Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miccoli, Laura Stella
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Carolina Vianini A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823
Resumo: Este artigo argumenta pela compreensão do construto experiência, como um Sistema Adaptativo Complexo, tendo em vista que, para compreendêla, toda experiência encapsula um processo, no qual outros eventos que a perpassam são trazidos à tona. Para tal, partimos da pesquisa sobre experiências, apresentando trechos de relatos de estudantes e professores sobre eventos vivenciados em salas de aula de língua estrangeira (LE), como evidência empírica de conceitos da complexidade, aplicados aos processos de ensino e aprendizagem de LE. Explicitamos, assim, a relação entre experiência, como construto, e caos / complexidade, como teoria, para compreender a natureza dos processos de ensino e aprendizagem de LE em salas de aula.
id UFMG-7_dd35715cf16f5cd68a314a56a07394fc
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1823
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LEEste artigo argumenta pela compreensão do construto experiência, como um Sistema Adaptativo Complexo, tendo em vista que, para compreendêla, toda experiência encapsula um processo, no qual outros eventos que a perpassam são trazidos à tona. Para tal, partimos da pesquisa sobre experiências, apresentando trechos de relatos de estudantes e professores sobre eventos vivenciados em salas de aula de língua estrangeira (LE), como evidência empírica de conceitos da complexidade, aplicados aos processos de ensino e aprendizagem de LE. Explicitamos, assim, a relação entre experiência, como construto, e caos / complexidade, como teoria, para compreender a natureza dos processos de ensino e aprendizagem de LE em salas de aula. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMiccoli, Laura StellaLima, Carolina Vianini A.2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823/1882info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-30T01:33:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1823Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-05-30T01:33:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE
title Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE
spellingShingle Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE
Miccoli, Laura Stella
title_short Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE
title_full Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE
title_fullStr Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE
title_full_unstemmed Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE
title_sort Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE
author Miccoli, Laura Stella
author_facet Miccoli, Laura Stella
Lima, Carolina Vianini A.
author_role author
author2 Lima, Carolina Vianini A.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Miccoli, Laura Stella
Lima, Carolina Vianini A.
description Este artigo argumenta pela compreensão do construto experiência, como um Sistema Adaptativo Complexo, tendo em vista que, para compreendêla, toda experiência encapsula um processo, no qual outros eventos que a perpassam são trazidos à tona. Para tal, partimos da pesquisa sobre experiências, apresentando trechos de relatos de estudantes e professores sobre eventos vivenciados em salas de aula de língua estrangeira (LE), como evidência empírica de conceitos da complexidade, aplicados aos processos de ensino e aprendizagem de LE. Explicitamos, assim, a relação entre experiência, como construto, e caos / complexidade, como teoria, para compreender a natureza dos processos de ensino e aprendizagem de LE em salas de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-16
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823/1882
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100473704448