QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310 |
Resumo: | Buscamos compreender no presente artigo como cada professor transforma, à sua maneira, o exercício da docência na educação superior. Para isso, evidenciamos a questão do estilo na prática docente e discutimos como essa característica subjetiva do gênero de atividade se relaciona com o desenvolvimento humano. Os dados foram produzidos empregando-se o método de Autoconfrontação e analisados de acordo com o referencial teórico da Clínica da Atividade, a qual assume as perspectivas bakhtiniana e vigotskiana. Os resultados mostram que o estilo funciona como uma reformulação/recriação do gênero de atividade, que pode ser definida como retoques estilísticos advindos da tentativa de superação de dificuldades que o professor encontra ao realizar a atividade docente. |
id |
UFMG-7_f45d197c47cadc0fc7000259586e9259 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12310 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIORPalavras-chave: Estilo; docência; desenvolvimento.Buscamos compreender no presente artigo como cada professor transforma, à sua maneira, o exercício da docência na educação superior. Para isso, evidenciamos a questão do estilo na prática docente e discutimos como essa característica subjetiva do gênero de atividade se relaciona com o desenvolvimento humano. Os dados foram produzidos empregando-se o método de Autoconfrontação e analisados de acordo com o referencial teórico da Clínica da Atividade, a qual assume as perspectivas bakhtiniana e vigotskiana. Os resultados mostram que o estilo funciona como uma reformulação/recriação do gênero de atividade, que pode ser definida como retoques estilísticos advindos da tentativa de superação de dificuldades que o professor encontra ao realizar a atividade docente.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESAriati, SolangeLima, Anselmo2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310/1125611286Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-18T13:33:50Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12310Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-04-18T13:33:50Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title |
QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
spellingShingle |
QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Ariati, Solange Palavras-chave: Estilo; docência; desenvolvimento. |
title_short |
QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full |
QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_fullStr |
QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_sort |
QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
author |
Ariati, Solange |
author_facet |
Ariati, Solange Lima, Anselmo |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Anselmo |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ariati, Solange Lima, Anselmo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Palavras-chave: Estilo; docência; desenvolvimento. |
topic |
Palavras-chave: Estilo; docência; desenvolvimento. |
description |
Buscamos compreender no presente artigo como cada professor transforma, à sua maneira, o exercício da docência na educação superior. Para isso, evidenciamos a questão do estilo na prática docente e discutimos como essa característica subjetiva do gênero de atividade se relaciona com o desenvolvimento humano. Os dados foram produzidos empregando-se o método de Autoconfrontação e analisados de acordo com o referencial teórico da Clínica da Atividade, a qual assume as perspectivas bakhtiniana e vigotskiana. Os resultados mostram que o estilo funciona como uma reformulação/recriação do gênero de atividade, que pode ser definida como retoques estilísticos advindos da tentativa de superação de dificuldades que o professor encontra ao realizar a atividade docente. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-18 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310/1125611286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711100987506688 |