Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Castro, Solange T. Ricardo
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/597
Resumo: Este trabalho tem como objetivo discutir os resultados de oportunidades de aprendizagem, oferecidas a professores de inglês da rede pública estadual, na reconstrução de suas concepções de linguagem. As situações de aprendizagem de que esses professores participam, dentro de um curso que visa a formar professores reflexivos, são estruturadas para integrar discussões teóricas e experienciações práticas (Vygotsky, 1987). Discutem-se as transformações observadas nas concepções de linguagem desses professores, através das escolhas instrucionais que fazem durante o planejamento de aulas, em dois momentos ao longo das quatro semanas de um módulo integrante do curso.
id UFMG-7_f87a0b1ce2dc35f686665b310c305710
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/597
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de LínguasEste trabalho tem como objetivo discutir os resultados de oportunidades de aprendizagem, oferecidas a professores de inglês da rede pública estadual, na reconstrução de suas concepções de linguagem. As situações de aprendizagem de que esses professores participam, dentro de um curso que visa a formar professores reflexivos, são estruturadas para integrar discussões teóricas e experienciações práticas (Vygotsky, 1987). Discutem-se as transformações observadas nas concepções de linguagem desses professores, através das escolhas instrucionais que fazem durante o planejamento de aulas, em dois momentos ao longo das quatro semanas de um módulo integrante do curso.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Geraisde Castro, Solange T. Ricardo2011-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/597Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)1984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/597/661info:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-19T18:08:44Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/597Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2011-12-19T18:08:44Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas
title Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas
spellingShingle Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas
de Castro, Solange T. Ricardo
title_short Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas
title_full Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas
title_fullStr Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas
title_full_unstemmed Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas
title_sort Teoria e Prática na Reconstrução da Concepção de Linguagem do Professor de Línguas
author de Castro, Solange T. Ricardo
author_facet de Castro, Solange T. Ricardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv de Castro, Solange T. Ricardo
description Este trabalho tem como objetivo discutir os resultados de oportunidades de aprendizagem, oferecidas a professores de inglês da rede pública estadual, na reconstrução de suas concepções de linguagem. As situações de aprendizagem de que esses professores participam, dentro de um curso que visa a formar professores reflexivos, são estruturadas para integrar discussões teóricas e experienciações práticas (Vygotsky, 1987). Discutem-se as transformações observadas nas concepções de linguagem desses professores, através das escolhas instrucionais que fazem durante o planejamento de aulas, em dois momentos ao longo das quatro semanas de um módulo integrante do curso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-19
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/597
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/597/661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 2, No 1 (2002)
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101654401024