Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Battistella, Tarsila Rubin
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Horizontes de Linguística Aplicada
Texto Completo: https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1410
Resumo: Resumo Este trabalho apresenta uma análise das emoções em um ambiente presencial de ensino, bem como a relação que pode ser estabelecida entre o feedback corretivo oral e as emoções, por meio da triangulação de dados, e que podem influenciar na formação do futuro professor e no ensino-aprendizagem de línguas. Procuramos ainda identificar as reações dos aprendizes ao feedback corretivo oral recebido pela professora e/ou pelo colega no contexto formal de ensino-aprendizagem de inglês. Os resultados demonstram que os aprendizes apresentam sentimentos distintos quanto à correção, estando relacionados diretamente às crenças destes e que isso pode influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso em sua caminhada para a aprendizagem e para sua atuação profissional.   Palavras-chave: Emoções. Língua estrangeira. Língua inglesa. Feedback corretivo oral. Teoria sociocultural.   Abstract In this article we present an analysis of emotions in a classroom teaching setting as well the relation that can be established between the oral corrective feedback and emotions, by data triangulation and how it can enhance the future teacher formation and the language teaching and learning. The article also tries to identify learners` reaction to the oral corrective feedback given by the teacher or by their peer in the english classroom setting. The results show that learners present different feelings regarding the corrective feedback and this can be directly related to their beliefs. These results can also have an effect on the success or failure of learners` learning and professional development. Keywords: Emotions. Foreign language. English language. Oral corrective feedback. Sociocultural theory.
id UNB-30_684c1def7422a1aee406b861cb50caff
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1410
network_acronym_str UNB-30
network_name_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository_id_str
spelling Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oralEmoções;Língua estrangeira;Língua inglesa;Feedback corretivo oral;Teoria socioculturalResumo Este trabalho apresenta uma análise das emoções em um ambiente presencial de ensino, bem como a relação que pode ser estabelecida entre o feedback corretivo oral e as emoções, por meio da triangulação de dados, e que podem influenciar na formação do futuro professor e no ensino-aprendizagem de línguas. Procuramos ainda identificar as reações dos aprendizes ao feedback corretivo oral recebido pela professora e/ou pelo colega no contexto formal de ensino-aprendizagem de inglês. Os resultados demonstram que os aprendizes apresentam sentimentos distintos quanto à correção, estando relacionados diretamente às crenças destes e que isso pode influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso em sua caminhada para a aprendizagem e para sua atuação profissional.   Palavras-chave: Emoções. Língua estrangeira. Língua inglesa. Feedback corretivo oral. Teoria sociocultural.   Abstract In this article we present an analysis of emotions in a classroom teaching setting as well the relation that can be established between the oral corrective feedback and emotions, by data triangulation and how it can enhance the future teacher formation and the language teaching and learning. The article also tries to identify learners` reaction to the oral corrective feedback given by the teacher or by their peer in the english classroom setting. The results show that learners present different feelings regarding the corrective feedback and this can be directly related to their beliefs. These results can also have an effect on the success or failure of learners` learning and professional development. Keywords: Emotions. Foreign language. English language. Oral corrective feedback. Sociocultural theory.Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada2016-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/141010.26512/rhla.v14i2.1410Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)2237-09511677-9770reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicadainstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNBporhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1410/1245Battistella, Tarsila Rubininfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-02T12:03:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1410Revistahttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/indexPUBhttps://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/oaihorizontesla@gmail.com2237-09511677-9770opendoar:2023-01-13T09:49:22.555735Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral
title Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral
spellingShingle Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral
Battistella, Tarsila Rubin
Emoções;
Língua estrangeira;
Língua inglesa;
Feedback corretivo oral;
Teoria sociocultural
title_short Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral
title_full Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral
title_fullStr Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral
title_full_unstemmed Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral
title_sort Os efeitos das emoções no ensino-aprendizagem de inglês e na formação do futuro professor: uma análise com base no feedback corretivo oral
author Battistella, Tarsila Rubin
author_facet Battistella, Tarsila Rubin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Battistella, Tarsila Rubin
dc.subject.por.fl_str_mv Emoções;
Língua estrangeira;
Língua inglesa;
Feedback corretivo oral;
Teoria sociocultural
topic Emoções;
Língua estrangeira;
Língua inglesa;
Feedback corretivo oral;
Teoria sociocultural
description Resumo Este trabalho apresenta uma análise das emoções em um ambiente presencial de ensino, bem como a relação que pode ser estabelecida entre o feedback corretivo oral e as emoções, por meio da triangulação de dados, e que podem influenciar na formação do futuro professor e no ensino-aprendizagem de línguas. Procuramos ainda identificar as reações dos aprendizes ao feedback corretivo oral recebido pela professora e/ou pelo colega no contexto formal de ensino-aprendizagem de inglês. Os resultados demonstram que os aprendizes apresentam sentimentos distintos quanto à correção, estando relacionados diretamente às crenças destes e que isso pode influenciar diretamente no sucesso ou no fracasso em sua caminhada para a aprendizagem e para sua atuação profissional.   Palavras-chave: Emoções. Língua estrangeira. Língua inglesa. Feedback corretivo oral. Teoria sociocultural.   Abstract In this article we present an analysis of emotions in a classroom teaching setting as well the relation that can be established between the oral corrective feedback and emotions, by data triangulation and how it can enhance the future teacher formation and the language teaching and learning. The article also tries to identify learners` reaction to the oral corrective feedback given by the teacher or by their peer in the english classroom setting. The results show that learners present different feelings regarding the corrective feedback and this can be directly related to their beliefs. These results can also have an effect on the success or failure of learners` learning and professional development. Keywords: Emotions. Foreign language. English language. Oral corrective feedback. Sociocultural theory.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1410
10.26512/rhla.v14i2.1410
url https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1410
identifier_str_mv 10.26512/rhla.v14i2.1410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/1410/1245
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; Vol. 14 No. 2 (2015)
Revista Horizontes de Linguistica Aplicada; v. 14 n. 2 (2015)
2237-0951
1677-9770
reponame:Revista Horizontes de Linguística Aplicada
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Revista Horizontes de Linguística Aplicada
collection Revista Horizontes de Linguística Aplicada
repository.name.fl_str_mv Revista Horizontes de Linguística Aplicada - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv horizontesla@gmail.com
_version_ 1797051345335746560