Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Texto livre |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718 |
Resumo: | RESUMO: O texto na era digital traz desafios para pesquisadores de Computação, Educação e Linguística, como a escrita colaborativa de documentos na Web. Este artigo apresenta aspectos relacionados ao pensar e ao fazer nesse âmbito, trabalhando questões humanísticas presentes em Adorno (Crítica) e Piaget (Construtivismo), a visão de parágrafo como unidade mínima do texto e questões tecnológicas presentes na produção de documentos Web em ambiente colaborativo de aprendizagem (arquitetura orientada a serviço em nuvem). Propõe-se, com base em pesquisas relacionadas à escrita colaborativa na Web, um modelo orientado a serviço para construção colaborativa de documentos em nuvens. É apresentada, também, uma ferramenta (CCDC-TEO) que implementa o modelo proposto e um exemplo de sua aplicação. Os resultados demonstram a validade desse modelo.PALAVRAS-CHAVE: escrita colaborativa; construção colaborativa de documentos em nuvens; parágrafo; crítica; construtivismo. ABSTRACT:Working with text in the digital age brings several challenges for researchers from Computing, Education, and Linguistics, as collaborative writing on the Web. This article presents aspects related to thinking and doing within this context, working with humanistic issues related to Adorno (Criticism) and Piaget (Constructivism), the vision of paragraph as unit of text, and technologies for producing Web documents in collaborative learning environments (Oriented Architecture to Service in the Cloud). It is proposed, based on research related to collaborative writing on the Web, a model-driven service for collaborative construction documents in clouds. This paper also presents a tool (CCDC-TEO) that implements the proposed model and an example of its application. The results demonstrate the validity of this model.KEYWORDS: collaborative writing; collaborative construction of documents in the clouds; paragraph; criticism; constructivism. |
id |
UFMG-9_1ad7199380583d1e76e0bb6c23cf1e66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/16718 |
network_acronym_str |
UFMG-9 |
network_name_str |
Texto livre |
repository_id_str |
|
spelling |
Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvensescrita colaborativaconstrução colaborativa de documentos em nuvensparágrafocríticaconstrutivismo.RESUMO: O texto na era digital traz desafios para pesquisadores de Computação, Educação e Linguística, como a escrita colaborativa de documentos na Web. Este artigo apresenta aspectos relacionados ao pensar e ao fazer nesse âmbito, trabalhando questões humanísticas presentes em Adorno (Crítica) e Piaget (Construtivismo), a visão de parágrafo como unidade mínima do texto e questões tecnológicas presentes na produção de documentos Web em ambiente colaborativo de aprendizagem (arquitetura orientada a serviço em nuvem). Propõe-se, com base em pesquisas relacionadas à escrita colaborativa na Web, um modelo orientado a serviço para construção colaborativa de documentos em nuvens. É apresentada, também, uma ferramenta (CCDC-TEO) que implementa o modelo proposto e um exemplo de sua aplicação. Os resultados demonstram a validade desse modelo.PALAVRAS-CHAVE: escrita colaborativa; construção colaborativa de documentos em nuvens; parágrafo; crítica; construtivismo. ABSTRACT:Working with text in the digital age brings several challenges for researchers from Computing, Education, and Linguistics, as collaborative writing on the Web. This article presents aspects related to thinking and doing within this context, working with humanistic issues related to Adorno (Criticism) and Piaget (Constructivism), the vision of paragraph as unit of text, and technologies for producing Web documents in collaborative learning environments (Oriented Architecture to Service in the Cloud). It is proposed, based on research related to collaborative writing on the Web, a model-driven service for collaborative construction documents in clouds. This paper also presents a tool (CCDC-TEO) that implements the proposed model and an example of its application. The results demonstrate the validity of this model.KEYWORDS: collaborative writing; collaborative construction of documents in the clouds; paragraph; criticism; constructivism.Universidade Federal de Minas Gerais2016-07-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/ziphttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/1671810.17851/1983-3652.9.1.120-139Texto Livre; Vol. 9 No. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 120-139Texto Livre; Vol. 9 Núm. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 120-139Texto Livre; Vol. 9 No 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 120-139Texto Livre; v. 9 n. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 120-1391983-3652reponame:Texto livreinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718/13475https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718/26105https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718/26106https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718/26107Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologiahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Raquel FrancoRicarte, Ivan Luiz Marques2021-03-19T13:45:10Zoai:periodicos.ufmg.br:article/16718Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivrePUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/oairevistatextolivre@letras.ufmg.br1983-36521983-3652opendoar:2021-03-19T13:45:10Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens |
title |
Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens |
spellingShingle |
Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens Santos, Raquel Franco escrita colaborativa construção colaborativa de documentos em nuvens parágrafo crítica construtivismo. |
title_short |
Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens |
title_full |
Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens |
title_fullStr |
Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens |
title_full_unstemmed |
Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens |
title_sort |
Crítica, adaptação e organização na construção colaborativa de documentos nas nuvens |
author |
Santos, Raquel Franco |
author_facet |
Santos, Raquel Franco Ricarte, Ivan Luiz Marques |
author_role |
author |
author2 |
Ricarte, Ivan Luiz Marques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Raquel Franco Ricarte, Ivan Luiz Marques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escrita colaborativa construção colaborativa de documentos em nuvens parágrafo crítica construtivismo. |
topic |
escrita colaborativa construção colaborativa de documentos em nuvens parágrafo crítica construtivismo. |
description |
RESUMO: O texto na era digital traz desafios para pesquisadores de Computação, Educação e Linguística, como a escrita colaborativa de documentos na Web. Este artigo apresenta aspectos relacionados ao pensar e ao fazer nesse âmbito, trabalhando questões humanísticas presentes em Adorno (Crítica) e Piaget (Construtivismo), a visão de parágrafo como unidade mínima do texto e questões tecnológicas presentes na produção de documentos Web em ambiente colaborativo de aprendizagem (arquitetura orientada a serviço em nuvem). Propõe-se, com base em pesquisas relacionadas à escrita colaborativa na Web, um modelo orientado a serviço para construção colaborativa de documentos em nuvens. É apresentada, também, uma ferramenta (CCDC-TEO) que implementa o modelo proposto e um exemplo de sua aplicação. Os resultados demonstram a validade desse modelo.PALAVRAS-CHAVE: escrita colaborativa; construção colaborativa de documentos em nuvens; parágrafo; crítica; construtivismo. ABSTRACT:Working with text in the digital age brings several challenges for researchers from Computing, Education, and Linguistics, as collaborative writing on the Web. This article presents aspects related to thinking and doing within this context, working with humanistic issues related to Adorno (Criticism) and Piaget (Constructivism), the vision of paragraph as unit of text, and technologies for producing Web documents in collaborative learning environments (Oriented Architecture to Service in the Cloud). It is proposed, based on research related to collaborative writing on the Web, a model-driven service for collaborative construction documents in clouds. This paper also presents a tool (CCDC-TEO) that implements the proposed model and an example of its application. The results demonstrate the validity of this model.KEYWORDS: collaborative writing; collaborative construction of documents in the clouds; paragraph; criticism; constructivism. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718 10.17851/1983-3652.9.1.120-139 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718 |
identifier_str_mv |
10.17851/1983-3652.9.1.120-139 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718/13475 https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718/26105 https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718/26106 https://periodicos.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/16718/26107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Texto Livre: Linguagem e Tecnologia https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Texto Livre; Vol. 9 No. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 120-139 Texto Livre; Vol. 9 Núm. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 120-139 Texto Livre; Vol. 9 No 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 120-139 Texto Livre; v. 9 n. 1 (2016): Texto Livre: Linguagem e Tecnologia; 120-139 1983-3652 reponame:Texto livre instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Texto livre |
collection |
Texto livre |
repository.name.fl_str_mv |
Texto livre - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistatextolivre@letras.ufmg.br |
_version_ |
1799711142209126400 |