A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/765 |
Resumo: | Este artigo aborda a constituição da identidade profissional do professor de inglês de escolas públicas a partir do desenvolvimento de avaliações de aulas (análises escritas de aulas). Partindo de um enquadre do interacionismo sóciodiscursivo (BRONCKART, 1997), o estudo discutirá como o desenvolvimento de uma perspectiva argumentativa sobre a própria ação na escrita de avaliações de aulas pode criar um espaço para a constituição do sujeito crítico. As avaliações coletadas no módulo “O papel do multiplicador”, do Programa “Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando”, oferecido a professores de escolas públicas de São Paulo pela PUC/SP e Sociedade de Cultura Inglesa/SP, serão analisadas a partir de características argumentativas (BRONCKART, 1997). Resultados iniciais mostram que a argumentação nessas avaliações permite uma abordagem de si e da própria ação numa perspectiva histórica que leva à compreensão da constituição da própria identidade (MOITA LOPES, 1998). |
id |
UFMG-7_dadec55c15e67590b95650fecff2ddb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/765 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aulaEste artigo aborda a constituição da identidade profissional do professor de inglês de escolas públicas a partir do desenvolvimento de avaliações de aulas (análises escritas de aulas). Partindo de um enquadre do interacionismo sóciodiscursivo (BRONCKART, 1997), o estudo discutirá como o desenvolvimento de uma perspectiva argumentativa sobre a própria ação na escrita de avaliações de aulas pode criar um espaço para a constituição do sujeito crítico. As avaliações coletadas no módulo “O papel do multiplicador”, do Programa “Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando”, oferecido a professores de escolas públicas de São Paulo pela PUC/SP e Sociedade de Cultura Inglesa/SP, serão analisadas a partir de características argumentativas (BRONCKART, 1997). Resultados iniciais mostram que a argumentação nessas avaliações permite uma abordagem de si e da própria ação numa perspectiva histórica que leva à compreensão da constituição da própria identidade (MOITA LOPES, 1998).Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisLiberali, Fernanda Coelho2012-02-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/765Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/765/868info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-17T23:55:09Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/765Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-17T23:55:09Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula |
title |
A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula |
spellingShingle |
A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula Liberali, Fernanda Coelho |
title_short |
A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula |
title_full |
A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula |
title_fullStr |
A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula |
title_full_unstemmed |
A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula |
title_sort |
A constituição da identidade do professor de inglês na avaliação de sua aula |
author |
Liberali, Fernanda Coelho |
author_facet |
Liberali, Fernanda Coelho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Liberali, Fernanda Coelho |
description |
Este artigo aborda a constituição da identidade profissional do professor de inglês de escolas públicas a partir do desenvolvimento de avaliações de aulas (análises escritas de aulas). Partindo de um enquadre do interacionismo sóciodiscursivo (BRONCKART, 1997), o estudo discutirá como o desenvolvimento de uma perspectiva argumentativa sobre a própria ação na escrita de avaliações de aulas pode criar um espaço para a constituição do sujeito crítico. As avaliações coletadas no módulo “O papel do multiplicador”, do Programa “Reflexão sobre a ação: o professor de inglês aprendendo e ensinando”, oferecido a professores de escolas públicas de São Paulo pela PUC/SP e Sociedade de Cultura Inglesa/SP, serão analisadas a partir de características argumentativas (BRONCKART, 1997). Resultados iniciais mostram que a argumentação nessas avaliações permite uma abordagem de si e da própria ação numa perspectiva histórica que leva à compreensão da constituição da própria identidade (MOITA LOPES, 1998). |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-11 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/765 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/765 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/765/868 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 4, No 2 (2004) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102510039040 |