REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessôa, Aline Ribeiro
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Marília dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743
Resumo: Este artigo discute uma investigação sobre as representações sociais (MOSCOVICI, 1978; 2003; 2007) de professores pré-serviço de inglês e espanhol sobre feedback corretivo oral. Participaram do estudo 64 estudantes concluintes de cursos de Letras das cinco diferentes regiões brasileiras. Uma vez que as representações sociais podem guiar os comportamentos, investigar as representações sociais dos participantes pode revelar como eles tendem a lidar com erros orais em suas futuras salas de aula. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de associação livre de palavras e um grupo focal online. A análise revelou que os participantes ancoram feedback corretivo oral a um entendimento tradicional de correção do erro e aponta para a necessidade de incluir feedback corretivo oral no currículo de cursos de Letras.
id UFMG-7_d34bca8ab10d25ec394b2e6508249ebe
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12743
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORALrepresentações sociais; feedback corretivo oral; ensino de língua estrangeiraEste artigo discute uma investigação sobre as representações sociais (MOSCOVICI, 1978; 2003; 2007) de professores pré-serviço de inglês e espanhol sobre feedback corretivo oral. Participaram do estudo 64 estudantes concluintes de cursos de Letras das cinco diferentes regiões brasileiras. Uma vez que as representações sociais podem guiar os comportamentos, investigar as representações sociais dos participantes pode revelar como eles tendem a lidar com erros orais em suas futuras salas de aula. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de associação livre de palavras e um grupo focal online. A análise revelou que os participantes ancoram feedback corretivo oral a um entendimento tradicional de correção do erro e aponta para a necessidade de incluir feedback corretivo oral no currículo de cursos de Letras.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPessôa, Aline RibeiroLima, Marília dos Santos2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743/1125612160http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1760http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1761http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1762Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12743Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL
Pessôa, Aline Ribeiro
representações sociais; feedback corretivo oral; ensino de língua estrangeira
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL
author Pessôa, Aline Ribeiro
author_facet Pessôa, Aline Ribeiro
Lima, Marília dos Santos
author_role author
author2 Lima, Marília dos Santos
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pessôa, Aline Ribeiro
Lima, Marília dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv representações sociais; feedback corretivo oral; ensino de língua estrangeira
topic representações sociais; feedback corretivo oral; ensino de língua estrangeira
description Este artigo discute uma investigação sobre as representações sociais (MOSCOVICI, 1978; 2003; 2007) de professores pré-serviço de inglês e espanhol sobre feedback corretivo oral. Participaram do estudo 64 estudantes concluintes de cursos de Letras das cinco diferentes regiões brasileiras. Uma vez que as representações sociais podem guiar os comportamentos, investigar as representações sociais dos participantes pode revelar como eles tendem a lidar com erros orais em suas futuras salas de aula. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de associação livre de palavras e um grupo focal online. A análise revelou que os participantes ancoram feedback corretivo oral a um entendimento tradicional de correção do erro e aponta para a necessidade de incluir feedback corretivo oral no currículo de cursos de Letras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-11
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743/1125612160
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1760
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1761
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1762
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099747041280