Autotransfusão imediata em cão - relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Stocco,M.B.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Sônego,D.A., Sousa,N.P., Gomes,L.G., Monzem,S., Martini,A.C., Sousa,V.R.F., Souza,R.L.
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000601835
Resumo: RESUMO As hemorragias podem levar à morte, em caso de não interrupção e recuperação da volemia. A substituição do sangue pode ser realizada por transfusão homóloga ou autóloga. Na transfusão homóloga, o sangue é obtido de um doador, na autotransfusão ou transfusão autóloga, o sangue é coletado do próprio paciente. Objetivou-se relatar a autotransfusão em um cão como um método simples, rápido e barato, e discutir esse procedimento como uma alternativa emergencial para clínicas e hospitais que não possuem bancos de sangue ou animais doadores. Foi atendido um cão Rottweiler fêmea, 42,8kg, 10 anos de idade, com queixa principal de tumor mamário e para realização de castração. Após o procedimento, a paciente apresentou hemoperitônio, sendo encaminhada para novo procedimento cirúrgico, durante o qual se observou grande quantidade de sangue livre na cavidade abdominal. Foi realizada a autotransfusão de emergência, pela técnica das duas seringas, devido à indi1111sponibilidade de sangue ou animal doador no momento do procedimento cirúrgico emergencial, demonstrando ser uma opção eficiente, econômica, de fácil acesso e segura, por ser uma transfusão normotérmica, apresentar diminuição do risco de sobrecarga circulatória e por ser o sangue compatível, devendo ser mais explorada, pois existem poucos dados descritos na literatura.
id UFMG-8_a33fdf4a50bc323b1b391b0a1eb72dad
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352019000601835
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Autotransfusão imediata em cão - relato de casohemoperitôniotransfusão autólogahemorragiaRESUMO As hemorragias podem levar à morte, em caso de não interrupção e recuperação da volemia. A substituição do sangue pode ser realizada por transfusão homóloga ou autóloga. Na transfusão homóloga, o sangue é obtido de um doador, na autotransfusão ou transfusão autóloga, o sangue é coletado do próprio paciente. Objetivou-se relatar a autotransfusão em um cão como um método simples, rápido e barato, e discutir esse procedimento como uma alternativa emergencial para clínicas e hospitais que não possuem bancos de sangue ou animais doadores. Foi atendido um cão Rottweiler fêmea, 42,8kg, 10 anos de idade, com queixa principal de tumor mamário e para realização de castração. Após o procedimento, a paciente apresentou hemoperitônio, sendo encaminhada para novo procedimento cirúrgico, durante o qual se observou grande quantidade de sangue livre na cavidade abdominal. Foi realizada a autotransfusão de emergência, pela técnica das duas seringas, devido à indi1111sponibilidade de sangue ou animal doador no momento do procedimento cirúrgico emergencial, demonstrando ser uma opção eficiente, econômica, de fácil acesso e segura, por ser uma transfusão normotérmica, apresentar diminuição do risco de sobrecarga circulatória e por ser o sangue compatível, devendo ser mais explorada, pois existem poucos dados descritos na literatura.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2019-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000601835Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.71 n.6 2019reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-10471info:eu-repo/semantics/openAccessStocco,M.B.Sônego,D.A.Sousa,N.P.Gomes,L.G.Monzem,S.Martini,A.C.Sousa,V.R.F.Souza,R.L.por2019-12-10T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352019000601835Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2019-12-10T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Autotransfusão imediata em cão - relato de caso
title Autotransfusão imediata em cão - relato de caso
spellingShingle Autotransfusão imediata em cão - relato de caso
Stocco,M.B.
hemoperitônio
transfusão autóloga
hemorragia
title_short Autotransfusão imediata em cão - relato de caso
title_full Autotransfusão imediata em cão - relato de caso
title_fullStr Autotransfusão imediata em cão - relato de caso
title_full_unstemmed Autotransfusão imediata em cão - relato de caso
title_sort Autotransfusão imediata em cão - relato de caso
author Stocco,M.B.
author_facet Stocco,M.B.
Sônego,D.A.
Sousa,N.P.
Gomes,L.G.
Monzem,S.
Martini,A.C.
Sousa,V.R.F.
Souza,R.L.
author_role author
author2 Sônego,D.A.
Sousa,N.P.
Gomes,L.G.
Monzem,S.
Martini,A.C.
Sousa,V.R.F.
Souza,R.L.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stocco,M.B.
Sônego,D.A.
Sousa,N.P.
Gomes,L.G.
Monzem,S.
Martini,A.C.
Sousa,V.R.F.
Souza,R.L.
dc.subject.por.fl_str_mv hemoperitônio
transfusão autóloga
hemorragia
topic hemoperitônio
transfusão autóloga
hemorragia
description RESUMO As hemorragias podem levar à morte, em caso de não interrupção e recuperação da volemia. A substituição do sangue pode ser realizada por transfusão homóloga ou autóloga. Na transfusão homóloga, o sangue é obtido de um doador, na autotransfusão ou transfusão autóloga, o sangue é coletado do próprio paciente. Objetivou-se relatar a autotransfusão em um cão como um método simples, rápido e barato, e discutir esse procedimento como uma alternativa emergencial para clínicas e hospitais que não possuem bancos de sangue ou animais doadores. Foi atendido um cão Rottweiler fêmea, 42,8kg, 10 anos de idade, com queixa principal de tumor mamário e para realização de castração. Após o procedimento, a paciente apresentou hemoperitônio, sendo encaminhada para novo procedimento cirúrgico, durante o qual se observou grande quantidade de sangue livre na cavidade abdominal. Foi realizada a autotransfusão de emergência, pela técnica das duas seringas, devido à indi1111sponibilidade de sangue ou animal doador no momento do procedimento cirúrgico emergencial, demonstrando ser uma opção eficiente, econômica, de fácil acesso e segura, por ser uma transfusão normotérmica, apresentar diminuição do risco de sobrecarga circulatória e por ser o sangue compatível, devendo ser mais explorada, pois existem poucos dados descritos na literatura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000601835
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352019000601835
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-10471
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.71 n.6 2019
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220893683974144