REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743 |
Resumo: | Este artigo discute uma investigação sobre as representações sociais (MOSCOVICI, 1978; 2003; 2007) de professores pré-serviço de inglês e espanhol sobre feedback corretivo oral. Participaram do estudo 64 estudantes concluintes de cursos de Letras das cinco diferentes regiões brasileiras. Uma vez que as representações sociais podem guiar os comportamentos, investigar as representações sociais dos participantes pode revelar como eles tendem a lidar com erros orais em suas futuras salas de aula. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de associação livre de palavras e um grupo focal online. A análise revelou que os participantes ancoram feedback corretivo oral a um entendimento tradicional de correção do erro e aponta para a necessidade de incluir feedback corretivo oral no currículo de cursos de Letras. |
id |
UFMG-7_d34bca8ab10d25ec394b2e6508249ebe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12743 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORALrepresentações sociais; feedback corretivo oral; ensino de língua estrangeiraEste artigo discute uma investigação sobre as representações sociais (MOSCOVICI, 1978; 2003; 2007) de professores pré-serviço de inglês e espanhol sobre feedback corretivo oral. Participaram do estudo 64 estudantes concluintes de cursos de Letras das cinco diferentes regiões brasileiras. Uma vez que as representações sociais podem guiar os comportamentos, investigar as representações sociais dos participantes pode revelar como eles tendem a lidar com erros orais em suas futuras salas de aula. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de associação livre de palavras e um grupo focal online. A análise revelou que os participantes ancoram feedback corretivo oral a um entendimento tradicional de correção do erro e aponta para a necessidade de incluir feedback corretivo oral no currículo de cursos de Letras.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisPessôa, Aline RibeiroLima, Marília dos Santos2019-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743/1125612160http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1760http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1761http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1762Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-11T15:10:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12743Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2019-03-11T15:10:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL |
title |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL |
spellingShingle |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL Pessôa, Aline Ribeiro representações sociais; feedback corretivo oral; ensino de língua estrangeira |
title_short |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL |
title_full |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL |
title_fullStr |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL |
title_full_unstemmed |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL |
title_sort |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA SOBRE FEEDBACK CORRETIVO ORAL |
author |
Pessôa, Aline Ribeiro |
author_facet |
Pessôa, Aline Ribeiro Lima, Marília dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Marília dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pessôa, Aline Ribeiro Lima, Marília dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
representações sociais; feedback corretivo oral; ensino de língua estrangeira |
topic |
representações sociais; feedback corretivo oral; ensino de língua estrangeira |
description |
Este artigo discute uma investigação sobre as representações sociais (MOSCOVICI, 1978; 2003; 2007) de professores pré-serviço de inglês e espanhol sobre feedback corretivo oral. Participaram do estudo 64 estudantes concluintes de cursos de Letras das cinco diferentes regiões brasileiras. Uma vez que as representações sociais podem guiar os comportamentos, investigar as representações sociais dos participantes pode revelar como eles tendem a lidar com erros orais em suas futuras salas de aula. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de associação livre de palavras e um grupo focal online. A análise revelou que os participantes ancoram feedback corretivo oral a um entendimento tradicional de correção do erro e aponta para a necessidade de incluir feedback corretivo oral no currículo de cursos de Letras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12743/1125612160 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1760 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1761 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/12743/1762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 19, No 1 (2019) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711099747041280 |