Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823 |
Resumo: | Este artigo argumenta pela compreensão do construto experiência, como um Sistema Adaptativo Complexo, tendo em vista que, para compreendêla, toda experiência encapsula um processo, no qual outros eventos que a perpassam são trazidos à tona. Para tal, partimos da pesquisa sobre experiências, apresentando trechos de relatos de estudantes e professores sobre eventos vivenciados em salas de aula de língua estrangeira (LE), como evidência empírica de conceitos da complexidade, aplicados aos processos de ensino e aprendizagem de LE. Explicitamos, assim, a relação entre experiência, como construto, e caos / complexidade, como teoria, para compreender a natureza dos processos de ensino e aprendizagem de LE em salas de aula. |
id |
UFMG-7_dd35715cf16f5cd68a314a56a07394fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1823 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LEEste artigo argumenta pela compreensão do construto experiência, como um Sistema Adaptativo Complexo, tendo em vista que, para compreendêla, toda experiência encapsula um processo, no qual outros eventos que a perpassam são trazidos à tona. Para tal, partimos da pesquisa sobre experiências, apresentando trechos de relatos de estudantes e professores sobre eventos vivenciados em salas de aula de língua estrangeira (LE), como evidência empírica de conceitos da complexidade, aplicados aos processos de ensino e aprendizagem de LE. Explicitamos, assim, a relação entre experiência, como construto, e caos / complexidade, como teoria, para compreender a natureza dos processos de ensino e aprendizagem de LE em salas de aula. Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisMiccoli, Laura StellaLima, Carolina Vianini A.2012-04-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823/1882info:eu-repo/semantics/openAccess2012-05-30T01:33:56Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/1823Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-05-30T01:33:56Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE |
title |
Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE |
spellingShingle |
Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE Miccoli, Laura Stella |
title_short |
Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE |
title_full |
Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE |
title_fullStr |
Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE |
title_full_unstemmed |
Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE |
title_sort |
Experiência em sala de aula: evidência empírica da complexidade no ensino e aprendizagem de LE |
author |
Miccoli, Laura Stella |
author_facet |
Miccoli, Laura Stella Lima, Carolina Vianini A. |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Carolina Vianini A. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miccoli, Laura Stella Lima, Carolina Vianini A. |
description |
Este artigo argumenta pela compreensão do construto experiência, como um Sistema Adaptativo Complexo, tendo em vista que, para compreendêla, toda experiência encapsula um processo, no qual outros eventos que a perpassam são trazidos à tona. Para tal, partimos da pesquisa sobre experiências, apresentando trechos de relatos de estudantes e professores sobre eventos vivenciados em salas de aula de língua estrangeira (LE), como evidência empírica de conceitos da complexidade, aplicados aos processos de ensino e aprendizagem de LE. Explicitamos, assim, a relação entre experiência, como construto, e caos / complexidade, como teoria, para compreender a natureza dos processos de ensino e aprendizagem de LE em salas de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-16 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/1823/1882 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 12, No 1 (2012) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100473704448 |