A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fidalgo, Sueli Salles
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/754
Resumo: Considerando as diferentes formas de avaliar usadas na educação (BACHMAN, 1990, ALVAREZ-MÉNDEZ, 2002), este artigo examina, primeiramente, o arcabouço teórico que tradicionalmente tem servido de apoio para a avaliação nas escolas. Em seguida, outras formas mais inclusivas de avaliar são discutidas, com base no conceito de que a linguagem é a ferramenta para manter ou transformar o status quo. Dessa forma, este artigo busca demonstrar que a avaliação de aprendizagem pode ser mais inclusiva se três conceitos essenciais forem levados em conta: (1) que a avaliação é indissociável do processo de ensino/aprendizagem, (2) que a negociação é elemento chave para a organização das funções psicológicas superiores (VYGOTSKY, 1934); (3) que a linguagem é zona de conflito para o questionamento da ideologia e a reconstrução do conhecimento (SCHNEUWLY, 1992). 
id UFMG-7_e441d299e727bd7c2e817cdd5f4b9212
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/754
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão?Considerando as diferentes formas de avaliar usadas na educação (BACHMAN, 1990, ALVAREZ-MÉNDEZ, 2002), este artigo examina, primeiramente, o arcabouço teórico que tradicionalmente tem servido de apoio para a avaliação nas escolas. Em seguida, outras formas mais inclusivas de avaliar são discutidas, com base no conceito de que a linguagem é a ferramenta para manter ou transformar o status quo. Dessa forma, este artigo busca demonstrar que a avaliação de aprendizagem pode ser mais inclusiva se três conceitos essenciais forem levados em conta: (1) que a avaliação é indissociável do processo de ensino/aprendizagem, (2) que a negociação é elemento chave para a organização das funções psicológicas superiores (VYGOTSKY, 1934); (3) que a linguagem é zona de conflito para o questionamento da ideologia e a reconstrução do conhecimento (SCHNEUWLY, 1992).  Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisFidalgo, Sueli Salles2012-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/754Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 2 (2006)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 2 (2006)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 2 (2006)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/754/852info:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-18T02:57:43Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/754Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-04-18T02:57:43Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão?
title A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão?
spellingShingle A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão?
Fidalgo, Sueli Salles
title_short A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão?
title_full A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão?
title_fullStr A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão?
title_full_unstemmed A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão?
title_sort A avaliação na escola: um histórico de exclusão social-escolar ou uma proposta sociocultural para a inclusão?
author Fidalgo, Sueli Salles
author_facet Fidalgo, Sueli Salles
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Fidalgo, Sueli Salles
description Considerando as diferentes formas de avaliar usadas na educação (BACHMAN, 1990, ALVAREZ-MÉNDEZ, 2002), este artigo examina, primeiramente, o arcabouço teórico que tradicionalmente tem servido de apoio para a avaliação nas escolas. Em seguida, outras formas mais inclusivas de avaliar são discutidas, com base no conceito de que a linguagem é a ferramenta para manter ou transformar o status quo. Dessa forma, este artigo busca demonstrar que a avaliação de aprendizagem pode ser mais inclusiva se três conceitos essenciais forem levados em conta: (1) que a avaliação é indissociável do processo de ensino/aprendizagem, (2) que a negociação é elemento chave para a organização das funções psicológicas superiores (VYGOTSKY, 1934); (3) que a linguagem é zona de conflito para o questionamento da ideologia e a reconstrução do conhecimento (SCHNEUWLY, 1992). 
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-12
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/754
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/754
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/754/852
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 2 (2006)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 2 (2006)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 6, No 2 (2006)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100405547008