Entre as dimensões “escondidas” do letramento acadêmico e os presumidos sociais do gênero artigo de pesquisa nas diretrizes para autores de periódicos em ciência da computação
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Raído (Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5642 |
Resumo: | O presente trabalho analisou textos de diretrizes para autores de seis periódicos em Ciência da Computação, com o objetivo de verificar a existência de dimensões “escondidas” do letramento, as quais podem ocultar informações relevantes para uma melhor elaboração dos textos de acordo com o esperado pelas revistas. A partir de uma análise etnográfica discursiva, a qual possibilitou a compreensão dos conceitos de língua, texto e gênero que fundamentam as práticas de letramento das revistas, alguns ocultamentos foram identificados e relacionados a presumidos sociais do gênero artigo de pesquisa. A análise revelou, dentre outras coisas, que os periódicos concentram as orientações, em grande parte, nos aspectos formais e estruturais do texto, deixando “escondidas” dimensões do letramento relacionadas a conteúdo, retórica e ideologia, por exemplo. Embasados por uma concepção de língua, texto e gênero que se aproxima à abordagem de ensino de escrita identificada por Lea e Street (1998) como Socialização Acadêmica, esses periódicos partem do presumido de que as especificidades do discurso acadêmico são únicas e transferíveis de gênero para gênero, independentemente dos eventos de letramento em questão. Assim, contam com um conhecimento do letramento acadêmico que pesquisadores menos experientes podem ainda não reconhecer, dificultando a iniciação desses novatos nas discussões acadêmicas. |
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Entre as dimensões “escondidas” do letramento acadêmico e os presumidos sociais do gênero artigo de pesquisa nas diretrizes para autores de periódicos em ciência da computaçãoBetween “hidden” features of academic literacy and social assumptions of the genre research article within authors’guidelines of computer science journalsLetramento acadêmico. Dimensões “escondidas” do letramento acadêmico. Presumidos sociais dos gêneros do discurso. Artigo de pesquisa. Diretrizes para autores.Academic literacy“hidden” features of academic literacysocial assumptions of discourse genresresearch articleauthors´guidelinesO presente trabalho analisou textos de diretrizes para autores de seis periódicos em Ciência da Computação, com o objetivo de verificar a existência de dimensões “escondidas” do letramento, as quais podem ocultar informações relevantes para uma melhor elaboração dos textos de acordo com o esperado pelas revistas. A partir de uma análise etnográfica discursiva, a qual possibilitou a compreensão dos conceitos de língua, texto e gênero que fundamentam as práticas de letramento das revistas, alguns ocultamentos foram identificados e relacionados a presumidos sociais do gênero artigo de pesquisa. A análise revelou, dentre outras coisas, que os periódicos concentram as orientações, em grande parte, nos aspectos formais e estruturais do texto, deixando “escondidas” dimensões do letramento relacionadas a conteúdo, retórica e ideologia, por exemplo. Embasados por uma concepção de língua, texto e gênero que se aproxima à abordagem de ensino de escrita identificada por Lea e Street (1998) como Socialização Acadêmica, esses periódicos partem do presumido de que as especificidades do discurso acadêmico são únicas e transferíveis de gênero para gênero, independentemente dos eventos de letramento em questão. Assim, contam com um conhecimento do letramento acadêmico que pesquisadores menos experientes podem ainda não reconhecer, dificultando a iniciação desses novatos nas discussões acadêmicas.This paper presents the analysis of texts of Authors´ Guidelines of six Computer Science journals. The research aimed at verifying the existence of “hidden” features of academic literacy in the texts, which may hide relevant information to the production of papers according to what is expected by the journals. Through a discursive ethnographic analysis, which enabled us to understand the concepts of language, text and genre that grounds the literacy practices of the journals, some “hidden” features were identified and related to social assumptions of the genre research article. The analysis showed, among other things, that the journals center the guidelines, mostly, in formal and structural aspects of the text, failing to approach some literacy features, such as content, rhetoric and ideology. Based on a concept of language, text and genre, which is very similar to the Academic Socialization approach to teaching writing, identified by Lea and Street (1998), the journals depart from the social assumption that academic discourse specificities are the same for all academic genres. Thus, they count on some type of knowledge from the authors, which inexperienced researchers may not have yet, making it more difficult for these novices to engage in academic discussion in their field.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2017-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/564210.30612/raido.v11i27.5642Raído; v. 11 n. 27 (2017); 105-1311984-4018reponame:Raído (Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/5642/3730Copyright (c) 2017 Raídoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Bruna Gabriela Augusto Marçal2019-07-05T15:45:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5642Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/RaidoPUBhttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/oaialexandrapinheiro@ufgd.edu.br||editora.suporte@ufgd.edu.br1984-40181982-629Xopendoar:2019-07-05T15:45:51Raído (Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
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O presente trabalho analisou textos de diretrizes para autores de seis periódicos em Ciência da Computação, com o objetivo de verificar a existência de dimensões “escondidas” do letramento, as quais podem ocultar informações relevantes para uma melhor elaboração dos textos de acordo com o esperado pelas revistas. A partir de uma análise etnográfica discursiva, a qual possibilitou a compreensão dos conceitos de língua, texto e gênero que fundamentam as práticas de letramento das revistas, alguns ocultamentos foram identificados e relacionados a presumidos sociais do gênero artigo de pesquisa. A análise revelou, dentre outras coisas, que os periódicos concentram as orientações, em grande parte, nos aspectos formais e estruturais do texto, deixando “escondidas” dimensões do letramento relacionadas a conteúdo, retórica e ideologia, por exemplo. Embasados por uma concepção de língua, texto e gênero que se aproxima à abordagem de ensino de escrita identificada por Lea e Street (1998) como Socialização Acadêmica, esses periódicos partem do presumido de que as especificidades do discurso acadêmico são únicas e transferíveis de gênero para gênero, independentemente dos eventos de letramento em questão. Assim, contam com um conhecimento do letramento acadêmico que pesquisadores menos experientes podem ainda não reconhecer, dificultando a iniciação desses novatos nas discussões acadêmicas. |
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