Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278 |
Resumo: | RESUMO: Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) nas perspectivas dos Letramentos Críticos (LC) e da Competência Simbólica (CS). Primeiramente, discutimos a relevância dos LC e da CS para o contexto da educação linguística, mais especificamente no que tange à produção de REA; em seguida, descrevemos alguns princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS que podem servir de parâmetro para produção de REA; finalmente, demonstramos de que modo tais princípios podem ser aplicados à produção de tais materiais. O artigo demonstra de que forma os princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS podem ser aplicados à produção de REA, oferecendo subsídios para que os(as) educadores(as) linguísticos(as) possam produzir materiais de ensino nas perspectivas em questão.PALAVRAS-CHAVE: recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica.ABSTRACT: This paper reports on research on the development of Open Educational Resources (OER) in the perspective of Critical Literacy (CL) and Symbolic Competence (SC). First, we discuss the relevance of Critical Literacy and Symbolic Competence to the context of language education, specifically with regard to OER production; afterwards, we approach theoretical-methodological principles of CL and SC that may be used as parameters for OER production; finally, we demonstrate how such principles can support the production of such materials. The paper demonstrates how theoretical-methodological principles of CL and SC may be applied to OER production by offering subsidies so that educators may not only produce teaching materials in the perspective in question, but also do so from their respective educational realities. KEYWORDS: open educational resources; critical literacy; symbolic competence. |
id |
UFMG-7_eba9bc665ab94d37ad81997c559c07d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16278 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competencerecursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica; open educational resources; critical literacy; symbolic competence.RESUMO: Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) nas perspectivas dos Letramentos Críticos (LC) e da Competência Simbólica (CS). Primeiramente, discutimos a relevância dos LC e da CS para o contexto da educação linguística, mais especificamente no que tange à produção de REA; em seguida, descrevemos alguns princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS que podem servir de parâmetro para produção de REA; finalmente, demonstramos de que modo tais princípios podem ser aplicados à produção de tais materiais. O artigo demonstra de que forma os princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS podem ser aplicados à produção de REA, oferecendo subsídios para que os(as) educadores(as) linguísticos(as) possam produzir materiais de ensino nas perspectivas em questão.PALAVRAS-CHAVE: recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica.ABSTRACT: This paper reports on research on the development of Open Educational Resources (OER) in the perspective of Critical Literacy (CL) and Symbolic Competence (SC). First, we discuss the relevance of Critical Literacy and Symbolic Competence to the context of language education, specifically with regard to OER production; afterwards, we approach theoretical-methodological principles of CL and SC that may be used as parameters for OER production; finally, we demonstrate how such principles can support the production of such materials. The paper demonstrates how theoretical-methodological principles of CL and SC may be applied to OER production by offering subsidies so that educators may not only produce teaching materials in the perspective in question, but also do so from their respective educational realities. KEYWORDS: open educational resources; critical literacy; symbolic competence.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBeviláqua, André FirpoVetromille-Castro, RafaelLeffa, Vilson José2021-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-9271984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278/1125614050http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278/1125614220http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16278/2545http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16278/2546/*ref*/AMIEL, T. Educação Aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: PRETTO, N. de L.; ROSSINI, C.; SANTANA, B. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 17-33./*ref*/AUSTIN, J. How to Do Things with Words. London: Oxford University Press, 1962./*ref*/BEVILÁQUA, A. F. Linguagens e tecnologias a serviço de uma Ética Maior: a produção de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos. 2017. 114f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, 2017./*ref*/BEVILÁQUA, A. F. et. al. Ensino de Línguas Online: um Sistema de Autoria Aberto para a produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 15, n. 1, p. 190-200, 2017. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2017.151.15/*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994./*ref*/BRAHIM, A. C. S. de M. Pedagogia Crítica, Letramento Crítico e Leitura Crítica. Revista X, Curitiba, v. 1, p. 11-31, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2007.5376/*ref*/CASSANY, D.; CASSTELLÀ, J. Aproximación a la Literacidad Crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 353-374, jul. 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p353/*ref*/COSTA, A. R. et al. Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil. Veredas On-line, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 1-20, ago. 2016./*ref*/DUBOC, A. P. Letramento Crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 209-229./*ref*/FAIRCLOUGH, N. El análisis crítico del discurso y la mercantilización del discurso público: las universidades. Discurso & Sociedad, Santiago, Chile, v. 2, n. 1, p. 170-186, 2008./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016./*ref*/HALLIDAY, M. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978./*ref*/HALLIDAY, M. An introduction to funcional grammar. London: Edward Arnold, 1985./*ref*/HARTMANN, B. B.; VETROMILLE-CASTRO, R. Competência comunicativa e competência simbólica: a busca do possível em um aplicativo gamificado. In: JORNADA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, 4., 2016, Pelotas. Caderno de Resumos [...]. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2016. p. 45-45./*ref*/HARTMANN, B. B.; VETROMILLE-CASTRO, R. Reflective Practice: Communicative and Symbolic Competence in Gamified Language Learning Activities in Mobile APPS. In: WORLD CALL, 4., 2016, Concepción. Programe Book […]. Concepción: Universidad de Concepción, 2018. p. 76-76./*ref*/HORKHEIMER, Max. Teoría Crítica. Buenos Aires: Amorrortu, 1974./*ref*/JORDÃO, C. M. Birds of Different Feathers: algumas diferenças entre Letramento Crítico, Pedagogia Crítica e Abordagem Comunicativa. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 195-207./*ref*/KRAMSCH, C. From Communicative Competence to Symbolic Competence. The Modern Language Journal, [S.l.], v. 90, n. 2, p. 249-252, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2006.00395_3.x/*ref*/KRAMSCH, C. The Symbolic Dimensions of the Intercultural. Language Teaching, Cambridge, v. 44, n. 3, p. 354-367, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444810000431/*ref*/KRAMSCH, C; WHITESIDE, A. Language Ecology in Multilingual Settings. Towards a Theory of Symbolic Competence. Applied Linguistics, Oxford, v. 29, 4, p. 645-671, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amn022/*ref*/KUMARAVADIVELU, B. TESOL Methods: Changing Tracks, Challenging Trends. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 40, n. 1, p. 59-81, mar. 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/40264511/*ref*/LEFFA, V. J. Análise automática da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2003. Doi: https://doi.org/10.1590/S1984-63982003000200002/*ref*/LEFFA, V. J. Nem tudo o que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia, Cuiabá, v. 12, n. 2, p.15-45, 2006./*ref*/LEFFA, V. J. Uma outra aprendizagem é possível: colaboração em massa, Recursos Educacionais Abertos e ensino de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 55, n. 2, p. 353-378, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/010318134942176081/*ref*/LEVINSON, S. Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press, 1983./*ref*/LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009./*ref*/MACIEL, R. F. Letramento crítico das políticas públicas linguísticas e a formação de professores de línguas. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 101-114./*ref*/PAIVA, V. L. M. de O. e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019./*ref*/PENNYCOOK, A. Uma Linguística Aplicada transgressiva. In: LOPES, L. P. da M. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84./*ref*/PRETTO, N. de L. Professores-autores em rede. In: PRETTO, N. de L.; ROSSINI, C.; SANTANA, B. (org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 91-108./*ref*/RAJAGOPALAN, K. Por uma Linguística Crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003./*ref*/SANTOS, A. I. dos. O estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013./*ref*/SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 25, p.5-17, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002/*ref*/UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Declaração REA de Paris 2012. Paris, jul. 2012./*ref*/VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017./*ref*/VETROMILLE-CASTRO, R. et al. Objetos de aprendizagem de línguas: uma proposta. In: VETROMILLE-CASTRO, R.; HEEMANN, C.; FIALHO, V. R. (org.). Aprendizagem de línguas: a presença na ausência: CALL, Atividade e Complexidade. Pelotas: Educat, 2012. p. 242-256./*ref*/VETROMILLE-CASTRO, R. Língua como instrumento, língua para o poder: reflexões sobre o papel do professor, tecnologias digitais e desenvolvimento linguístico. In: TAKAKI, N. H.; MOR, W. M. (org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes, 2017. p. 195-219./*ref*/WILEY, D. A. Connecting Learning Objects to Instructional Design Theory: A Definition, a Metaphor, and a Taxonomy. In: WILEY, D. A. (org.). The Instructional Use of Learning Objects. Bloomington, IN: Association for Instructional Technology; Association for Educational Communications and Technology, 2000.Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicadahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-22T02:34:39Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/16278Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2021-09-22T02:34:39Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence |
title |
Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence |
spellingShingle |
Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence Beviláqua, André Firpo recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica; open educational resources; critical literacy; symbolic competence. |
title_short |
Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence |
title_full |
Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence |
title_fullStr |
Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence |
title_full_unstemmed |
Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence |
title_sort |
Eu não sou trapaceiro(a): a produção de REA para Letramentos Críticos e Competência Simbólica / I Am Not a Trickster: OER Production for Critical Literacy and Symbolic Competence |
author |
Beviláqua, André Firpo |
author_facet |
Beviláqua, André Firpo Vetromille-Castro, Rafael Leffa, Vilson José |
author_role |
author |
author2 |
Vetromille-Castro, Rafael Leffa, Vilson José |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Beviláqua, André Firpo Vetromille-Castro, Rafael Leffa, Vilson José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica; open educational resources; critical literacy; symbolic competence. |
topic |
recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica; open educational resources; critical literacy; symbolic competence. |
description |
RESUMO: Neste artigo, relatamos uma investigação sobre a produção de Recursos Educacionais Abertos (REA) nas perspectivas dos Letramentos Críticos (LC) e da Competência Simbólica (CS). Primeiramente, discutimos a relevância dos LC e da CS para o contexto da educação linguística, mais especificamente no que tange à produção de REA; em seguida, descrevemos alguns princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS que podem servir de parâmetro para produção de REA; finalmente, demonstramos de que modo tais princípios podem ser aplicados à produção de tais materiais. O artigo demonstra de que forma os princípios teórico-metodológicos dos LC e da CS podem ser aplicados à produção de REA, oferecendo subsídios para que os(as) educadores(as) linguísticos(as) possam produzir materiais de ensino nas perspectivas em questão.PALAVRAS-CHAVE: recursos educacionais abertos; letramentos críticos; competência simbólica.ABSTRACT: This paper reports on research on the development of Open Educational Resources (OER) in the perspective of Critical Literacy (CL) and Symbolic Competence (SC). First, we discuss the relevance of Critical Literacy and Symbolic Competence to the context of language education, specifically with regard to OER production; afterwards, we approach theoretical-methodological principles of CL and SC that may be used as parameters for OER production; finally, we demonstrate how such principles can support the production of such materials. The paper demonstrates how theoretical-methodological principles of CL and SC may be applied to OER production by offering subsidies so that educators may not only produce teaching materials in the perspective in question, but also do so from their respective educational realities. KEYWORDS: open educational resources; critical literacy; symbolic competence. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278/1125614050 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/16278/1125614220 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16278/2545 http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/16278/2546 /*ref*/AMIEL, T. Educação Aberta: configurando ambientes, práticas e recursos educacionais. In: PRETTO, N. de L.; ROSSINI, C.; SANTANA, B. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 17-33. /*ref*/AUSTIN, J. How to Do Things with Words. London: Oxford University Press, 1962. /*ref*/BEVILÁQUA, A. F. Linguagens e tecnologias a serviço de uma Ética Maior: a produção de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos. 2017. 114f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, RS, 2017. /*ref*/BEVILÁQUA, A. F. et. al. Ensino de Línguas Online: um Sistema de Autoria Aberto para a produção e adaptação de Recursos Educacionais Abertos. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 15, n. 1, p. 190-200, 2017. DOI: https://doi.org/10.4013/cld.2017.151.15 /*ref*/BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994. /*ref*/BRAHIM, A. C. S. de M. Pedagogia Crítica, Letramento Crítico e Leitura Crítica. Revista X, Curitiba, v. 1, p. 11-31, 2007. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rvx.v1i0.2007.5376 /*ref*/CASSANY, D.; CASSTELLÀ, J. Aproximación a la Literacidad Crítica. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 353-374, jul. 2010. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2010v28n2p353 /*ref*/COSTA, A. R. et al. Contribuindo com o estado da arte sobre Recursos Educacionais Abertos para o ensino e a aprendizagem de línguas no Brasil. Veredas On-line, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 1-20, ago. 2016. /*ref*/DUBOC, A. P. Letramento Crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 209-229. /*ref*/FAIRCLOUGH, N. El análisis crítico del discurso y la mercantilización del discurso público: las universidades. Discurso & Sociedad, Santiago, Chile, v. 2, n. 1, p. 170-186, 2008. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016. /*ref*/HALLIDAY, M. Language as social semiotic. London: Edward Arnold, 1978. /*ref*/HALLIDAY, M. An introduction to funcional grammar. London: Edward Arnold, 1985. /*ref*/HARTMANN, B. B.; VETROMILLE-CASTRO, R. Competência comunicativa e competência simbólica: a busca do possível em um aplicativo gamificado. In: JORNADA DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS, TECNOLOGIAS E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS, 4., 2016, Pelotas. Caderno de Resumos [...]. Pelotas: Universidade Católica de Pelotas, 2016. p. 45-45. /*ref*/HARTMANN, B. B.; VETROMILLE-CASTRO, R. Reflective Practice: Communicative and Symbolic Competence in Gamified Language Learning Activities in Mobile APPS. In: WORLD CALL, 4., 2016, Concepción. Programe Book […]. Concepción: Universidad de Concepción, 2018. p. 76-76. /*ref*/HORKHEIMER, Max. Teoría Crítica. Buenos Aires: Amorrortu, 1974. /*ref*/JORDÃO, C. M. Birds of Different Feathers: algumas diferenças entre Letramento Crítico, Pedagogia Crítica e Abordagem Comunicativa. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 195-207. /*ref*/KRAMSCH, C. From Communicative Competence to Symbolic Competence. The Modern Language Journal, [S.l.], v. 90, n. 2, p. 249-252, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4781.2006.00395_3.x /*ref*/KRAMSCH, C. The Symbolic Dimensions of the Intercultural. Language Teaching, Cambridge, v. 44, n. 3, p. 354-367, 2011. DOI: https://doi.org/10.1017/S0261444810000431 /*ref*/KRAMSCH, C; WHITESIDE, A. Language Ecology in Multilingual Settings. Towards a Theory of Symbolic Competence. Applied Linguistics, Oxford, v. 29, 4, p. 645-671, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/applin/amn022 /*ref*/KUMARAVADIVELU, B. TESOL Methods: Changing Tracks, Challenging Trends. TESOL Quarterly, [S.l.], v. 40, n. 1, p. 59-81, mar. 2006. DOI: https://doi.org/10.2307/40264511 /*ref*/LEFFA, V. J. Análise automática da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 25-40, 2003. Doi: https://doi.org/10.1590/S1984-63982003000200002 /*ref*/LEFFA, V. J. Nem tudo o que balança cai: objetos de aprendizagem no ensino de línguas. Polifonia, Cuiabá, v. 12, n. 2, p.15-45, 2006. /*ref*/LEFFA, V. J. Uma outra aprendizagem é possível: colaboração em massa, Recursos Educacionais Abertos e ensino de línguas. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 55, n. 2, p. 353-378, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/010318134942176081 /*ref*/LEVINSON, S. Pragmatics. Cambridge: Cambridge University Press, 1983. /*ref*/LITTO, F. M.; FORMIGA, M. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009. /*ref*/MACIEL, R. F. Letramento crítico das políticas públicas linguísticas e a formação de professores de línguas. In: TAKAKI, N. H.; MACIEL, R. F. (org.). Letramentos em terra de Paulo Freire. 2. ed. Campinas: Pontes, 2015. p. 101-114. /*ref*/PAIVA, V. L. M. de O. e. Manual de pesquisa em estudos linguísticos. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. /*ref*/PENNYCOOK, A. Uma Linguística Aplicada transgressiva. In: LOPES, L. P. da M. (org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006. p. 67-84. /*ref*/PRETTO, N. de L. Professores-autores em rede. In: PRETTO, N. de L.; ROSSINI, C.; SANTANA, B. (org.). Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. Salvador: Edufba; São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. p. 91-108. /*ref*/RAJAGOPALAN, K. Por uma Linguística Crítica: linguagem, identidade e a questão ética. São Paulo: Parábola, 2003. /*ref*/SANTOS, A. I. dos. O estado da arte, desafios e perspectivas para o desenvolvimento e inovação. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2013. /*ref*/SOARES, M. B. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 25, p.5-17, abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782004000100002 /*ref*/UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. Declaração REA de Paris 2012. Paris, jul. 2012. /*ref*/VAN DIJK, T. A. Discurso e poder. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2017. /*ref*/VETROMILLE-CASTRO, R. et al. Objetos de aprendizagem de línguas: uma proposta. In: VETROMILLE-CASTRO, R.; HEEMANN, C.; FIALHO, V. R. (org.). Aprendizagem de línguas: a presença na ausência: CALL, Atividade e Complexidade. Pelotas: Educat, 2012. p. 242-256. /*ref*/VETROMILLE-CASTRO, R. Língua como instrumento, língua para o poder: reflexões sobre o papel do professor, tecnologias digitais e desenvolvimento linguístico. In: TAKAKI, N. H.; MOR, W. M. (org.). Construções de sentido e letramento digital crítico na área de línguas/linguagens. Campinas: Pontes, 2017. p. 195-219. /*ref*/WILEY, D. A. Connecting Learning Objects to Instructional Design Theory: A Definition, a Metaphor, and a Taxonomy. In: WILEY, D. A. (org.). The Instructional Use of Learning Objects. Bloomington, IN: Association for Instructional Technology; Association for Educational Communications and Technology, 2000. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Linguística Aplicada http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927 Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927 Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 21, No 3 (2021); 895-927 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711102625382400 |