Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leffa, Vilson J.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801
Resumo: Este trabalho parte do pressuposto de que um problema sério noensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separaçãoaparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principalé examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois. Para isso, faz-se umarevisão do uso do exercício na sala de aula, tanto da perspectiva teórica, com ênfasena idéia do input generalizado, como da perspectiva prática, com ênfase na idéiado exercício localizado. Os dados, recolhidos de materiais didáticos propostos eimplementados pelos teóricos do ensino de línguas, mostram que o cientista,quando assume o lugar do professor, apresenta um discurso mais próximo doprofessor do que do cientista. A conclusão é de que a aproximação entre a teoria ea prática é possível se o cientista e o professor formarem uma comunidade únicapara a troca de idéias e de experiências.
id UFMG-7_eab4404458d2b6fbbb63168c2809358a
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/801
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguasEste trabalho parte do pressuposto de que um problema sério noensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separaçãoaparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principalé examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois. Para isso, faz-se umarevisão do uso do exercício na sala de aula, tanto da perspectiva teórica, com ênfasena idéia do input generalizado, como da perspectiva prática, com ênfase na idéiado exercício localizado. Os dados, recolhidos de materiais didáticos propostos eimplementados pelos teóricos do ensino de línguas, mostram que o cientista,quando assume o lugar do professor, apresenta um discurso mais próximo doprofessor do que do cientista. A conclusão é de que a aproximação entre a teoria ea prática é possível se o cientista e o professor formarem uma comunidade únicapara a troca de idéias e de experiências.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisLeffa, Vilson J.2012-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801/901info:eu-repo/semantics/openAccess2012-02-14T18:11:14Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/801Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2012-02-14T18:11:14Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas
title Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas
spellingShingle Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas
Leffa, Vilson J.
title_short Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas
title_full Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas
title_fullStr Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas
title_full_unstemmed Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas
title_sort Malhação na sala de aula: o uso do exercício no ensino de línguas
author Leffa, Vilson J.
author_facet Leffa, Vilson J.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Leffa, Vilson J.
description Este trabalho parte do pressuposto de que um problema sério noensino de línguas é a divisão entre a teoria e a prática, que provocou uma separaçãoaparentemente irreconciliável entre o cientista e o professor. O objetivo principalé examinar a possibilidade de uma aproximação entre os dois. Para isso, faz-se umarevisão do uso do exercício na sala de aula, tanto da perspectiva teórica, com ênfasena idéia do input generalizado, como da perspectiva prática, com ênfase na idéiado exercício localizado. Os dados, recolhidos de materiais didáticos propostos eimplementados pelos teóricos do ensino de línguas, mostram que o cientista,quando assume o lugar do professor, apresenta um discurso mais próximo doprofessor do que do cientista. A conclusão é de que a aproximação entre a teoria ea prática é possível se o cientista e o professor formarem uma comunidade únicapara a troca de idéias e de experiências.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-13
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/801/901
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 8, No 1 (2008)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100389818368