Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801 |
Resumo: | Este trabalho parte do pressuposto de que um problema sério noensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separaçãoaparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principalé examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois. Para isso, faz-se umarevisão do uso do exercício na sala de aula, tanto da perspectiva teórica, com ênfasena idéia do input generalizado, como da perspectiva prática, com ênfase na idéiado exercício localizado. Os dados, recolhidos de materiais didáticos propostos eimplementados pelos teóricos do ensino de línguas, mostram que o cientista,quando assume o lugar do professor, apresenta um discurso mais próximo doprofessor do que do cientista. A conclusão é de que a aproximação entre a teoria ea prática é possível se o cientista e o professor formarem uma comunidade únicapara a troca de idéias e de experiências. |
id |
UFMG-7_eab4404458d2b6fbbb63168c2809358a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/801 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguasEste trabalho parte do pressuposto de que um problema sério noensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separaçãoaparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principalé examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois. Para isso, faz-se umarevisão do uso do exercício na sala de aula, tanto da perspectiva teórica, com ênfasena idéia do input generalizado, como da perspectiva prática, com ênfase na idéiado exercício localizado. Os dados, recolhidos de materiais didáticos propostos eimplementados pelos teóricos do ensino de línguas, mostram que o cientista,quando assume o lugar do professor, apresenta um discurso mais próximo doprofessor do que do cientista. A conclusão é de que a aproximação entre a teoria ea prática é possível se o cientista e o professor formarem uma comunidade únicapara a troca de idéias e de experiências.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisLeffa, Vilson J.2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801/901info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T18:11:14Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/801Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T18:11:14Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas |
title |
Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas |
spellingShingle |
Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas Leffa, Vilson J. |
title_short |
Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas |
title_full |
Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas |
title_fullStr |
Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas |
title_full_unstemmed |
Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas |
title_sort |
Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas |
author |
Leffa, Vilson J. |
author_facet |
Leffa, Vilson J. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leffa, Vilson J. |
description |
Este trabalho parte do pressuposto de que um problema sério noensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separaçãoaparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principalé examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois. Para isso, faz-se umarevisão do uso do exercício na sala de aula, tanto da perspectiva teórica, com ênfasena idéia do input generalizado, como da perspectiva prática, com ênfase na idéiado exercício localizado. Os dados, recolhidos de materiais didáticos propostos eimplementados pelos teóricos do ensino de línguas, mostram que o cientista,quando assume o lugar do professor, apresenta um discurso mais próximo doprofessor do que do cientista. A conclusão é de que a aproximação entre a teoria ea prática é possível se o cientista e o professor formarem uma comunidade únicapara a troca de idéias e de experiências. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-02-13 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801/901 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100389818368 |