Avaliação dos indicadores de lesão miocárdica em cães com leishmaniose visceral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoy,K.C.S.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Braz,P.H., Assis,A.R., Antunes,T.R., Gomes,D.C., Souza,A.I.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352016000200313
Resumo: O objetivo deste estudo foi avaliar os indicadores laboratoriais, eletrocardiográficos e histológicos de lesão cardíaca em diferentes grupos clínicos de cães com leishmaniose visceral. Foram analisados marcadores séricos, traçado eletrocardiográfico e fragmentos de tecido cardíaco de 41 cães naturalmente infectados, distribuídos em três grupos: assintomático, oligossintomático e sintomático. Todos os animais apresentaram aumento na atividade sérica da enzima creatina quinase fração MB. No traçado eletrocardiográfico, o complexo de baixa voltagem foi o distúrbio de condução mais frequente (8/10). Na análise histológica, 75,6% dos cães apresentaram reação inflamatória com predomínio de infiltrados linfo-histiocítico (13/31) de intensidade discreta a moderada e distribuição multifocal. As alterações microscópicas identificadas no miocárdio foram independentes dos achados laboratoriais, eletrocardiográficos e do quadro clínico apresentado pelos animais estudados. A ausência de associação entre alterações histopatológicas e os parâmetros investigados alerta para a dificuldade de identificação de cardiopatia em cães com leishmaniose visceral e ressalta a importância de incluir a leishmaniose visceral no diagnóstico de patologias cardíacas principalmente em regiões endêmicas para o agente.
id UFMG-8_b188c719ab7c07f68aa0ac1d791e6b0b
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352016000200313
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação dos indicadores de lesão miocárdica em cães com leishmaniose visceralcardiomiopatiaenzimasLeishmaniamarcadores bioquímicosmiocarditeO objetivo deste estudo foi avaliar os indicadores laboratoriais, eletrocardiográficos e histológicos de lesão cardíaca em diferentes grupos clínicos de cães com leishmaniose visceral. Foram analisados marcadores séricos, traçado eletrocardiográfico e fragmentos de tecido cardíaco de 41 cães naturalmente infectados, distribuídos em três grupos: assintomático, oligossintomático e sintomático. Todos os animais apresentaram aumento na atividade sérica da enzima creatina quinase fração MB. No traçado eletrocardiográfico, o complexo de baixa voltagem foi o distúrbio de condução mais frequente (8/10). Na análise histológica, 75,6% dos cães apresentaram reação inflamatória com predomínio de infiltrados linfo-histiocítico (13/31) de intensidade discreta a moderada e distribuição multifocal. As alterações microscópicas identificadas no miocárdio foram independentes dos achados laboratoriais, eletrocardiográficos e do quadro clínico apresentado pelos animais estudados. A ausência de associação entre alterações histopatológicas e os parâmetros investigados alerta para a dificuldade de identificação de cardiopatia em cães com leishmaniose visceral e ressalta a importância de incluir a leishmaniose visceral no diagnóstico de patologias cardíacas principalmente em regiões endêmicas para o agente.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352016000200313Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.68 n.2 2016reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-8236info:eu-repo/semantics/openAccessGodoy,K.C.S.Braz,P.H.Assis,A.R.Antunes,T.R.Gomes,D.C.Souza,A.I.por2016-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352016000200313Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2016-04-15T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação dos indicadores de lesão miocárdica em cães com leishmaniose visceral
title Avaliação dos indicadores de lesão miocárdica em cães com leishmaniose visceral
spellingShingle Avaliação dos indicadores de lesão miocárdica em cães com leishmaniose visceral
Godoy,K.C.S.
cardiomiopatia
enzimas
Leishmania
marcadores bioquímicos
miocardite
title_short Avaliação dos indicadores de lesão miocárdica em cães com leishmaniose visceral
title_full Avaliação dos indicadores de lesão miocárdica em cães com leishmaniose visceral
title_fullStr Avaliação dos indicadores de lesão miocárdica em cães com leishmaniose visceral
title_full_unstemmed Avaliação dos indicadores de lesão miocárdica em cães com leishmaniose visceral
title_sort Avaliação dos indicadores de lesão miocárdica em cães com leishmaniose visceral
author Godoy,K.C.S.
author_facet Godoy,K.C.S.
Braz,P.H.
Assis,A.R.
Antunes,T.R.
Gomes,D.C.
Souza,A.I.
author_role author
author2 Braz,P.H.
Assis,A.R.
Antunes,T.R.
Gomes,D.C.
Souza,A.I.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoy,K.C.S.
Braz,P.H.
Assis,A.R.
Antunes,T.R.
Gomes,D.C.
Souza,A.I.
dc.subject.por.fl_str_mv cardiomiopatia
enzimas
Leishmania
marcadores bioquímicos
miocardite
topic cardiomiopatia
enzimas
Leishmania
marcadores bioquímicos
miocardite
description O objetivo deste estudo foi avaliar os indicadores laboratoriais, eletrocardiográficos e histológicos de lesão cardíaca em diferentes grupos clínicos de cães com leishmaniose visceral. Foram analisados marcadores séricos, traçado eletrocardiográfico e fragmentos de tecido cardíaco de 41 cães naturalmente infectados, distribuídos em três grupos: assintomático, oligossintomático e sintomático. Todos os animais apresentaram aumento na atividade sérica da enzima creatina quinase fração MB. No traçado eletrocardiográfico, o complexo de baixa voltagem foi o distúrbio de condução mais frequente (8/10). Na análise histológica, 75,6% dos cães apresentaram reação inflamatória com predomínio de infiltrados linfo-histiocítico (13/31) de intensidade discreta a moderada e distribuição multifocal. As alterações microscópicas identificadas no miocárdio foram independentes dos achados laboratoriais, eletrocardiográficos e do quadro clínico apresentado pelos animais estudados. A ausência de associação entre alterações histopatológicas e os parâmetros investigados alerta para a dificuldade de identificação de cardiopatia em cães com leishmaniose visceral e ressalta a importância de incluir a leishmaniose visceral no diagnóstico de patologias cardíacas principalmente em regiões endêmicas para o agente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352016000200313
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352016000200313
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-8236
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.68 n.2 2016
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220889510641664