Valor nutritivo do capim-xaraés em três intensidades luminosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros,J.S.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Meirelles,P.R.L., Gomes,V.C., Pariz,C.M., Fachiolli,D.F., Santana,E.A.R., Gomes,T.G.J., Costa,C., Castilhos,A.M., Souza,D.M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000501703
Resumo: RESUMO Este trabalho teve como objetivo avaliar o valor nutritivo e a força de cisalhamento da cultivar de Urochloa brizantha (syn Brachiaria brizantha) cv Xaraés submetida a três intensidades luminosas e quatro cortes. O experimento foi conduzido na FMVZ - Unesp de Botucatu, com delineamento experimental em blocos ao acaso, sendo os tratamentos: luminosidade natural, redução de 30% e 60% de luz, com quatro cortes e três repetições. As análises realizadas foram: composição bromatológica, digestibilidade e a força de cisalhamento. Não houve diferença na digestibilidade entre os tratamentos em nenhum dos cortes, mas a qualidade forrageira foi influenciada pelos níveis de intensidade de luz, tendo o tratamento com 60% de redução de luminosidade apresentado maiores concentrações de proteína bruta e cinzas, menores teores de fibra em detergente neutro, hemicelulose, celulose e força de cisalhamento. Em relação aos cortes estudados, o primeiro teve o menor intervalo de corte e produziu forragem com qualidade superior em comparação ao último, pois obteve menor teor de fibra em detergente ácido, lignina, hemicelulose, celulose e consequente menor força de cisalhamento. Portanto, a redução de 60% de luminosidade é benéfica à qualidade e à força de cisalhamento da cultivar Xaraés.
id UFMG-8_a1c2c95e254bacc9843b2262ea32bcad
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352019000501703
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Valor nutritivo do capim-xaraés em três intensidades luminosasdigestibilidadeforça de cisalhamentosombreamento artificialUrochloa brizanthaRESUMO Este trabalho teve como objetivo avaliar o valor nutritivo e a força de cisalhamento da cultivar de Urochloa brizantha (syn Brachiaria brizantha) cv Xaraés submetida a três intensidades luminosas e quatro cortes. O experimento foi conduzido na FMVZ - Unesp de Botucatu, com delineamento experimental em blocos ao acaso, sendo os tratamentos: luminosidade natural, redução de 30% e 60% de luz, com quatro cortes e três repetições. As análises realizadas foram: composição bromatológica, digestibilidade e a força de cisalhamento. Não houve diferença na digestibilidade entre os tratamentos em nenhum dos cortes, mas a qualidade forrageira foi influenciada pelos níveis de intensidade de luz, tendo o tratamento com 60% de redução de luminosidade apresentado maiores concentrações de proteína bruta e cinzas, menores teores de fibra em detergente neutro, hemicelulose, celulose e força de cisalhamento. Em relação aos cortes estudados, o primeiro teve o menor intervalo de corte e produziu forragem com qualidade superior em comparação ao último, pois obteve menor teor de fibra em detergente ácido, lignina, hemicelulose, celulose e consequente menor força de cisalhamento. Portanto, a redução de 60% de luminosidade é benéfica à qualidade e à força de cisalhamento da cultivar Xaraés.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2019-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000501703Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.71 n.5 2019reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-10801info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,J.S.Meirelles,P.R.L.Gomes,V.C.Pariz,C.M.Fachiolli,D.F.Santana,E.A.R.Gomes,T.G.J.Costa,C.Castilhos,A.M.Souza,D.M.por2019-10-24T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352019000501703Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2019-10-24T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Valor nutritivo do capim-xaraés em três intensidades luminosas
title Valor nutritivo do capim-xaraés em três intensidades luminosas
spellingShingle Valor nutritivo do capim-xaraés em três intensidades luminosas
Barros,J.S.
digestibilidade
força de cisalhamento
sombreamento artificial
Urochloa brizantha
title_short Valor nutritivo do capim-xaraés em três intensidades luminosas
title_full Valor nutritivo do capim-xaraés em três intensidades luminosas
title_fullStr Valor nutritivo do capim-xaraés em três intensidades luminosas
title_full_unstemmed Valor nutritivo do capim-xaraés em três intensidades luminosas
title_sort Valor nutritivo do capim-xaraés em três intensidades luminosas
author Barros,J.S.
author_facet Barros,J.S.
Meirelles,P.R.L.
Gomes,V.C.
Pariz,C.M.
Fachiolli,D.F.
Santana,E.A.R.
Gomes,T.G.J.
Costa,C.
Castilhos,A.M.
Souza,D.M.
author_role author
author2 Meirelles,P.R.L.
Gomes,V.C.
Pariz,C.M.
Fachiolli,D.F.
Santana,E.A.R.
Gomes,T.G.J.
Costa,C.
Castilhos,A.M.
Souza,D.M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros,J.S.
Meirelles,P.R.L.
Gomes,V.C.
Pariz,C.M.
Fachiolli,D.F.
Santana,E.A.R.
Gomes,T.G.J.
Costa,C.
Castilhos,A.M.
Souza,D.M.
dc.subject.por.fl_str_mv digestibilidade
força de cisalhamento
sombreamento artificial
Urochloa brizantha
topic digestibilidade
força de cisalhamento
sombreamento artificial
Urochloa brizantha
description RESUMO Este trabalho teve como objetivo avaliar o valor nutritivo e a força de cisalhamento da cultivar de Urochloa brizantha (syn Brachiaria brizantha) cv Xaraés submetida a três intensidades luminosas e quatro cortes. O experimento foi conduzido na FMVZ - Unesp de Botucatu, com delineamento experimental em blocos ao acaso, sendo os tratamentos: luminosidade natural, redução de 30% e 60% de luz, com quatro cortes e três repetições. As análises realizadas foram: composição bromatológica, digestibilidade e a força de cisalhamento. Não houve diferença na digestibilidade entre os tratamentos em nenhum dos cortes, mas a qualidade forrageira foi influenciada pelos níveis de intensidade de luz, tendo o tratamento com 60% de redução de luminosidade apresentado maiores concentrações de proteína bruta e cinzas, menores teores de fibra em detergente neutro, hemicelulose, celulose e força de cisalhamento. Em relação aos cortes estudados, o primeiro teve o menor intervalo de corte e produziu forragem com qualidade superior em comparação ao último, pois obteve menor teor de fibra em detergente ácido, lignina, hemicelulose, celulose e consequente menor força de cisalhamento. Portanto, a redução de 60% de luminosidade é benéfica à qualidade e à força de cisalhamento da cultivar Xaraés.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000501703
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000501703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-10801
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.71 n.5 2019
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220893388275712