SOLUÇÃO HOMONÍMICA E SOLUÇÃO POLISSÊMICA NOS LEARNER’S DICTIONARIES: ANÁLISE DE CASOS E PROPOSTA DE TRATAMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Flávia Souto de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/4105
Resumo: Neste trabalho, apresentamos dois conceitos que julgamos ser fundamentais para a organização de obras lexicográficas: a solução homonímica e a solução polissêmica. Avaliamos de que forma a adoção de uma dessas soluções determina e influencia a apresentação da macro e da microestrutura dos dicionários. A partir do exame de verbetes extraídos aleatoriamente de quatro learner’s dictionaries, percebemos que: (i) são empregadas quatro configurações distintas para as soluções, (ii) não há uma aplicação única nas obras para o mesmo fenômeno e (iii) não há consistência entre verbetes extraídos do mesmo dicionário. Ao final, apresentamos nossa sugestão para o tratamento desses fenômenos nos learner’s dictionaries, com especial atenção aos subsídios fornecidos pela Semântica Cognitiva.
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