Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/822
Resumo: Apresentamos uma pesquisa etnográfica sobre as contribuições das escolhas e usos de gêneros discursivos, em atividades escolares, para o desenvolvimento do letramento do aluno. Os resultados mostram que alguns gêneros selecionados são característicos da escola, pouco servindo de referência para as atividades interativas mediadas pela escrita em situações não relacionadas a práticas educacionais. A articulação entre as propostas de interdisciplinaridade e de letramento, desenvolvidas na ciência da educação e nos estudos aplicados da linguagem, respectivamente, podem contribuir de forma bastante significativa para o fortalecimento do aluno. Aqui, os projetos pedagógicos interdisciplinares são caracterizados como espaços linguístico-discursivos que contribuem para tal fortalecimento.
id UFMG-7_e2efb1ed3bf6884ea85d9ee9a0c83bb2
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/822
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Seleção textual no ensino interdisciplinar por projetoApresentamos uma pesquisa etnográfica sobre as contribuições das escolhas e usos de gêneros discursivos, em atividades escolares, para o desenvolvimento do letramento do aluno. Os resultados mostram que alguns gêneros selecionados são característicos da escola, pouco servindo de referência para as atividades interativas mediadas pela escrita em situações não relacionadas a práticas educacionais. A articulação entre as propostas de interdisciplinaridade e de letramento, desenvolvidas na ciência da educação e nos estudos aplicados da linguagem, respectivamente, podem contribuir de forma bastante significativa para o fortalecimento do aluno. Aqui, os projetos pedagógicos interdisciplinares são caracterizados como espaços linguístico-discursivos que contribuem para tal fortalecimento.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisSilva, Wagner Rodrigues2012-02-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/822Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/822/919info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-19T01:16:51Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/822Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-19T01:16:51Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto
title Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto
spellingShingle Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto
Silva, Wagner Rodrigues
title_short Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto
title_full Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto
title_fullStr Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto
title_full_unstemmed Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto
title_sort Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
description Apresentamos uma pesquisa etnográfica sobre as contribuições das escolhas e usos de gêneros discursivos, em atividades escolares, para o desenvolvimento do letramento do aluno. Os resultados mostram que alguns gêneros selecionados são característicos da escola, pouco servindo de referência para as atividades interativas mediadas pela escrita em situações não relacionadas a práticas educacionais. A articulação entre as propostas de interdisciplinaridade e de letramento, desenvolvidas na ciência da educação e nos estudos aplicados da linguagem, respectivamente, podem contribuir de forma bastante significativa para o fortalecimento do aluno. Aqui, os projetos pedagógicos interdisciplinares são caracterizados como espaços linguístico-discursivos que contribuem para tal fortalecimento.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-14
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/822
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/822
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/822/919
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 9, No 1 (2009)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711099240579072