O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14637 |
Resumo: | A investigação das partículas modais alemãs (doravante PMs) vem ganhando cada vez mais atenção no ensino de alemão como língua estrangeira (ALE). As dificuldades de aquisição das PMs podem ser superadas com a aplicação de estratégias didáticas, como: a análise contextual, à qual são diretamente dependentes; o conhecimento da função nuclear de cada PM; a distinção de seus homônimos; intenções e expectativas dos interlocutores; a análise contrastiva dos equivalentes funcionais em português. Assim, as PMs devem ser analisadas considerando seus aspectos gramaticais e pragmáticos. Oferecemos neste trabalho soluções didáticas e sugestões de materiais (filmes e quadrinhos) para a mediação das PMs em ALE para brasileiros, incentivando o desenvolvimento de habilidades comunicativas. |
id |
UFMG-7_f75b437b0c994f642fefa761909d7644 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14637 |
network_acronym_str |
UFMG-7 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALEpartículas modais alemãs; ensino de língua alemã; estratégias didáticasA investigação das partículas modais alemãs (doravante PMs) vem ganhando cada vez mais atenção no ensino de alemão como língua estrangeira (ALE). As dificuldades de aquisição das PMs podem ser superadas com a aplicação de estratégias didáticas, como: a análise contextual, à qual são diretamente dependentes; o conhecimento da função nuclear de cada PM; a distinção de seus homônimos; intenções e expectativas dos interlocutores; a análise contrastiva dos equivalentes funcionais em português. Assim, as PMs devem ser analisadas considerando seus aspectos gramaticais e pragmáticos. Oferecemos neste trabalho soluções didáticas e sugestões de materiais (filmes e quadrinhos) para a mediação das PMs em ALE para brasileiros, incentivando o desenvolvimento de habilidades comunicativas.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisCapesAquino, Marceli2020-05-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14637Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14637/2222/*ref*/ABRAHAM, Werner. Introduction. In: W. Abraham (ed.), Discourse Particles: Descriptive and Theoretical Investigations on the Logical, Syntactic, and Pragmatic Properties of Discourse Particles in German. Benjamins, Amsterdam, p. 1-10, 1991a. ABRAHAM, Werner. Discourse Particles in German: How does their illocutive force come about? In: Abraham, Werner (Hg.): Discourse Particles. Descriptive and theoretical investigations on the logical, syntactic, and pragmatic properties of discourse particles in German. Amsterdam/Philadelphia: Benjamins, (Pragmatics & Beyond New Series 12), p. 203-252, 1991b. ABRAHAM, Werner. Diskurspartikeln zwischen Modalität, Modus und Fremdbewusstseins-abgleich (Theory of Mind). In Th. Harden & E. Hentschel (eds.). 40 Jahre Partikelforschung. Tübingen: Stauffenburg, p. 33-70, 2010. ABRAHAM, Werner; LEISS, Elisabeth. Modality and Theory of Mind Elements Across Languages. Berlin: Mouton de Gruyter, 2012. XXX XXX XXX XXX XXX XXX BUSSE, Dietrich. Partikeln im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. Muttersprache 102, p. 37-59, 1992. BROSS, Fabian. German modal particles and the common ground. In: Helikon. A Multidisciplinary Online Journal, 2, p. 182-209, 2012. CANALE, Michael; SWAIN, Merrill. Theoretical Bases of Communicative Approaches to Second Language Teaching and Testing. Applied Linguistics, Oxford: Oxford University Press. 1 (1), p. 1-47, 1980. CARY, Stephen. Going Graphic: Comics at Work in the Multilingual Classroom. Portsmouth: Heinemann. 2004. CHOMSKY, Noam. Rules and representations. New York: Columbia University Press. 1980. DEGAND, Liesbeth; CORNILLIE, Bert; PIETRANDREA, Paola. Discourse markers and modal particles: two sides of the same coin? In: L. DEGAND, B. CORNILLIE, P. PIETRANDREA, (Eds). Discourse markers and modal particles: categorization and description. John Benjamins Publishing Company, Amsterdam-Philadelphia, p. 1-18, 2013. DIEWALD, Gabriele. Discourse Particles and Modal Particles as Grammatical Elements. In Approaches to Discourse Particles, Kerstin Fischer (ed), 403-426. Amsterdam: Elsevier. 2006. DIEWALD, Gabriele. Same same but different. Modal particles, discourse markers and the art (and purpose) of categorization. In: DEGAND, Liesbeth; PIETRANDREA, Paola; CORNILLIE, Bert (Ed.). Discourse markers and modal particles. Categorization and description. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, p. 19-46, 2013. DUCH-ADAMCZYK. Justyna. Vermittlung der Abtönungspartikeln im DaF-Unterricht. GLOTTODIDACTICA XXXIX, p. 25-35, 2012. DUDEN. Grammatik der deutschen Gegenwartssprache. Mannheim/ Leipzig/ Wien/ Zürich. Dudenverlag, 2016. FEYRER Cornelia. Modalitat im Kontrast: Ein Beitrag zur ubersetzungsorientierten Modalpartikelforschung anhand des Deutschen und Franzosischen. Innsbruck: Peter Lang, 1997. FRANCO, António. Descrição Linguística das Partículas Modais no Português e no Alemão. Coimbra, 1991. HANSEN, Gyde. Retrospection methods in translator training and translation research. Journal of Specialised Translation, 5, p. 2-41, 2006. HARDEN, Theo; RÖSLER, Dietmar. Partikeln und Emotionen - zwei vernachlässigte Aspekte des gesteuerten Fremdsprachenerwerbs [Particles and emotions - two areas neglected in foreign language instruction]. In H. Weydt (Ed.), Partikeln und Deutschunterricht [The particles of the German language]. Heidelberg, Germany: Groos, p. 67-80, 1981. HEGGELUND, Kjell. Zur Bedeutung der deutschen Modalpartikeln in Gesprächen unter besonderer Berücksichtigung der Sprechakttheorie und der DaF-Perspektive. In: Linguistik Online, 9. 2001. HELBIG, Gerhard. Lexikon deutscher Partikeln. 2.ed. Leipzig. Verlag Enzyklopädie, 1990. HELBIG, Gerhard., KÖTZ, Werner. Die Partikeln. Leipzig: VEB Verlag Enzyklopädie, 1991. HENTSCHEL, Elke. Wenn Partikeln frech werden. In: In: Held, Gudrun (ed.): Partikeln und Höflichkeit. Frankfurt a. M, p. 55-72, 2003. HENTSCHEL, Ekle, WEYDT, Harald. Der pragmatische Mechanismus: denn und eigentlich. In: Weydt, Harald (Hrsg.): Partikeln und Interaktion. Tübingen:Niemeyer. (Reihe germanistische Linguistik 44), p. 263-273, 1983. HENTSCHEL, Ekle., WEYDT, Harald. Handbuch der Deutschen Grammatik. Berlin/New York. 4. vollständig überarbeitete Auflage, 2013. JOHNEN, T. Aí como partícula modal do português. In: MOTA, Jacyra (ed.): Atas do 1o Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, vol. 2: Comunicações, disquete 06: Lexicologia e Semântica. Salvador: Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, 1997. KIENPOINTNER, Manfred. Unhöfliche Partikeln? Kompetitive Verwendung von Partikeln in der Alltagskonversation. In: In: G. Held (Hg.): Partikeln und Höflichkeit. Fankfurt/M.: Lang Dante Alighieri: Poeta e linguista plurilingue, p. 73-94, 2003. LEISS, E. Epistemicity, evidentiality, and Theory of Mind (ToM). In: Trends in Linguistic Studies and Monographs; 243; 37-66. Societas Linguistica Europaea; Modality and theory of mind: elements across languagues. De Gruyter Mounton. Berlin, 2012. LOCHTMANN, Katja; DE BOE, Sofie. Die soziolinguistische Kompetenz bei DaF-Lernenden und die Rolle der Modalpartikeln. In: Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterricht, Didaktik und Methodik im Bereich Deutsch als Fremdsprache, Jahrgang 18, Nummer 2, p. 142-156, 2013. MANOEL, Celia. As partículas modais alemãs: uma exemplificação com doch. 1997. (Dissertação de mestrado) – Departamento de Letras modernas/ Universidade de São Paulo, FFLCH/USP, São Paulo. MEIRELES, Selma. Onomatopéias e interjeições em histórias em quadrinhos em língua alemã. In: Pandaemonium germanicum. v 11., p. 157-188, 2007. MÖLLERING, Martina. Teaching German modal particles: A corpus-based approach. Language Learning & Technology, 5, p. 130–151, 2001. MURPHEY, Tim. Music & Song. Oxford: Oxford University Press, 1990. NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. RÖSLER, Dietmar. Teaching German modal particles. International Review of Applied Linguistics, 20, 1, p. 33-38, 1982. SOUZA, Marilyn. Funções comunicativas de partículas modais alemãs em foruns de discussão na internet. 2008. (Dissertação de mestrado) – Departamento de Letras modernas/ Universidade de São Paulo, FFLCH/USP, São Paulo. SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Teoria da Relevância. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 5, número especial, p. 221-268, 2005. THURMAIR, Maria. Kombinieren sie doch nur ruhig auch mal Modalpartikeln: Combinatorial regularities for modal particles and their use as an instrument of analysis. Multilingua 10, p. 19-42, 1991. THURMAIR, Maria. Alternative Überlegungen zur Didaktik von Modalpartikeln. Deutsch als Fremdsprache 47 (1), p. 3-9, 2010. VASKO, Ildiko; FRETHEIM, Thorstein. “Some central pragmatic functions of the Norwegian particles altsa and nemlig. In: SWAN, Toril; WESTWIK, Olaf Jansen (Ed.). Modality in Germanic languages. Berlin: Gruyter. 1997. 233–292. WALTEREIT, Richard. Different functions, different histories. Modal particles and discourse markers from a diachronic point of view. Catalan Journal of Linguistic, p. 61-80, 2007. WELKER, Herbert. As partículas modais no alemão e no português e as equivalências de aber, eben, etwa e vielleicht. 1990. (Dissertação Mestrado) - Departamento de Linguística, Universidade de Brasília, Brasília. WENZEL, Veronika. Relationelle Strategien in der Fremdsprache. Pragmatische und interkulturelle Aspekte der niederländischen Lernersprache von Deutschen. Münster: Agenda Verlag, 2002. WEYDT, Harald. Abtönungspartikel. Die deutschen Modalwörter und ihre französischen Entsprechungen. Bad Homburg v.d.H., Berlin, Zürich: Gehlen (Linguistica et litteraria ; 4), 1969. WEYDT, Harald. (Warum) Spricht man mit Partikeln überhaupt höflich? In: Held G. (Hrsg) Partikeln und Höflichkeit, Frankfurt am Main, p. 13-39, 2003. WEYDT, Harald. What are Particles Good for? In : FISCHER, Kerstin (ed.), Approaches to discourse particles (Studies in Pragmatics 1), Amsterdam, New York : Elsevier, p. 205-218, 2006. WIERZBICKA, Anna. Cross-Cultural Pragmatics. The Hague: Mouton De Gruyter, 1991. ZIMMERMAN, Klaus. Warum sind Modalpartikeln ein Lernproblem? In: Weydt, Harald (ed.): Partikeln und Deutschunterricht. Abtönungspartikeln für Lerner des Deutschen. Heidelberg, Julius Groos, p.111-122, 1981.Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicadainfo:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-05-05T11:24:17Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/14637Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2020-05-05T11:24:17Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE |
title |
O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE |
spellingShingle |
O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE Aquino, Marceli partículas modais alemãs; ensino de língua alemã; estratégias didáticas |
title_short |
O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE |
title_full |
O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE |
title_fullStr |
O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE |
title_full_unstemmed |
O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE |
title_sort |
O ensino das partículas modais alemãs: estratégias didáticas em ALE |
author |
Aquino, Marceli |
author_facet |
Aquino, Marceli |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Capes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aquino, Marceli |
dc.subject.por.fl_str_mv |
partículas modais alemãs; ensino de língua alemã; estratégias didáticas |
topic |
partículas modais alemãs; ensino de língua alemã; estratégias didáticas |
description |
A investigação das partículas modais alemãs (doravante PMs) vem ganhando cada vez mais atenção no ensino de alemão como língua estrangeira (ALE). As dificuldades de aquisição das PMs podem ser superadas com a aplicação de estratégias didáticas, como: a análise contextual, à qual são diretamente dependentes; o conhecimento da função nuclear de cada PM; a distinção de seus homônimos; intenções e expectativas dos interlocutores; a análise contrastiva dos equivalentes funcionais em português. Assim, as PMs devem ser analisadas considerando seus aspectos gramaticais e pragmáticos. Oferecemos neste trabalho soluções didáticas e sugestões de materiais (filmes e quadrinhos) para a mediação das PMs em ALE para brasileiros, incentivando o desenvolvimento de habilidades comunicativas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-05 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14637 |
url |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/14637 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/14637/2222 /*ref*/ABRAHAM, Werner. Introduction. In: W. Abraham (ed.), Discourse Particles: Descriptive and Theoretical Investigations on the Logical, Syntactic, and Pragmatic Properties of Discourse Particles in German. Benjamins, Amsterdam, p. 1-10, 1991a. ABRAHAM, Werner. Discourse Particles in German: How does their illocutive force come about? In: Abraham, Werner (Hg.): Discourse Particles. Descriptive and theoretical investigations on the logical, syntactic, and pragmatic properties of discourse particles in German. Amsterdam/Philadelphia: Benjamins, (Pragmatics & Beyond New Series 12), p. 203-252, 1991b. ABRAHAM, Werner. Diskurspartikeln zwischen Modalität, Modus und Fremdbewusstseins-abgleich (Theory of Mind). In Th. Harden & E. Hentschel (eds.). 40 Jahre Partikelforschung. Tübingen: Stauffenburg, p. 33-70, 2010. ABRAHAM, Werner; LEISS, Elisabeth. Modality and Theory of Mind Elements Across Languages. Berlin: Mouton de Gruyter, 2012. XXX XXX XXX XXX XXX XXX BUSSE, Dietrich. Partikeln im Unterricht Deutsch als Fremdsprache. Muttersprache 102, p. 37-59, 1992. BROSS, Fabian. German modal particles and the common ground. In: Helikon. A Multidisciplinary Online Journal, 2, p. 182-209, 2012. CANALE, Michael; SWAIN, Merrill. Theoretical Bases of Communicative Approaches to Second Language Teaching and Testing. Applied Linguistics, Oxford: Oxford University Press. 1 (1), p. 1-47, 1980. CARY, Stephen. Going Graphic: Comics at Work in the Multilingual Classroom. Portsmouth: Heinemann. 2004. CHOMSKY, Noam. Rules and representations. New York: Columbia University Press. 1980. DEGAND, Liesbeth; CORNILLIE, Bert; PIETRANDREA, Paola. Discourse markers and modal particles: two sides of the same coin? In: L. DEGAND, B. CORNILLIE, P. PIETRANDREA, (Eds). Discourse markers and modal particles: categorization and description. John Benjamins Publishing Company, Amsterdam-Philadelphia, p. 1-18, 2013. DIEWALD, Gabriele. Discourse Particles and Modal Particles as Grammatical Elements. In Approaches to Discourse Particles, Kerstin Fischer (ed), 403-426. Amsterdam: Elsevier. 2006. DIEWALD, Gabriele. Same same but different. Modal particles, discourse markers and the art (and purpose) of categorization. In: DEGAND, Liesbeth; PIETRANDREA, Paola; CORNILLIE, Bert (Ed.). Discourse markers and modal particles. Categorization and description. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, p. 19-46, 2013. DUCH-ADAMCZYK. Justyna. Vermittlung der Abtönungspartikeln im DaF-Unterricht. GLOTTODIDACTICA XXXIX, p. 25-35, 2012. DUDEN. Grammatik der deutschen Gegenwartssprache. Mannheim/ Leipzig/ Wien/ Zürich. Dudenverlag, 2016. FEYRER Cornelia. Modalitat im Kontrast: Ein Beitrag zur ubersetzungsorientierten Modalpartikelforschung anhand des Deutschen und Franzosischen. Innsbruck: Peter Lang, 1997. FRANCO, António. Descrição Linguística das Partículas Modais no Português e no Alemão. Coimbra, 1991. HANSEN, Gyde. Retrospection methods in translator training and translation research. Journal of Specialised Translation, 5, p. 2-41, 2006. HARDEN, Theo; RÖSLER, Dietmar. Partikeln und Emotionen - zwei vernachlässigte Aspekte des gesteuerten Fremdsprachenerwerbs [Particles and emotions - two areas neglected in foreign language instruction]. In H. Weydt (Ed.), Partikeln und Deutschunterricht [The particles of the German language]. Heidelberg, Germany: Groos, p. 67-80, 1981. HEGGELUND, Kjell. Zur Bedeutung der deutschen Modalpartikeln in Gesprächen unter besonderer Berücksichtigung der Sprechakttheorie und der DaF-Perspektive. In: Linguistik Online, 9. 2001. HELBIG, Gerhard. Lexikon deutscher Partikeln. 2.ed. Leipzig. Verlag Enzyklopädie, 1990. HELBIG, Gerhard., KÖTZ, Werner. Die Partikeln. Leipzig: VEB Verlag Enzyklopädie, 1991. HENTSCHEL, Elke. Wenn Partikeln frech werden. In: In: Held, Gudrun (ed.): Partikeln und Höflichkeit. Frankfurt a. M, p. 55-72, 2003. HENTSCHEL, Ekle, WEYDT, Harald. Der pragmatische Mechanismus: denn und eigentlich. In: Weydt, Harald (Hrsg.): Partikeln und Interaktion. Tübingen:Niemeyer. (Reihe germanistische Linguistik 44), p. 263-273, 1983. HENTSCHEL, Ekle., WEYDT, Harald. Handbuch der Deutschen Grammatik. Berlin/New York. 4. vollständig überarbeitete Auflage, 2013. JOHNEN, T. Aí como partícula modal do português. In: MOTA, Jacyra (ed.): Atas do 1o Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, vol. 2: Comunicações, disquete 06: Lexicologia e Semântica. Salvador: Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia, 1997. KIENPOINTNER, Manfred. Unhöfliche Partikeln? Kompetitive Verwendung von Partikeln in der Alltagskonversation. In: In: G. Held (Hg.): Partikeln und Höflichkeit. Fankfurt/M.: Lang Dante Alighieri: Poeta e linguista plurilingue, p. 73-94, 2003. LEISS, E. Epistemicity, evidentiality, and Theory of Mind (ToM). In: Trends in Linguistic Studies and Monographs; 243; 37-66. Societas Linguistica Europaea; Modality and theory of mind: elements across languagues. De Gruyter Mounton. Berlin, 2012. LOCHTMANN, Katja; DE BOE, Sofie. Die soziolinguistische Kompetenz bei DaF-Lernenden und die Rolle der Modalpartikeln. In: Zeitschrift für Interkulturellen Fremdsprachenunterricht, Didaktik und Methodik im Bereich Deutsch als Fremdsprache, Jahrgang 18, Nummer 2, p. 142-156, 2013. MANOEL, Celia. As partículas modais alemãs: uma exemplificação com doch. 1997. (Dissertação de mestrado) – Departamento de Letras modernas/ Universidade de São Paulo, FFLCH/USP, São Paulo. MEIRELES, Selma. Onomatopéias e interjeições em histórias em quadrinhos em língua alemã. In: Pandaemonium germanicum. v 11., p. 157-188, 2007. MÖLLERING, Martina. Teaching German modal particles: A corpus-based approach. Language Learning & Technology, 5, p. 130–151, 2001. MURPHEY, Tim. Music & Song. Oxford: Oxford University Press, 1990. NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003. RÖSLER, Dietmar. Teaching German modal particles. International Review of Applied Linguistics, 20, 1, p. 33-38, 1982. SOUZA, Marilyn. Funções comunicativas de partículas modais alemãs em foruns de discussão na internet. 2008. (Dissertação de mestrado) – Departamento de Letras modernas/ Universidade de São Paulo, FFLCH/USP, São Paulo. SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Teoria da Relevância. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 5, número especial, p. 221-268, 2005. THURMAIR, Maria. Kombinieren sie doch nur ruhig auch mal Modalpartikeln: Combinatorial regularities for modal particles and their use as an instrument of analysis. Multilingua 10, p. 19-42, 1991. THURMAIR, Maria. Alternative Überlegungen zur Didaktik von Modalpartikeln. Deutsch als Fremdsprache 47 (1), p. 3-9, 2010. VASKO, Ildiko; FRETHEIM, Thorstein. “Some central pragmatic functions of the Norwegian particles altsa and nemlig. In: SWAN, Toril; WESTWIK, Olaf Jansen (Ed.). Modality in Germanic languages. Berlin: Gruyter. 1997. 233–292. WALTEREIT, Richard. Different functions, different histories. Modal particles and discourse markers from a diachronic point of view. Catalan Journal of Linguistic, p. 61-80, 2007. WELKER, Herbert. As partículas modais no alemão e no português e as equivalências de aber, eben, etwa e vielleicht. 1990. (Dissertação Mestrado) - Departamento de Linguística, Universidade de Brasília, Brasília. WENZEL, Veronika. Relationelle Strategien in der Fremdsprache. Pragmatische und interkulturelle Aspekte der niederländischen Lernersprache von Deutschen. Münster: Agenda Verlag, 2002. WEYDT, Harald. Abtönungspartikel. Die deutschen Modalwörter und ihre französischen Entsprechungen. Bad Homburg v.d.H., Berlin, Zürich: Gehlen (Linguistica et litteraria ; 4), 1969. WEYDT, Harald. (Warum) Spricht man mit Partikeln überhaupt höflich? In: Held G. (Hrsg) Partikeln und Höflichkeit, Frankfurt am Main, p. 13-39, 2003. WEYDT, Harald. What are Particles Good for? In : FISCHER, Kerstin (ed.), Approaches to discourse particles (Studies in Pragmatics 1), Amsterdam, New York : Elsevier, p. 205-218, 2006. WIERZBICKA, Anna. Cross-Cultural Pragmatics. The Hague: Mouton De Gruyter, 1991. ZIMMERMAN, Klaus. Warum sind Modalpartikeln ein Lernproblem? In: Weydt, Harald (ed.): Partikeln und Deutschunterricht. Abtönungspartikeln für Lerner des Deutschen. Heidelberg, Julius Groos, p.111-122, 1981. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020) Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 20, No 1 (2020) 1984-6398 1676-0786 reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com |
_version_ |
1799711101675372544 |