Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North / Educando em Tempos de Pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mizan, Souzana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Ferraz, Daniel de Mello
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17286
Resumo: ABSTRACT: In this article, we take the risk of reading the contemporary world based on images that have been published on social media during the pandemic crisis. By questioning the abyssal lines (SOUSA SANTOS, 2007) imbued and naturalized by the projects of Modernity and Humanism, the article discusses the ways in which nature invaded, in the middle of the pandemic, “this side” of modernity. The following section explores the undemocratic virus by problematizing the abyssal lines of social class differences. Then, in order to further complexify the stark differences between white supremacy and black genocide, the next section demonstrates that we have not overcome this historical crisis of humanity. Section five investigates the abyssal lines between access to education and the perpetuation of a project for education that secures the denial of its existence. In the conclusion, we explain the reasons that make us conceive of these images as procedural micropolitics that have the potential to construct “new modes of subjectivity” (GUATTARI; ROLNIK, 1996, p. 30) and suggest a pedagogy of visual literacy and its micropolitics and an epistemic turn in the notions of “crisis”.KEYWORDS: pandemic; modernity; humanism; education.RESUMO: Nesse artigo, nos arriscamos a ler a atualidade a partir de imagens que foram publicadas nas mídias sociais durante a crise da pandemia. Por meio de questionamentos das linhas abissais (SOUSA SANTOS, 2007) imbuídas e naturalizadas pelos projetos da Modernidade e do Humanismo, o artigo discute de que maneiras a natureza invadiu, em meio à pandemia, o “lado de cá” da modernidade. A seção seguinte explora o vírus não democrático, problematizando as linhas abissais das diferenças sociais de classe para em seguida complexificar as diferenças gritantes entre a supremacia branca e o genocídio negro, demonstrando que não superamos essa crise histórica da humanidade. A seção cinco investiga as linhas abissais entre o acesso à educação e a perpetuação de um projeto de educação que firma a negação de sua existência. Nas considerações finais, explicamos as razões que nos levam a conceber essas imagens como micropolíticas processuais que têm o potencial de construir “novos modos de subjetividade” (GUATTARI; ROLNIK, 1996, p. 30) e advogamos por uma pedagogia de letramento visual, suas micropolíticas e por uma virada epistêmica nas noções de “crise”.PALAVRAS-CHAVE: pandemia, modernidade, humanismo, educação.
id UFMG-7_db8c830b1e7d158424588c5061850705
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17286
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North / Educando em Tempos de Pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Globalpandemic; modernity; humanism; education; pandemia, modernidade, humanismo, educação.ABSTRACT: In this article, we take the risk of reading the contemporary world based on images that have been published on social media during the pandemic crisis. By questioning the abyssal lines (SOUSA SANTOS, 2007) imbued and naturalized by the projects of Modernity and Humanism, the article discusses the ways in which nature invaded, in the middle of the pandemic, “this side” of modernity. The following section explores the undemocratic virus by problematizing the abyssal lines of social class differences. Then, in order to further complexify the stark differences between white supremacy and black genocide, the next section demonstrates that we have not overcome this historical crisis of humanity. Section five investigates the abyssal lines between access to education and the perpetuation of a project for education that secures the denial of its existence. In the conclusion, we explain the reasons that make us conceive of these images as procedural micropolitics that have the potential to construct “new modes of subjectivity” (GUATTARI; ROLNIK, 1996, p. 30) and suggest a pedagogy of visual literacy and its micropolitics and an epistemic turn in the notions of “crisis”.KEYWORDS: pandemic; modernity; humanism; education.RESUMO: Nesse artigo, nos arriscamos a ler a atualidade a partir de imagens que foram publicadas nas mídias sociais durante a crise da pandemia. Por meio de questionamentos das linhas abissais (SOUSA SANTOS, 2007) imbuídas e naturalizadas pelos projetos da Modernidade e do Humanismo, o artigo discute de que maneiras a natureza invadiu, em meio à pandemia, o “lado de cá” da modernidade. A seção seguinte explora o vírus não democrático, problematizando as linhas abissais das diferenças sociais de classe para em seguida complexificar as diferenças gritantes entre a supremacia branca e o genocídio negro, demonstrando que não superamos essa crise histórica da humanidade. A seção cinco investiga as linhas abissais entre o acesso à educação e a perpetuação de um projeto de educação que firma a negação de sua existência. Nas considerações finais, explicamos as razões que nos levam a conceber essas imagens como micropolíticas processuais que têm o potencial de construir “novos modos de subjetividade” (GUATTARI; ROLNIK, 1996, p. 30) e advogamos por uma pedagogia de letramento visual, suas micropolíticas e por uma virada epistêmica nas noções de “crise”.PALAVRAS-CHAVE: pandemia, modernidade, humanismo, educação.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMizan, SouzanaFerraz, Daniel de Mello2021-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17286Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17286/1125614054http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17286/2794/*ref*/FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006./*ref*/FANON, F. Les damnés de la terre. Paris: Maspéro, 1961./*ref*/FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Raquel Camargo, Sebastião Nascimento. Salvador: UFBA, 2008./*ref*/FARIA, R. Não há vírus ‘democrático’ em sociedades desiguais, analisam professores. Seção Syndical dos Docentes da UFSM, Santa Maria, Apr. 4, 2020. Available at: https://www.sedufsm.org.br/?secao=noticias&id=5855. Accessed on: Aug. 5, 2020./*ref*/FERRAZ, D. M.; MIZAN, S. Visual Culture Through the Looking Glass: Vision and Re-Vision of Representation Through Genealogy and Cultural Translation. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 3, p. 1375-1401, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/010318135765115832019./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996./*ref*/GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996./*ref*/HALL, S. Cultura e representação. Trad. Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016./*ref*/HARARI, Y. N. Homo Deus: A Brief History of Tomorrow. New York: Penguin Random House Company, 2017. DOI: https://doi.org/10.17104/9783406704024/*ref*/HARSIN, J. Toxic White Masculinity, Post-Truth Politics and the COVID-19 Infodemic. European Journal of Cultural Studies, [S.l.], v. 23, n. 6, p. 1060-1068, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1367549420944934/*ref*/HOOKS, b. Teaching Community: A Pedagogy of Hope. New York: Routledge, 2003./*ref*/LATOUR, B. Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. Trad. Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Editora 34, 2016./*ref*/LATOUR, B. A crise sanitária incentiva a nos preparamos para as mudanças climáticas. Trad. Gustavo Teramatsu, Luciano Duarte e Wagner Nabarro. Le Monde, 25 de março 2020./*ref*/MAKONI, S.; MEINHOF, U. Linguística Aplicada na África: Desconstruindo a noção de língua. In: MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006./*ref*/MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. In Defense of School: A Public Issue. Leuven: E-ducation, Culture & Society Publishers, 2013./*ref*/MBEMBE, A. Necropolitics. Trans. Steven Corcoran. Durham; London: Duke University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9781478007227/*ref*/MIGNOLO, W. D. Desobediência Epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Trad. Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, n. 34, Dossiê: Literatura, língua e identidade, p. 287-324, 2008./*ref*/MIGNOLO, W. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000./*ref*/MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006./*ref*/MONTE MÓR, W. Linguagem e Leitura da Realidade: Outros olhos, Outras Vozes. 1999. 288f. Tese de Doutorado. Não publicada (Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). Departamento de Letras Modernas, Curso de Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999./*ref*/NASCIMENTO, G. Os brancos saberão resistir? Revista da ABPN, Uberlândia, v. 11, n. 28, p. 331-347, mar.-maio, 2019. DOI: https://doi.org/10.31418/2177-2770.2019.v11.n.28.p301-347/*ref*/PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006./*ref*/RICOEUR, P. A crise da consciência histórica e a Europa. Trad. Carlos Thadeu C. de Oliveira. Lua Nova, São Paulo, n. 33, p. 87-95, ago. 1994. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64451994000200007/*ref*/RODRIGUES, A. M; DELLA TERRA, P. P.; GREMIÃO, I. D. F.; PEREIRA, S. A.; OROFINO-COSTA, R.; CAMARGO, Z. P. The Threat of Emerging and Re-Emerging Pathogenic Sporothrix Species. Mycopathologia, v. 185, p. 5, p. 813-842, 2020. DOI: 10.1007/s11046-020-00425-0/*ref*/SAID, E. W. Humanismo e crítica democrática. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2004./*ref*/SOUSA SANTOS, B. S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 63, p. 237-280, out. 2002. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1285/*ref*/SOUSA SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 79, nov. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004/*ref*/SOUSA SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1gm01nn/*ref*/VELTEN, P. Alcibíadis Bolsominium Humanus. Revista PUB Diálogos Interdiciplinares, São Paulo, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://www.revista-pub.org/post/05062020 Acesso em 10 ago 2020./*ref*/WILLIAMSON, B., EYNON, R.; POTTER, J. Pandemic Politics, Pedagogies and Practices: Digital Technologies and Distance Education During the Coronavirus Emergency. Learning, Media and Technology, [S.l.], v. 45, n. 2, p. 107-114, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17439884.2020.1761641Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-05T12:03:32Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17286Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-05-05T12:03:32Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North / Educando em Tempos de Pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global
title Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North / Educando em Tempos de Pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global
spellingShingle Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North / Educando em Tempos de Pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global
Mizan, Souzana
pandemic; modernity; humanism; education; pandemia, modernidade, humanismo, educação.
title_short Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North / Educando em Tempos de Pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global
title_full Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North / Educando em Tempos de Pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global
title_fullStr Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North / Educando em Tempos de Pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global
title_full_unstemmed Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North / Educando em Tempos de Pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global
title_sort Educating in Times of Pandemic: Images as Micropolitics of Epistemic Disobedience to the Modern and Humanist Epistemologies of the Global North / Educando em Tempos de Pandemia: imagens como micropolíticas de desobediência epistêmica às epistemologias modernas e humanistas do Norte Global
author Mizan, Souzana
author_facet Mizan, Souzana
Ferraz, Daniel de Mello
author_role author
author2 Ferraz, Daniel de Mello
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mizan, Souzana
Ferraz, Daniel de Mello
dc.subject.por.fl_str_mv pandemic; modernity; humanism; education; pandemia, modernidade, humanismo, educação.
topic pandemic; modernity; humanism; education; pandemia, modernidade, humanismo, educação.
description ABSTRACT: In this article, we take the risk of reading the contemporary world based on images that have been published on social media during the pandemic crisis. By questioning the abyssal lines (SOUSA SANTOS, 2007) imbued and naturalized by the projects of Modernity and Humanism, the article discusses the ways in which nature invaded, in the middle of the pandemic, “this side” of modernity. The following section explores the undemocratic virus by problematizing the abyssal lines of social class differences. Then, in order to further complexify the stark differences between white supremacy and black genocide, the next section demonstrates that we have not overcome this historical crisis of humanity. Section five investigates the abyssal lines between access to education and the perpetuation of a project for education that secures the denial of its existence. In the conclusion, we explain the reasons that make us conceive of these images as procedural micropolitics that have the potential to construct “new modes of subjectivity” (GUATTARI; ROLNIK, 1996, p. 30) and suggest a pedagogy of visual literacy and its micropolitics and an epistemic turn in the notions of “crisis”.KEYWORDS: pandemic; modernity; humanism; education.RESUMO: Nesse artigo, nos arriscamos a ler a atualidade a partir de imagens que foram publicadas nas mídias sociais durante a crise da pandemia. Por meio de questionamentos das linhas abissais (SOUSA SANTOS, 2007) imbuídas e naturalizadas pelos projetos da Modernidade e do Humanismo, o artigo discute de que maneiras a natureza invadiu, em meio à pandemia, o “lado de cá” da modernidade. A seção seguinte explora o vírus não democrático, problematizando as linhas abissais das diferenças sociais de classe para em seguida complexificar as diferenças gritantes entre a supremacia branca e o genocídio negro, demonstrando que não superamos essa crise histórica da humanidade. A seção cinco investiga as linhas abissais entre o acesso à educação e a perpetuação de um projeto de educação que firma a negação de sua existência. Nas considerações finais, explicamos as razões que nos levam a conceber essas imagens como micropolíticas processuais que têm o potencial de construir “novos modos de subjetividade” (GUATTARI; ROLNIK, 1996, p. 30) e advogamos por uma pedagogia de letramento visual, suas micropolíticas e por uma virada epistêmica nas noções de “crise”.PALAVRAS-CHAVE: pandemia, modernidade, humanismo, educação.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-05
dc.type.none.fl_str_mv


dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17286
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17286/1125614054
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17286/2794
/*ref*/FABRÍCIO, B. F. Linguística aplicada como espaço de desaprendizagem: redescrições em curso. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
/*ref*/FANON, F. Les damnés de la terre. Paris: Maspéro, 1961.
/*ref*/FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Trad. Raquel Camargo, Sebastião Nascimento. Salvador: UFBA, 2008.
/*ref*/FARIA, R. Não há vírus ‘democrático’ em sociedades desiguais, analisam professores. Seção Syndical dos Docentes da UFSM, Santa Maria, Apr. 4, 2020. Available at: https://www.sedufsm.org.br/?secao=noticias&id=5855. Accessed on: Aug. 5, 2020.
/*ref*/FERRAZ, D. M.; MIZAN, S. Visual Culture Through the Looking Glass: Vision and Re-Vision of Representation Through Genealogy and Cultural Translation. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 3, p. 1375-1401, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/010318135765115832019.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
/*ref*/GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 1996.
/*ref*/HALL, S. Cultura e representação. Trad. Daniel Miranda e William Oliveira. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2016.
/*ref*/HARARI, Y. N. Homo Deus: A Brief History of Tomorrow. New York: Penguin Random House Company, 2017. DOI: https://doi.org/10.17104/9783406704024
/*ref*/HARSIN, J. Toxic White Masculinity, Post-Truth Politics and the COVID-19 Infodemic. European Journal of Cultural Studies, [S.l.], v. 23, n. 6, p. 1060-1068, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1367549420944934
/*ref*/HOOKS, b. Teaching Community: A Pedagogy of Hope. New York: Routledge, 2003.
/*ref*/LATOUR, B. Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. Trad. Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Editora 34, 2016.
/*ref*/LATOUR, B. A crise sanitária incentiva a nos preparamos para as mudanças climáticas. Trad. Gustavo Teramatsu, Luciano Duarte e Wagner Nabarro. Le Monde, 25 de março 2020.
/*ref*/MAKONI, S.; MEINHOF, U. Linguística Aplicada na África: Desconstruindo a noção de língua. In: MOITA LOPES, L. P. Por uma Linguística Aplicada indisciplinar. São Paulo: Editora Parábola, 2006.
/*ref*/MASSCHELEIN, J.; SIMONS, M. In Defense of School: A Public Issue. Leuven: E-ducation, Culture & Society Publishers, 2013.
/*ref*/MBEMBE, A. Necropolitics. Trans. Steven Corcoran. Durham; London: Duke University Press, 2019. DOI: https://doi.org/10.1515/9781478007227
/*ref*/MIGNOLO, W. D. Desobediência Epistêmica: a opção descolonial e o significado de identidade em política. Trad. Ângela Lopes Norte. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, n. 34, Dossiê: Literatura, língua e identidade, p. 287-324, 2008.
/*ref*/MIGNOLO, W. Local Histories/Global Designs: Coloniality, Subaltern Knowledges and Border Thinking. Princeton: Princeton University Press, 2000.
/*ref*/MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
/*ref*/MONTE MÓR, W. Linguagem e Leitura da Realidade: Outros olhos, Outras Vozes. 1999. 288f. Tese de Doutorado. Não publicada (Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês). Departamento de Letras Modernas, Curso de Letras, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999.
/*ref*/NASCIMENTO, G. Os brancos saberão resistir? Revista da ABPN, Uberlândia, v. 11, n. 28, p. 331-347, mar.-maio, 2019. DOI: https://doi.org/10.31418/2177-2770.2019.v11.n.28.p301-347
/*ref*/PENNYCOOK, A. Uma linguística aplicada transgressiva. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma linguística aplicada INdisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.
/*ref*/RICOEUR, P. A crise da consciência histórica e a Europa. Trad. Carlos Thadeu C. de Oliveira. Lua Nova, São Paulo, n. 33, p. 87-95, ago. 1994. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-64451994000200007
/*ref*/RODRIGUES, A. M; DELLA TERRA, P. P.; GREMIÃO, I. D. F.; PEREIRA, S. A.; OROFINO-COSTA, R.; CAMARGO, Z. P. The Threat of Emerging and Re-Emerging Pathogenic Sporothrix Species. Mycopathologia, v. 185, p. 5, p. 813-842, 2020. DOI: 10.1007/s11046-020-00425-0
/*ref*/SAID, E. W. Humanismo e crítica democrática. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
/*ref*/SOUSA SANTOS, B. S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 63, p. 237-280, out. 2002. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1285
/*ref*/SOUSA SANTOS, B. S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, n. 79, nov. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004
/*ref*/SOUSA SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1gm01nn
/*ref*/VELTEN, P. Alcibíadis Bolsominium Humanus. Revista PUB Diálogos Interdiciplinares, São Paulo, p. 1-4, 2020. Disponível em: https://www.revista-pub.org/post/05062020 Acesso em 10 ago 2020.
/*ref*/WILLIAMSON, B., EYNON, R.; POTTER, J. Pandemic Politics, Pedagogies and Practices: Digital Technologies and Distance Education During the Coronavirus Emergency. Learning, Media and Technology, [S.l.], v. 45, n. 2, p. 107-114, 2020. DOI: https://doi.org/10.1080/17439884.2020.1761641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 2 (2021): Número Temático - Literacies in Times of Crisis (Lançamento em 2021)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099780595712