Estudo da divergência genética entre linhas de suínos utilizando técnicas de análise multivariada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torres Filho,R.A.
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Euclydes,R.F., Torres,R.A., Lopes,P.S., Breda,F.C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352005000300018
Resumo: A divergência genética entre duas linhas de suínos da raça Large White foi avaliada utilizando-se técnicas de análise multivariada. Foram incluídas no estudo três características de desempenho - conversão alimentar, espessura de toucinho corrigida para 100kg e ganho de peso médio diário para machos - e cinco reprodutivas - idade da porca ao primeiro parto, número de leitões nascidos vivos, número de leitões aos 21 dias e pesos da leitegada ao nascimento e aos 21 dias. Os dados foram agrupados em três arquivos. O primeiro constituiu-se de informações das características de desempenho avaliadas nos machos, o segundo continha informações reprodutivas, considerando parições até a quarta ordem e o último foi formado por informações de desempenho e reprodutivas das matrizes referentes ao primeiro parto. A análise de variância indicou a existência de divergência genética entre as duas linhas. Os resultados dos testes de união-interseção de Roy evidenciaram superioridade das linhas para características distintas, indicando a possibilidade de explorar a complementaridade em cruzamentos envolvendo as duas linhas. Foi encontrada diferença significativa pelo teste F para os escores obtidos pela aplicação da função discriminante linear de Fisher obtida na análise de cada arquivo que mostra, também, a existência da divergência genética entre as linhas de suínos.
id UFMG-8_6c5a04acc149dda2a3022ea8ced5cc75
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352005000300018
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Estudo da divergência genética entre linhas de suínos utilizando técnicas de análise multivariadasuínocaracterísticas reprodutivasdesempenhofunção discriminante de Fisherteste RoyA divergência genética entre duas linhas de suínos da raça Large White foi avaliada utilizando-se técnicas de análise multivariada. Foram incluídas no estudo três características de desempenho - conversão alimentar, espessura de toucinho corrigida para 100kg e ganho de peso médio diário para machos - e cinco reprodutivas - idade da porca ao primeiro parto, número de leitões nascidos vivos, número de leitões aos 21 dias e pesos da leitegada ao nascimento e aos 21 dias. Os dados foram agrupados em três arquivos. O primeiro constituiu-se de informações das características de desempenho avaliadas nos machos, o segundo continha informações reprodutivas, considerando parições até a quarta ordem e o último foi formado por informações de desempenho e reprodutivas das matrizes referentes ao primeiro parto. A análise de variância indicou a existência de divergência genética entre as duas linhas. Os resultados dos testes de união-interseção de Roy evidenciaram superioridade das linhas para características distintas, indicando a possibilidade de explorar a complementaridade em cruzamentos envolvendo as duas linhas. Foi encontrada diferença significativa pelo teste F para os escores obtidos pela aplicação da função discriminante linear de Fisher obtida na análise de cada arquivo que mostra, também, a existência da divergência genética entre as linhas de suínos.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2005-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352005000300018Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.57 n.3 2005reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/S0102-09352005000300018info:eu-repo/semantics/openAccessTorres Filho,R.A.Euclydes,R.F.Torres,R.A.Lopes,P.S.Breda,F.C.por2005-08-30T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352005000300018Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2005-08-30T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo da divergência genética entre linhas de suínos utilizando técnicas de análise multivariada
title Estudo da divergência genética entre linhas de suínos utilizando técnicas de análise multivariada
spellingShingle Estudo da divergência genética entre linhas de suínos utilizando técnicas de análise multivariada
Torres Filho,R.A.
suíno
características reprodutivas
desempenho
função discriminante de Fisher
teste Roy
title_short Estudo da divergência genética entre linhas de suínos utilizando técnicas de análise multivariada
title_full Estudo da divergência genética entre linhas de suínos utilizando técnicas de análise multivariada
title_fullStr Estudo da divergência genética entre linhas de suínos utilizando técnicas de análise multivariada
title_full_unstemmed Estudo da divergência genética entre linhas de suínos utilizando técnicas de análise multivariada
title_sort Estudo da divergência genética entre linhas de suínos utilizando técnicas de análise multivariada
author Torres Filho,R.A.
author_facet Torres Filho,R.A.
Euclydes,R.F.
Torres,R.A.
Lopes,P.S.
Breda,F.C.
author_role author
author2 Euclydes,R.F.
Torres,R.A.
Lopes,P.S.
Breda,F.C.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torres Filho,R.A.
Euclydes,R.F.
Torres,R.A.
Lopes,P.S.
Breda,F.C.
dc.subject.por.fl_str_mv suíno
características reprodutivas
desempenho
função discriminante de Fisher
teste Roy
topic suíno
características reprodutivas
desempenho
função discriminante de Fisher
teste Roy
description A divergência genética entre duas linhas de suínos da raça Large White foi avaliada utilizando-se técnicas de análise multivariada. Foram incluídas no estudo três características de desempenho - conversão alimentar, espessura de toucinho corrigida para 100kg e ganho de peso médio diário para machos - e cinco reprodutivas - idade da porca ao primeiro parto, número de leitões nascidos vivos, número de leitões aos 21 dias e pesos da leitegada ao nascimento e aos 21 dias. Os dados foram agrupados em três arquivos. O primeiro constituiu-se de informações das características de desempenho avaliadas nos machos, o segundo continha informações reprodutivas, considerando parições até a quarta ordem e o último foi formado por informações de desempenho e reprodutivas das matrizes referentes ao primeiro parto. A análise de variância indicou a existência de divergência genética entre as duas linhas. Os resultados dos testes de união-interseção de Roy evidenciaram superioridade das linhas para características distintas, indicando a possibilidade de explorar a complementaridade em cruzamentos envolvendo as duas linhas. Foi encontrada diferença significativa pelo teste F para os escores obtidos pela aplicação da função discriminante linear de Fisher obtida na análise de cada arquivo que mostra, também, a existência da divergência genética entre as linhas de suínos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352005000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352005000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-09352005000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.57 n.3 2005
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220878845575168