PCR multiplex para identificação de isolados de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis,R.A.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Lobato,F.C.F., Lobato,Z.I.P., Camargos,M.F., Nascimento,R.A.P., Vargas,A.P.C., Salvarani,F.M., Uzal,F.A.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352008000200003
Resumo: Padronizou-se uma técnica de reação em cadeia da polimerase múltipla (PCR multiplex) para detecção de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum em culturas puras. Foram utilizados pares de iniciadores para segmentos específicos dos genes que codificam a flagelina de C. chauvoei e a toxina alfa de C. septicum. Para avaliaçã o da PCR multiplex, foram testados 16 isolados clínicos de C. chauvoei e 15 isolados de C. septicum provenientes de ruminantes, quatro sementes vacinais de cada um desses agentes. Amostras de referência de ambos os microrganismos foram usadas como controle. Para avaliar a especificidade, DNAs genômicos dos seguintes microrganismos foram usados: C. sordellii, C. novyi tipo A, C. novyi tipo B, C. perfringens tipo A, C. haemolyticum, C. botulinum tipo D, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Enterobacter aerogenes, Escherichia coli e Salmonella typhimurium. Todos os isolados e sementes vacinais de C. chauvoei e C. septicum foram detectados pela técnica. Não foram observadas reações cruzadas com as outras espécies de clostrídios, outras espécies bacterianas ou entre C. Chauvoei e C. septicum. As menores concentrações de DNA de C. chauvoei e C. septicum detectadas foram 45pg/µl e 30pg/µl, respectivamente. A PCR multiplex pode ser utilizada para a identificação específica de C. chauvoei e C. septicum em culturas puras.
id UFMG-8_1e5cbe8ebac3917b365184357d5dc51a
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352008000200003
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling PCR multiplex para identificação de isolados de Clostridium chauvoei e Clostridium septicumPCR multiplexidentificaçãoClostridium chauvoeiClostridium septicumPadronizou-se uma técnica de reação em cadeia da polimerase múltipla (PCR multiplex) para detecção de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum em culturas puras. Foram utilizados pares de iniciadores para segmentos específicos dos genes que codificam a flagelina de C. chauvoei e a toxina alfa de C. septicum. Para avaliaçã o da PCR multiplex, foram testados 16 isolados clínicos de C. chauvoei e 15 isolados de C. septicum provenientes de ruminantes, quatro sementes vacinais de cada um desses agentes. Amostras de referência de ambos os microrganismos foram usadas como controle. Para avaliar a especificidade, DNAs genômicos dos seguintes microrganismos foram usados: C. sordellii, C. novyi tipo A, C. novyi tipo B, C. perfringens tipo A, C. haemolyticum, C. botulinum tipo D, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Enterobacter aerogenes, Escherichia coli e Salmonella typhimurium. Todos os isolados e sementes vacinais de C. chauvoei e C. septicum foram detectados pela técnica. Não foram observadas reações cruzadas com as outras espécies de clostrídios, outras espécies bacterianas ou entre C. Chauvoei e C. septicum. As menores concentrações de DNA de C. chauvoei e C. septicum detectadas foram 45pg/µl e 30pg/µl, respectivamente. A PCR multiplex pode ser utilizada para a identificação específica de C. chauvoei e C. septicum em culturas puras.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352008000200003Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.60 n.2 2008reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/S0102-09352008000200003info:eu-repo/semantics/openAccessAssis,R.A.Lobato,F.C.F.Lobato,Z.I.P.Camargos,M.F.Nascimento,R.A.P.Vargas,A.P.C.Salvarani,F.M.Uzal,F.A.por2008-06-06T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352008000200003Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2008-06-06T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv PCR multiplex para identificação de isolados de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum
title PCR multiplex para identificação de isolados de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum
spellingShingle PCR multiplex para identificação de isolados de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum
Assis,R.A.
PCR multiplex
identificação
Clostridium chauvoei
Clostridium septicum
title_short PCR multiplex para identificação de isolados de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum
title_full PCR multiplex para identificação de isolados de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum
title_fullStr PCR multiplex para identificação de isolados de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum
title_full_unstemmed PCR multiplex para identificação de isolados de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum
title_sort PCR multiplex para identificação de isolados de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum
author Assis,R.A.
author_facet Assis,R.A.
Lobato,F.C.F.
Lobato,Z.I.P.
Camargos,M.F.
Nascimento,R.A.P.
Vargas,A.P.C.
Salvarani,F.M.
Uzal,F.A.
author_role author
author2 Lobato,F.C.F.
Lobato,Z.I.P.
Camargos,M.F.
Nascimento,R.A.P.
Vargas,A.P.C.
Salvarani,F.M.
Uzal,F.A.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis,R.A.
Lobato,F.C.F.
Lobato,Z.I.P.
Camargos,M.F.
Nascimento,R.A.P.
Vargas,A.P.C.
Salvarani,F.M.
Uzal,F.A.
dc.subject.por.fl_str_mv PCR multiplex
identificação
Clostridium chauvoei
Clostridium septicum
topic PCR multiplex
identificação
Clostridium chauvoei
Clostridium septicum
description Padronizou-se uma técnica de reação em cadeia da polimerase múltipla (PCR multiplex) para detecção de Clostridium chauvoei e Clostridium septicum em culturas puras. Foram utilizados pares de iniciadores para segmentos específicos dos genes que codificam a flagelina de C. chauvoei e a toxina alfa de C. septicum. Para avaliaçã o da PCR multiplex, foram testados 16 isolados clínicos de C. chauvoei e 15 isolados de C. septicum provenientes de ruminantes, quatro sementes vacinais de cada um desses agentes. Amostras de referência de ambos os microrganismos foram usadas como controle. Para avaliar a especificidade, DNAs genômicos dos seguintes microrganismos foram usados: C. sordellii, C. novyi tipo A, C. novyi tipo B, C. perfringens tipo A, C. haemolyticum, C. botulinum tipo D, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Enterobacter aerogenes, Escherichia coli e Salmonella typhimurium. Todos os isolados e sementes vacinais de C. chauvoei e C. septicum foram detectados pela técnica. Não foram observadas reações cruzadas com as outras espécies de clostrídios, outras espécies bacterianas ou entre C. Chauvoei e C. septicum. As menores concentrações de DNA de C. chauvoei e C. septicum detectadas foram 45pg/µl e 30pg/µl, respectivamente. A PCR multiplex pode ser utilizada para a identificação específica de C. chauvoei e C. septicum em culturas puras.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352008000200003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352008000200003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-09352008000200003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.60 n.2 2008
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220881070653440