A Evidencialidade na fala dos guineeses focalizando as dificuldades da comunicação em língua portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5854 |
Resumo: | Este estudo objetiva explicitar as marcas evidenciais que particularizam o falar dos estudantes guineenses quando questionados sobre as dificuldades que encontram ao se comunicar em língua portuguesa, mostrando em que medida se comprometem ou se descomprometem com aquilo que é dito como algo que revela o processo de oficialidade linguística por que tem passado seu país, o qual faz parte dos países africanos de língua oficial portuguesa (os PALOPs). A metodologia adotada explicita inicialmente o estatuto linguístico de Guiné-Bissau, tendo como foco a situação de oficialidade da língua portuguesa neste país; para, em seguida, apresentar uma análise linguístico-discursiva das falas de vinte acadêmicos guineenses. Este trabalho faz um recorte do questionário ALIB utilizado na coleta e analisa uma das perguntas metalinguísticas que foram reformuladas para o contexto africano. |
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A Evidencialidade na fala dos guineeses focalizando as dificuldades da comunicação em língua portuguesaEste estudo objetiva explicitar as marcas evidenciais que particularizam o falar dos estudantes guineenses quando questionados sobre as dificuldades que encontram ao se comunicar em língua portuguesa, mostrando em que medida se comprometem ou se descomprometem com aquilo que é dito como algo que revela o processo de oficialidade linguística por que tem passado seu país, o qual faz parte dos países africanos de língua oficial portuguesa (os PALOPs). A metodologia adotada explicita inicialmente o estatuto linguístico de Guiné-Bissau, tendo como foco a situação de oficialidade da língua portuguesa neste país; para, em seguida, apresentar uma análise linguístico-discursiva das falas de vinte acadêmicos guineenses. Este trabalho faz um recorte do questionário ALIB utilizado na coleta e analisa uma das perguntas metalinguísticas que foram reformuladas para o contexto africano.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCAPESCarioca, Cláudia Ramos2015-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5854Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 15, No 1 (2015)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/5854/6741http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5854/433http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/5854/434info:eu-repo/semantics/openAccess2015-02-20T13:16:37Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/5854Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2015-02-20T13:16:37Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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