and application of retextualization workshop. Finally, the results point to the good development of the student in the two modalities of oral and written language. Valuing the importance of working on oral and written retextualization in Portuguese Language classes, mainly through textual genres.
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