Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorenstein,T.G.
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Jark,P.C., Feliciano,M.A.R., Sueiro,F.A.R., Anai,L.A., Fenerich,M., Senhorello,I.L.S., Rodrigues,B.C., Tinucci-Costa,M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352016000200292
Resumo: O objetivo deste relato de caso é descrever a ocorrência de plasmocitoma em bulbo peniano de um cão, classificado como uma doença extramedular não cutânea de localização rara e casuística inédita. Um cão, sem raça definida, com sete anos de idade e pesando 15kg, não castrado, apresentou histórico clínico de anorexia, vômitos, anúria e constipação. Ao exame específico da genitália externa, foi encontrada uma massa em bulbo peniano durante a inspeção do prepúcio, aderida à pele e encapsulada, extremamente firme e arredondada, medindo cerca de 6cm de diâmetro. Por meio da ultrassonografia dessa estrutura, foi observado aumento do volume regional com ecotextura heterogênea e ecogenicidade mista, além de neovascularização tecidual ao Doppler colorido. Foi realizada biópsia da massa, sendo verificada a presença de neoplasia de células redondas. A caracterização do tumor foi realizada pela imuno-histoquímica, e as células neoplásicas foram imunoexpressas para CD79a e MUM1, indicando o diagnóstico de plasmocitoma extramedular. Embora os tumores penianos em cães sejam os predominantemente venéreos transmissíveis (TVT), e os plasmocitomas sejam neoplasias raras nessa localização, este relato de caso fornece com ineditismo a ocorrência de plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão, condição ainda não descrita em veterinária.
id UFMG-8_cdee3ae1fcc54f6fd98162c35eb6ca73
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-09352016000200292
network_acronym_str UFMG-8
network_name_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository_id_str
spelling Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de casocaninoplasmocitomasistema reprodutivoO objetivo deste relato de caso é descrever a ocorrência de plasmocitoma em bulbo peniano de um cão, classificado como uma doença extramedular não cutânea de localização rara e casuística inédita. Um cão, sem raça definida, com sete anos de idade e pesando 15kg, não castrado, apresentou histórico clínico de anorexia, vômitos, anúria e constipação. Ao exame específico da genitália externa, foi encontrada uma massa em bulbo peniano durante a inspeção do prepúcio, aderida à pele e encapsulada, extremamente firme e arredondada, medindo cerca de 6cm de diâmetro. Por meio da ultrassonografia dessa estrutura, foi observado aumento do volume regional com ecotextura heterogênea e ecogenicidade mista, além de neovascularização tecidual ao Doppler colorido. Foi realizada biópsia da massa, sendo verificada a presença de neoplasia de células redondas. A caracterização do tumor foi realizada pela imuno-histoquímica, e as células neoplásicas foram imunoexpressas para CD79a e MUM1, indicando o diagnóstico de plasmocitoma extramedular. Embora os tumores penianos em cães sejam os predominantemente venéreos transmissíveis (TVT), e os plasmocitomas sejam neoplasias raras nessa localização, este relato de caso fornece com ineditismo a ocorrência de plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão, condição ainda não descrita em veterinária.Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária2016-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352016000200292Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.68 n.2 2016reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG10.1590/1678-4162-8411info:eu-repo/semantics/openAccessGorenstein,T.G.Jark,P.C.Feliciano,M.A.R.Sueiro,F.A.R.Anai,L.A.Fenerich,M.Senhorello,I.L.S.Rodrigues,B.C.Tinucci-Costa,M.por2016-04-15T00:00:00Zoai:scielo:S0102-09352016000200292Revistahttps://www.scielo.br/j/abmvz/PUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjournal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br1678-41620102-0935opendoar:2016-04-15T00:00Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de caso
title Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de caso
spellingShingle Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de caso
Gorenstein,T.G.
canino
plasmocitoma
sistema reprodutivo
title_short Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de caso
title_full Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de caso
title_fullStr Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de caso
title_full_unstemmed Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de caso
title_sort Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de caso
author Gorenstein,T.G.
author_facet Gorenstein,T.G.
Jark,P.C.
Feliciano,M.A.R.
Sueiro,F.A.R.
Anai,L.A.
Fenerich,M.
Senhorello,I.L.S.
Rodrigues,B.C.
Tinucci-Costa,M.
author_role author
author2 Jark,P.C.
Feliciano,M.A.R.
Sueiro,F.A.R.
Anai,L.A.
Fenerich,M.
Senhorello,I.L.S.
Rodrigues,B.C.
Tinucci-Costa,M.
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gorenstein,T.G.
Jark,P.C.
Feliciano,M.A.R.
Sueiro,F.A.R.
Anai,L.A.
Fenerich,M.
Senhorello,I.L.S.
Rodrigues,B.C.
Tinucci-Costa,M.
dc.subject.por.fl_str_mv canino
plasmocitoma
sistema reprodutivo
topic canino
plasmocitoma
sistema reprodutivo
description O objetivo deste relato de caso é descrever a ocorrência de plasmocitoma em bulbo peniano de um cão, classificado como uma doença extramedular não cutânea de localização rara e casuística inédita. Um cão, sem raça definida, com sete anos de idade e pesando 15kg, não castrado, apresentou histórico clínico de anorexia, vômitos, anúria e constipação. Ao exame específico da genitália externa, foi encontrada uma massa em bulbo peniano durante a inspeção do prepúcio, aderida à pele e encapsulada, extremamente firme e arredondada, medindo cerca de 6cm de diâmetro. Por meio da ultrassonografia dessa estrutura, foi observado aumento do volume regional com ecotextura heterogênea e ecogenicidade mista, além de neovascularização tecidual ao Doppler colorido. Foi realizada biópsia da massa, sendo verificada a presença de neoplasia de células redondas. A caracterização do tumor foi realizada pela imuno-histoquímica, e as células neoplásicas foram imunoexpressas para CD79a e MUM1, indicando o diagnóstico de plasmocitoma extramedular. Embora os tumores penianos em cães sejam os predominantemente venéreos transmissíveis (TVT), e os plasmocitomas sejam neoplasias raras nessa localização, este relato de caso fornece com ineditismo a ocorrência de plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão, condição ainda não descrita em veterinária.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352016000200292
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-09352016000200292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1678-4162-8411
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Veterinária
dc.source.none.fl_str_mv Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia v.68 n.2 2016
reponame:Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
collection Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online)
repository.name.fl_str_mv Arquivo brasileiro de medicina veterinária e zootecnia (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv journal@vet.ufmg.br||abmvz.artigo@abmvz.org.br
_version_ 1750220889505398784