Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beviláqua, André Firpo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Vetromille-Castro, Rafael, Leffa, Vilson José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278
Resumo: RESUMO: Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) nas perspectivas dos Letramentos Críticos (LC) e da Competência Simbólica (CS). Primeiramente, discutimos a relevância dos LC e da CS para o contexto da educação linguística, mais especificamente no que tange à produção de REA; em seguida, descrevemos alguns princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS que podem servir de parâmetro para produção de REA; finalmente, demonstramos de que modo tais princípios podem ser aplicados à produção de tais materiais. O artigo demonstra de que forma os princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS podem ser aplicados à produção de REA, oferecendo subsídios para que os(as) educadores(as) linguísticos(as) possam produzir materiais de ensino nas perspectivas em questão.PALAVRAS-CHAVE: recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica.ABSTRACT: This paper reports on research on the development of Open Educational Resources (OER) in the perspective of Critical Literacy (CL) and Symbolic Competence (SC). First, we discuss the relevance of Critical Literacy and Symbolic Competence to the context of language education, specifically with regard to OER production; afterwards, we approach theoretical-methodological principles of CL and SC that may be used as parameters for OER production; finally, we demonstrate how such principles can support the production of such materials. The paper demonstrates how theoretical-methodological principles of CL and SC may be applied to OER production by offering subsidies so that educators may not only produce teaching materials in the perspective in question, but also do so from their respective educational realities. KEYWORDS: open educational resources; critical literacy; symbolic competence.
id UFMG-7_eba9bc665ab94d37ad81997c559c07d0
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16278
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competencerecursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica; open educational resources; critical literacy; symbolic competence.RESUMO: Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) nas perspectivas dos Letramentos Críticos (LC) e da Competência Simbólica (CS). Primeiramente, discutimos a relevância dos LC e da CS para o contexto da educação linguística, mais especificamente no que tange à produção de REA; em seguida, descrevemos alguns princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS que podem servir de parâmetro para produção de REA; finalmente, demonstramos de que modo tais princípios podem ser aplicados à produção de tais materiais. O artigo demonstra de que forma os princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS podem ser aplicados à produção de REA, oferecendo subsídios para que os(as) educadores(as) linguísticos(as) possam produzir materiais de ensino nas perspectivas em questão.PALAVRAS-CHAVE: recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica.ABSTRACT: This paper reports on research on the development of Open Educational Resources (OER) in the perspective of Critical Literacy (CL) and Symbolic Competence (SC). First, we discuss the relevance of Critical Literacy and Symbolic Competence to the context of language education, specifically with regard to OER production; afterwards, we approach theoretical-methodological principles of CL and SC that may be used as parameters for OER production; finally, we demonstrate how such principles can support the production of such materials. The paper demonstrates how theoretical-methodological principles of CL and SC may be applied to OER production by offering subsidies so that educators may not only produce teaching materials in the perspective in question, but also do so from their respective educational realities. KEYWORDS: open educational resources; critical literacy; symbolic competence.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBeviláqua, André FirpoVetromille-Castro, RafaelLeffa, Vilson José2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-9271984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278/1125614050http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278/1125614220http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16278/2545http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16278/2546/*ref*/AMIEL, T. Educação Aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: PRETTO, N. de L.; ROSSINI, C.; SANTANA, B. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 17-33./*ref*/AUSTIN, J. How to Do Things with Words. London: Oxford University Press, 1962./*ref*/BEVILÁQUA, A. F. Linguagens e tecnologias a serviço de uma Ética Maior: a produção de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos. 2017. 114f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, 2017./*ref*/BEVILÁQUA, A. F. et. al. Ensino de Línguas Online: um Sistema de Autoria Aberto para a produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 15, n. 1, p. 190-200, 2017. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2017.151.15/*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994./*ref*/BRAHIM, A. C. S. de M. Pedagogia Crítica, Letramento Crítico e Leitura Crítica. Revista X, Curitiba, v. 1, p. 11-31, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2007.5376/*ref*/CASSANY, D.; CASSTELLÀ, J. Aproximación a la Literacidad Crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 353-374, jul. 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p353/*ref*/COSTA, A. R. et al. Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil. Veredas On-line, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 1-20, ago. 2016./*ref*/DUBOC, A. P. Letramento Crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 209-229./*ref*/FAIRCLOUGH, N. El análisis crítico del discurso y la mercantilización del discurso público: las universidades. Discurso & Sociedad, Santiago, Chile, v. 2, n. 1, p. 170-186, 2008./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016./*ref*/HALLIDAY, M. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978./*ref*/HALLIDAY, M. An introduction to funcional grammar. London: Edward Arnold, 1985./*ref*/HARTMANN, B. B.; VETROMILLE-CASTRO, R. Competência comunicativa e competência simbólica: a busca do possível em um aplicativo gamificado. In: JORNADA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, 4., 2016, Pelotas. Caderno de Resumos [...]. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2016. p. 45-45./*ref*/HARTMANN, B. B.; VETROMILLE-CASTRO, R. Reflective Practice: Communicative and Symbolic Competence in Gamified Language Learning Activities in Mobile APPS. In: WORLD CALL, 4., 2016, Concepción. Programe Book […]. Concepción: Universidad de Concepción, 2018. p. 76-76./*ref*/HORKHEIMER, Max. Teoría Crítica. Buenos Aires: Amorrortu, 1974./*ref*/JORDÃO, C. M. Birds of Different Feathers: algumas diferenças entre Letramento Crítico, Pedagogia Crítica e Abordagem Comunicativa. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 195-207./*ref*/KRAMSCH, C. From Communicative Competence to Symbolic Competence. The Modern Language Journal, [S.l.], v. 90, n. 2, p. 249-252, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2006.00395_3.x/*ref*/KRAMSCH, C. The Symbolic Dimensions of the Intercultural. Language Teaching, Cambridge, v. 44, n. 3, p. 354-367, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444810000431/*ref*/KRAMSCH, C; WHITESIDE, A. Language Ecology in Multilingual Settings. Towards a Theory of Symbolic Competence. Applied Linguistics, Oxford, v. 29, 4, p. 645-671, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amn022/*ref*/KUMARAVADIVELU, B. TESOL Methods: Changing Tracks, Challenging Trends. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 40, n. 1, p. 59-81, mar. 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/40264511/*ref*/LEFFA, V. J. Análise automática da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2003. Doi: https://doi.org/10.1590/S1984-63982003000200002/*ref*/LEFFA, V. J. Nem tudo o que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia, Cuiabá, v. 12, n. 2, p.15-45, 2006./*ref*/LEFFA, V. J. Uma outra aprendizagem é possível: colaboração em massa, Recursos Educacionais Abertos e ensino de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 55, n. 2, p. 353-378, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/010318134942176081/*ref*/LEVINSON, S. Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press, 1983./*ref*/LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009./*ref*/MACIEL, R. F. Letramento crítico das políticas públicas linguísticas e a formação de professores de línguas. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 101-114./*ref*/PAIVA, V. L. M. de O. e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019./*ref*/PENNYCOOK, A. Uma Linguística Aplicada transgressiva. In: LOPES, L. P. da M. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84./*ref*/PRETTO, N. de L. Professores-autores em rede. In: PRETTO, N. de L.; ROSSINI, C.; SANTANA, B. (org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 91-108./*ref*/RAJAGOPALAN, K. Por uma Linguística Crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003./*ref*/SANTOS, A. I. dos. O estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013./*ref*/SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 25, p.5-17, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002/*ref*/UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Declaração REA de Paris 2012. Paris, jul. 2012./*ref*/VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017./*ref*/VETROMILLE-CASTRO, R. et al. Objetos de aprendizagem de línguas: uma proposta. In: VETROMILLE-CASTRO, R.; HEEMANN, C.; FIALHO, V. R. (org.). Aprendizagem de línguas: a presença na ausência: CALL, Atividade e Complexidade. Pelotas: Educat, 2012. p. 242-256./*ref*/VETROMILLE-CASTRO, R. Língua como instrumento, língua para o poder: reflexões sobre o papel do professor, tecnologias digitais e desenvolvimento linguístico. In: TAKAKI, N. H.; MOR, W. M. (org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes, 2017. p. 195-219./*ref*/WILEY, D. A. Connecting Learning Objects to Instructional Design Theory: A Definition, a Metaphor, and a Taxonomy. In: WILEY, D. A. (org.). The Instructional Use of Learning Objects. Bloomington, IN: Association for Instructional Technology; Association for Educational Communications and Technology, 2000.Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-22T02:34:39Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16278Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-09-22T02:34:39Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence
title Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence
spellingShingle Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence
Beviláqua, André Firpo
recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica; open educational resources; critical literacy; symbolic competence.
title_short Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence
title_full Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence
title_fullStr Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence
title_full_unstemmed Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence
title_sort Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence
author Beviláqua, André Firpo
author_facet Beviláqua, André Firpo
Vetromille-Castro, Rafael
Leffa, Vilson José
author_role author
author2 Vetromille-Castro, Rafael
Leffa, Vilson José
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Beviláqua, André Firpo
Vetromille-Castro, Rafael
Leffa, Vilson José
dc.subject.por.fl_str_mv recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica; open educational resources; critical literacy; symbolic competence.
topic recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica; open educational resources; critical literacy; symbolic competence.
description RESUMO: Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) nas perspectivas dos Letramentos Críticos (LC) e da Competência Simbólica (CS). Primeiramente, discutimos a relevância dos LC e da CS para o contexto da educação linguística, mais especificamente no que tange à produção de REA; em seguida, descrevemos alguns princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS que podem servir de parâmetro para produção de REA; finalmente, demonstramos de que modo tais princípios podem ser aplicados à produção de tais materiais. O artigo demonstra de que forma os princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS podem ser aplicados à produção de REA, oferecendo subsídios para que os(as) educadores(as) linguísticos(as) possam produzir materiais de ensino nas perspectivas em questão.PALAVRAS-CHAVE: recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica.ABSTRACT: This paper reports on research on the development of Open Educational Resources (OER) in the perspective of Critical Literacy (CL) and Symbolic Competence (SC). First, we discuss the relevance of Critical Literacy and Symbolic Competence to the context of language education, specifically with regard to OER production; afterwards, we approach theoretical-methodological principles of CL and SC that may be used as parameters for OER production; finally, we demonstrate how such principles can support the production of such materials. The paper demonstrates how theoretical-methodological principles of CL and SC may be applied to OER production by offering subsidies so that educators may not only produce teaching materials in the perspective in question, but also do so from their respective educational realities. KEYWORDS: open educational resources; critical literacy; symbolic competence.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278/1125614050
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278/1125614220
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16278/2545
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16278/2546
/*ref*/AMIEL, T. Educação Aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: PRETTO, N. de L.; ROSSINI, C.; SANTANA, B. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 17-33.
/*ref*/AUSTIN, J. How to Do Things with Words. London: Oxford University Press, 1962.
/*ref*/BEVILÁQUA, A. F. Linguagens e tecnologias a serviço de uma Ética Maior: a produção de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos. 2017. 114f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, 2017.
/*ref*/BEVILÁQUA, A. F. et. al. Ensino de Línguas Online: um Sistema de Autoria Aberto para a produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 15, n. 1, p. 190-200, 2017. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2017.151.15
/*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.
/*ref*/BRAHIM, A. C. S. de M. Pedagogia Crítica, Letramento Crítico e Leitura Crítica. Revista X, Curitiba, v. 1, p. 11-31, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2007.5376
/*ref*/CASSANY, D.; CASSTELLÀ, J. Aproximación a la Literacidad Crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 353-374, jul. 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p353
/*ref*/COSTA, A. R. et al. Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil. Veredas On-line, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 1-20, ago. 2016.
/*ref*/DUBOC, A. P. Letramento Crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 209-229.
/*ref*/FAIRCLOUGH, N. El análisis crítico del discurso y la mercantilización del discurso público: las universidades. Discurso & Sociedad, Santiago, Chile, v. 2, n. 1, p. 170-186, 2008.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
/*ref*/HALLIDAY, M. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978.
/*ref*/HALLIDAY, M. An introduction to funcional grammar. London: Edward Arnold, 1985.
/*ref*/HARTMANN, B. B.; VETROMILLE-CASTRO, R. Competência comunicativa e competência simbólica: a busca do possível em um aplicativo gamificado. In: JORNADA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, 4., 2016, Pelotas. Caderno de Resumos [...]. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2016. p. 45-45.
/*ref*/HARTMANN, B. B.; VETROMILLE-CASTRO, R. Reflective Practice: Communicative and Symbolic Competence in Gamified Language Learning Activities in Mobile APPS. In: WORLD CALL, 4., 2016, Concepción. Programe Book […]. Concepción: Universidad de Concepción, 2018. p. 76-76.
/*ref*/HORKHEIMER, Max. Teoría Crítica. Buenos Aires: Amorrortu, 1974.
/*ref*/JORDÃO, C. M. Birds of Different Feathers: algumas diferenças entre Letramento Crítico, Pedagogia Crítica e Abordagem Comunicativa. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 195-207.
/*ref*/KRAMSCH, C. From Communicative Competence to Symbolic Competence. The Modern Language Journal, [S.l.], v. 90, n. 2, p. 249-252, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2006.00395_3.x
/*ref*/KRAMSCH, C. The Symbolic Dimensions of the Intercultural. Language Teaching, Cambridge, v. 44, n. 3, p. 354-367, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444810000431
/*ref*/KRAMSCH, C; WHITESIDE, A. Language Ecology in Multilingual Settings. Towards a Theory of Symbolic Competence. Applied Linguistics, Oxford, v. 29, 4, p. 645-671, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amn022
/*ref*/KUMARAVADIVELU, B. TESOL Methods: Changing Tracks, Challenging Trends. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 40, n. 1, p. 59-81, mar. 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/40264511
/*ref*/LEFFA, V. J. Análise automática da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2003. Doi: https://doi.org/10.1590/S1984-63982003000200002
/*ref*/LEFFA, V. J. Nem tudo o que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia, Cuiabá, v. 12, n. 2, p.15-45, 2006.
/*ref*/LEFFA, V. J. Uma outra aprendizagem é possível: colaboração em massa, Recursos Educacionais Abertos e ensino de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 55, n. 2, p. 353-378, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/010318134942176081
/*ref*/LEVINSON, S. Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.
/*ref*/LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.
/*ref*/MACIEL, R. F. Letramento crítico das políticas públicas linguísticas e a formação de professores de línguas. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 101-114.
/*ref*/PAIVA, V. L. M. de O. e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
/*ref*/PENNYCOOK, A. Uma Linguística Aplicada transgressiva. In: LOPES, L. P. da M. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84.
/*ref*/PRETTO, N. de L. Professores-autores em rede. In: PRETTO, N. de L.; ROSSINI, C.; SANTANA, B. (org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 91-108.
/*ref*/RAJAGOPALAN, K. Por uma Linguística Crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
/*ref*/SANTOS, A. I. dos. O estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013.
/*ref*/SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 25, p.5-17, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002
/*ref*/UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Declaração REA de Paris 2012. Paris, jul. 2012.
/*ref*/VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017.
/*ref*/VETROMILLE-CASTRO, R. et al. Objetos de aprendizagem de línguas: uma proposta. In: VETROMILLE-CASTRO, R.; HEEMANN, C.; FIALHO, V. R. (org.). Aprendizagem de línguas: a presença na ausência: CALL, Atividade e Complexidade. Pelotas: Educat, 2012. p. 242-256.
/*ref*/VETROMILLE-CASTRO, R. Língua como instrumento, língua para o poder: reflexões sobre o papel do professor, tecnologias digitais e desenvolvimento linguístico. In: TAKAKI, N. H.; MOR, W. M. (org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes, 2017. p. 195-219.
/*ref*/WILEY, D. A. Connecting Learning Objects to Instructional Design Theory: A Definition, a Metaphor, and a Taxonomy. In: WILEY, D. A. (org.). The Instructional Use of Learning Objects. Bloomington, IN: Association for Instructional Technology; Association for Educational Communications and Technology, 2000.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711102625382400