QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariati, Solange
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Lima, Anselmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310
Resumo: Buscamos compreender no presente artigo como cada professor transforma, à sua maneira, o exercício da docência na educação superior. Para isso, evidenciamos a questão do estilo na prática docente e discutimos como essa característica subjetiva do gênero de atividade se relaciona com o desenvolvimento humano. Os dados foram produzidos empregando-se o método de Autoconfrontação e analisados de acordo com o referencial teórico da Clínica da Atividade, a qual assume as perspectivas bakhtiniana e vigotskiana. Os resultados mostram que o estilo funciona como uma reformulação/recriação do gênero de atividade, que pode ser definida como retoques estilísticos advindos da tentativa de superação de dificuldades que o professor encontra ao realizar a atividade docente.
id UFMG-7_f45d197c47cadc0fc7000259586e9259
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12310
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIORPalavras-chave: Estilo; docência; desenvolvimento.Buscamos compreender no presente artigo como cada professor transforma, à sua maneira, o exercício da docência na educação superior. Para isso, evidenciamos a questão do estilo na prática docente e discutimos como essa característica subjetiva do gênero de atividade se relaciona com o desenvolvimento humano. Os dados foram produzidos empregando-se o método de Autoconfrontação e analisados de acordo com o referencial teórico da Clínica da Atividade, a qual assume as perspectivas bakhtiniana e vigotskiana. Os resultados mostram que o estilo funciona como uma reformulação/recriação do gênero de atividade, que pode ser definida como retoques estilísticos advindos da tentativa de superação de dificuldades que o professor encontra ao realizar a atividade docente.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESAriati, SolangeLima, Anselmo2018-04-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310/1125611286Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-04-18T13:33:50Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/12310Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2018-04-18T13:33:50Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
spellingShingle QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Ariati, Solange
Palavras-chave: Estilo; docência; desenvolvimento.
title_short QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_fullStr QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_full_unstemmed QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
title_sort QUESTÕES DE ESTILO NO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
author Ariati, Solange
author_facet Ariati, Solange
Lima, Anselmo
author_role author
author2 Lima, Anselmo
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
dc.contributor.author.fl_str_mv Ariati, Solange
Lima, Anselmo
dc.subject.por.fl_str_mv Palavras-chave: Estilo; docência; desenvolvimento.
topic Palavras-chave: Estilo; docência; desenvolvimento.
description Buscamos compreender no presente artigo como cada professor transforma, à sua maneira, o exercício da docência na educação superior. Para isso, evidenciamos a questão do estilo na prática docente e discutimos como essa característica subjetiva do gênero de atividade se relaciona com o desenvolvimento humano. Os dados foram produzidos empregando-se o método de Autoconfrontação e analisados de acordo com o referencial teórico da Clínica da Atividade, a qual assume as perspectivas bakhtiniana e vigotskiana. Os resultados mostram que o estilo funciona como uma reformulação/recriação do gênero de atividade, que pode ser definida como retoques estilísticos advindos da tentativa de superação de dificuldades que o professor encontra ao realizar a atividade docente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-18
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/12310/1125611286
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Linguística Aplicada
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 18, No 1 (2018)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711100987506688